São José, Santa Catarina, Brasil
04 de junho de 2024 | 14:47
Edição Março | 2011
Ano XVII - N° 178
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Hospitais buscam aumentar número de mães cadastradas nos Bancos de Leite
Ter um filho após muitas dificuldades para engravidar
Doadores de sangue podem solicitar isenção de taxa de inscrição para o vestibular da Udesc
Hospital Regional em estado grave
Saúde abre processo seletivo para médicos, odontólogo e enfermeiros

Saúde
 
Cuidado! Suar não emagrece
Emagrecer e perder os indesejáveis quilinhos a mais é o que todo mundo quer, mas é preciso ficar atento para não cometer alguns erros que ao invés de colaborarem na hora de eliminar as calorias podem prejudicar a saúde. É comum encontrarmos pessoas correndo pelos parques com o sol a pino, ou então de moletom, acreditando que suando mais irão perder mais calorias. Mesmo nas academias muitos alunos apostam somente exercícios aeróbicos, que fazem transpirar mais. Mas cuidado! Especialistas garantem que suar não emagrece!
Isso porque ao transpirar perdemos água e sais minerais, e não calorias. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso, mas assim que tomar o primeiro copo de água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso volta ao normal. O organismo transpira para manter estável a temperatura interna do corpo.
O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas, constituída de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, mãos, pés, rosto e dobras. Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração. “Por isso é fundamental não bloquear esse processo com roupas pesadas! A recomendação para a prática da atividade física é o uso de roupas leves, para que o suor possa ser eliminado sem bloqueio, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga”, explica Mário Pozzi, avaliador físico da Needs Academia. Quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa a pessoa pode ficar desidratada, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar.
Principalmente no verão, a tendência ao excesso de suor é maior devido ao aumento da temperatura ambiente, por isso é tão importante a prática de atividades físicas em locais externos nos períodos mais frescos do dia, pela manhã ou no final da tarde.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.