São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 09:44
Edição Junho | 2010
Ano XVI - N° 169
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Panorama Político Borges Neto
Gente que cuida da gente Por: Mari Vieira*
Dalmir Sant'anna Paletra com toque mágico
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Negócios Esportivos

Colunistas
 
COLUNA DO MARGARIDA arbitromargarida@hotmail.com
Clique na imagem para ampliar.
Pubalgia
A pubalgia, também conhecida como osteíte púbica, que nada mais é que uma condição dolorosa da musculatura adutora, que piora com esforço físico, principalmente entre jogadores de futebol. Dunga está apostando tudo em Kaká para vencer essa Copa do Mundo. Só que o craque e dono da camisa 10 enfrenta essa lesão traiçoeira, e isso aumenta a desconfiança do torcedor brasileiro. Kaká terá que deixar de participar de alguns treinos da Seleção para fazer um tratamento de manutenção. Ele já cuida de um joelho operado, da pubalgia e de um estiramento no músculo adutor da coxa esquerda. Com a Copa em jogo, Dunga se vê num beco sem saída e já deve ter em mente um plano B para solucionar o problema. Será que Kaká vai estar inteiro para este Mundial? Eu hein! Sai bruxa!

Jabulani, a bola da Copa
A bola de futebol, seja nova, seja velha, vai sempre ser o centro das atenções. Esteja ela nos pés do craque ou nas mãos do gandula, ela será sempre a majestade. Agora, no maior torneio de futebol do mundo, ela vai correr pra cima e pra baixo, vai ser disputada, bem tratada por aqueles que a namoram e, até mesmo, maltratada pelos brucutus. Só que o objeto mais importante dessa competição está sendo bombardeado por nossa Seleção e outras. O goleiro Julio César diz que ela é uma "bola de supermercado", e o atacante Luís Fabiano a chama de "sobrenatural". Ambos já jogaram com uma bola de supermercado em sua infância. A regra 2 do Guia Universal diz que toda a bola deverá ter uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm. E que seu peso não será superior a 450 g e nem inferior a 410 g, no começo da partida. Com um peso de 440 g e uma circunferência de 69 cm, a Jabulani está dentro da regra, portanto, está corretíssima. Com bolas pesadas, uniformes arcaicos, gramados nem sempre praticáveis e muitas outras adversidades. Foi assim que Pelé, Garrincha, Zico, Tostão e tantos outros construíram suas histórias com H maiúsculo e nunca reclamaram. Reclamar desta bola é história pra boi dormir.

Nem Fla, nem Timão
No mundo dos fanáticos pela bola, o torcedor do Flamengo atinge o ápice de 33.2 milhões de torcedores, seguido pelos corintianos com 25.8 milhões. A terceira colocação fica por conta dos torcedores do tricolor paulista, com 16.8 milhões de torcedores. Isso tudo de acordo com o tablóide "Lance" em parceria com o Instituto IBOPE, que divulgaram uma pesquisa realizada este mês, onde puderam constatar quem nem o Flamengo e, muito menos, o Corinthians possuem as maiores torcidas do Brasil. Por incrível que pareça, no País do futebol, a maioria dos brasileiros não torce por nenhum time. Pela pesquisa, 36 milhões de brasileiros não apóiam nenhum clube de futebol.

Subindo
Time que goleia ganha pontos com o seu torcedor. A goleada do Figueirense de 6 a 0 sobre o ASA/AL trouxe benefícios e um ambiente totalmente diferenciado após os resultados nada satisfatórios. Embalados por esta sonora goleada, o Alvinegro catarinense conseguiu mais uma importante vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1, em Campinas. Foi na raça, no sufoco, e mesmo sendo prejudicado pela arbitragem, o time saiu de lá com mais três pontos na tabela. Com esse resultado, os comandados de Márcio Goiano ganharam posições privilegiadas na zona de classificação para o G-4. O Clube vai passar a Copa do Mundo encostadinho na turma lá de cima.

Gandula
Muito se fala daqueles catadores de bolas ao redor do campo. Só que a grande maioria do torcedor brasileiro não sabe que o termo "Gandula" veio de um jogador argentino que jogava no Vasco da Gama, que se chamava Bernardo Gandulla. Em 1939, ele estava no banco de reservas e não tinha ninguém para pegar as bolas. A cada bola que saia de campo, Gandulla saia correndo para buscá-la. O nome dele acabou pegando e a função foi sendo oficializada como "Gandula". Hoje em dia, cerca de dez pessoas ficam ao redor do campo de jogo para fazer a reposição das bolas. Inclusive mulheres.

Mais uma derrota
Em partida válida pela sétima rodada da Série A, nada deu certo para o Leão da Ilha. Dentro da Ressacada, com uma postura tática e eficiente, seguro na marcação e eficaz nas definições, o Tricolor carioca não deu trégua para o Avaí e sapecou 3 a 0 ao natural. O Leão conseguiu equilibrar o jogo apenas no primeiro tempo, e mesmo assim, sofreu o gol. Na segunda etapa, os erros dos outros jogos foram repetidos pelo time avaiano. O Tricolor das Laranjeiras teve tranquilidade para garantir a vitória. Essa parada para a Copa do Mundo vai servir para que o treinador Péricles Chamusca possa fazer os ajustes que o time necessita. A contratação de um jogador que possa definir os lances de área, juntamente com o atacante Roberto, é considerado de urgência.

Grande surpresa
Findada a primeira parte do Campeonato Brasileiro da Série A, agora os clubes terão mais de trinta dias para reconstruírem os seus elencos e se prepararem para terminar esta maratona. Foram sete rodadas que antecederam a Copa do Mundo. A grande surpresa deste Brasileirão está sendo o Ceará, com 17 pontos na tabela – mesma pontuação do Corinthians, que está em primeiro lugar por ter um gol a mais no saldo positivo. O vovô do futebol brasileiro manteve a mesma comissão técnica para subir da Série B para a Série A. Para mim, é a grande surpresa do Campeonato até aqui.

Coisa horrorosa
Definitivamente o futebol catarinense anda vivendo um ano para ser esquecido. O jogo entre o Brusque e Criciúma pela Copa SC, certamente, vai ficar marcado pela truculência do árbitro Jefferson Schmidt e o treinador Joceli dos Santos. As imagens mostram claramente o árbitro dando um tapa no técnico do Brusque após discutirem. É lamentável que, em pleno século 21, observamos fatos como este. Independente de quem tenha iniciado a agressão, atitudes de baixo nível como esta são totalmente abomináveis. Num espetáculo deprimente, o que ficou provado é que há uma necessidade de preparar em todos os sentidos o quadro de árbitros da FCF. Ou fazem isso, ou continuaremos no caminho da incompetência. Que péssimo exemplo foi dado para os iniciantes nesta profissão.

Assim pode cair de novo
O Fluminense salvou a última rodada dos clubes do Rio de Janeiro neste Brasileirão. Nas mãos de Murici Ramalho o time está dando sinais de que vai brigar lá em cima da tabela para tentar conquistar a taça. Dos quatro participantes, o Vasco é o caso mais crítico. Impressionante como esse elenco vascaíno é ruim. Dentro do clube da colina não existe um talento sequer pra tentar fazer o time reagir. Aquele lance bizarro do goleiro vascaíno é uma prova de que o torcedor do Vasco terá um ano dificílimo pela frente. Se bobear, poderá cair de novo!

Estréia frustrante
Foi um primeiro tempo frustrante. Não acho a Seleção de todo ruim. Que o Brasil era o franco favorito, não havia dúvidas. Pouco se sabia da seleção norte-coreana, um dos países mais fechados do ponto de vista político e que não disputa uma Copa do Mundo desde 1966. Creio que faltam mais dois jogadores de criação no meio de campo, mesmo porque Kaká vem de lesão e vai adquirir ritmo de jogo durante a Copa. Também temos que considerar que os norte-coreanos se limitaram a se defender com 10 jogadores no seu meio de campo, ficando difícil de penetrar na defesa. Além da Alemanha, que jogou bem, não vi nenhum outro País fazer um grande jogo. Argentina, Inglaterra e Itália, e até mesmo, Portugal, do jogador mais ou menos Cristiano Ronaldo, deixaram a desejar. O importante é que o Brasil venceu mesmo os minguados 2 a 1, que nos permitem somar três pontos nesta difícil competição. Ah gente, e se for para torcer por outra Seleção, que torçamos pelos simpáticos sul-africanos, e não como a Rede Globo nos pede, por Portugal, que nos roubou por 500 anos.

Feiosos
Quando o juiz dá o apito inicial de uma partida, o jogo pode ser um grande atrativo por diversos fatores. A qualidade do futebol, o uniforme dos jogadores, o corpo dos atletas, principalmente, as coxas. Nesta Copa do Mundo na África o que eu tenho observado é a quantidade de homens feios. Alguns são de dar surto. Kong Min-soo, da Coréia do Sul, com aquele cabelinho tijela, mais parece um cogumelo. Carlito Teves está usando uma enorme faixa na testa pra tentar disfarçar a sua feiura e continua com aquela cara de cachorro doido. Ribery, da França, com aquele narigão, mais parece um desfigurado. Por sinal, os adversários têm que tomar cuidado com ele, pois o narigão do moço é bem mais perigoso do que as suas canelas. Enfim, é enorme a cambada de homens feiosos que tô vendo nesta Copa.

Cartão Rosa X Cartão Vermelho
Cartão Rosa para o meu bom amigo Tião, proprietário do Bar do Tião, localizado no Kobrasol. O lugar é um reduto das maiores beldades masculinas daquela região. Eu estive lá e constatei a quantidade de homens e outros simplesmente maravilhosos. A começar pelo proprietário, é claro.

Cartão Vermelho para aquela roupa do Dunga na estréia de nossa seleção na África do Sul. Enquanto o Brasil inteiro estava vestido com as cores de nossa bandeira, Dunga aparece na área técnica com aquela vestimenta estranha. Ele poderia ter usado um terno, ou até mesmo um agasalho, com tons verde e amarelo. Aquele casaco escuro com cinza mais parecia um blaizer emprestado. Coisa horrorosa.

Pensamento do Bambi
“Kaká nunca estará com 100%. Mesmo porque 10% já é da igreja.”

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.