São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 23:03
Edição Julho | 2011
Ano XVII - N° 182
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Agosto marca realização de um dos maiores eventos da construção e mercado imobiliário do Sul do Brasil
Novidade na Beira Mar de São José

Geral
 
PSD nasce bem estruturado e fortalecido em SC, diz Eskudlark
Clique na imagem para ampliar.
Escolhido como integrante do primeiro Diretório Estadual do PSD e suplente de delegado na convenção nacional, junto com o deputado Kennedy Nunes, o deputado Maurício Eskudlark teve participação ativa no ato da criação oficial do novo partido em Santa Catarina, realizado este mês, na Assembleia Legislativa.
Segundo o parlamentar, há uma afinidade grande com o grupo que está fundando o novo partido. No passado, Eskudlark foi eleito vereador pelo PFL. "Sempre estive bem definido no meu projeto de ir para o PSD, desde que recebi o convite, e estou trabalhando muito na região Oeste para fortalecer a proposta", diz Eskudlark, acrescentando que a meta agora é ampliar ainda mais o número de filiados.
Para ele, o partido nasce bem estruturado e fortalecido no Estado e poderá trabalhar em sintonia com o governo federal. "Ambas as portas estão abertas para o diálogo", diz sobre a relação entre o Planalto e o governador Raimundo Colombo.
Liderado pelo governador Colombo (ex-DEM), o PSD terá expressiva representação política em Santa Catarina. O grupo contou com adesão de líderes do PP e PSDB, superou os antecessores Democratas, perdendo apenas para o PMDB. O novo partido contará com uma bancada de três deputados federais e nove estaduais, além de 56 prefeitos e mais de 500 vereadores.
Raimundo Colombo falou sobre as pressões que vem sofrendo após anunciar a saída do DEM e disse que a decisão de participar da fundação de um novo partido foi um ato de “coragem”. “Foi muito corajoso por parte de todos nós a troca de sigla. Temos um bom grupo para trabalharmos pela sociedade e mudarmos a nossa política”.

Direção – O procurador-geral do Estado, Nelson Serpa, foi nomeado presidente da sigla em Santa Catarina, tendo o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, como primeiro vice-presidente, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, deputado federal Paulo Bornhausen, como segundo vice-presidente.
A realização da convenção estadual é o último passo que a legislação exige antes do partido pedir o registro oficial no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Para conseguir o registro no Estado, o novo partido precisa de 3,9 mil assinaturas de apoio certificadas pela Justiça Eleitoral, além de diretórios montados em 15 municípios.
Segundo Serpa, o PSD catarinense já conta com 32 mil assinaturas certificadas e 33 diretórios municipais. Para obter o registro nacional, a sigla precisa que este processo esteja concluído em, pelo menos, nove estados brasileiros.
O prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, esteve em Florianópolis para participar da convenção e destacou que até o final de setembro o partido encaminhará todo o processo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ter o direito de disputar as eleições municipais de 2012, o Partido precisa obter o registro até o início de outubro.
Ele tranquilizou as lideranças catarinenses afirmando que o processo de criação está bem encaminhado em, pelo menos, 20 estados, sendo que até o final deste mês São Paulo e Rio de Janeiro já devem estar com seus diretórios estaduais eleitos.
“Não tenho dúvidas que estaremos com o Partido fundado em tempo hábil”, afirmou Kassab.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.