São José, Santa Catarina, Brasil
06 de maio de 2024 | 21:47
Edição Maio | 2010
Ano XVI - N° 168
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
2 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a Gripe A em SC
Doações de sangue diminuem por causa das chuvas
Wii é utilizado na reabilitação de pacientes Dr. Michel Castro*

Saúde
 
Helicóptero Arcanjo vai continuar atendendo SC
Uma cerimônia, realizada no dia 14 de maio, marcou a renovação do contrato de locação do helicóptero Arcanjo, que atende ocorrências no Estado gratuitamente. O governador Leonel Pavan, o secretário de Estado da Saúde, Roberto Hess de Souza, o secretário de Estado da Segurança Pública, André Mendes da Silveira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Álvaro Maus, participaram da solenidade, na Beira-Mar Norte, na Capital. Utilizado em operação conjunta entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU, o Arcanjo atendeu, apenas este ano, a 172 ocorrências, sendo que 36 horas de voo estavam relacionadas a acidentes de trânsito.
Durante o evento, também foram apresentados os novos tripulantes da aeronave, e várias vítimas resgatadas de helicóptero em situações críticas compartilharam seus depoimentos. O Arcanjo está fora de circulação desde 19 de abril, e voltará à ativa com nova pintura, novo layout e completamente revisado. A tripulação da aeronave é composta por oficiais bombeiros militares pilotos, co-pilotos e praças bombeiros, além de médicos e enfermeiros do SAMU. O custo da hora de voo licitada ficou em R$ 4.039,85, mas o serviço é totalmente gratuito à população, e pode ser acionado pelos fones 193 ou 192.
“Isso é um marco para a saúde pública, pois Santa Catarina nunca dispôs de uma frota aérea. Além da renovação do contrato do Arcanjo, a Secretaria de Estado da Saúde está lançando edital para a aquisição de mais uma UTI móvel, com capacidade para atender dois pacientes em estado grave, simultaneamente”, adianta o secretário Hess de Souza.
O investimento é de cerca de R$ 15 milhões e assim que a nova aeronave entrar em operação será possível resgatar vítimas, em qualquer região do Estado, em no máximo 30 minutos após ser realizado o chamado.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.