São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 12:34
Edição Janeiro | 2010
Ano XVI - N° 164
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Prefeitura lança obra de alça de retorno sob a BR 282
Duplicação da BR 101 em números
Campanha de trânsito promove respeito ao pedestre

Geral
 
Governador entrega reforma de Centro de Atendimento a Crianças e Adolescentes em São José
Clique na imagem para ampliar.
O governador Luiz Henrique entregou, no dia 14 de janeiro, a reforma do Centro Educacional São Gabriel, que abriga crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais e funciona no bairro Roçado, em São José. O centro é vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter José Gallina; o deputado federal Gervásio Silva; o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Luiz Viegas e o ex-deputado Manoel Dias.
O governador elogiou o desempenho das políticas implementadas no campo da assistência social, destacando a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano em Santa Catarina. "Nossos índices de desenvolvimento econômico e social se diferenciam e são, de longe, os melhores do País", reforçou ele.
A secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dalva Dias, destacou o avanço do Estado nos últimos anos na área social com as alterações implementadas na gestão do setor. Ela explicou que, no ranking nacional do setor de assistência social, Santa Catarina passou do 24º para o quarto lugar. “Inaugurar este Centro é dar condições dignas e cidadãs para pessoas em situação de violência e vulnerabilidade social, um ato emblemático do compromisso que temos com o sistema único de assistência social do nosso País”, disse.

Investimentos – Foram investidos cerca de R$ 240 mil na obra física e na aquisição do novo mobiliário. O Centro abriga 20 crianças e adolescentes do sexo masculino entre sete e 18 anos e foi totalmente reformado. Os abrigados são provenientes de vários municípios de Santa Catarina, sendo que 50% deles são da Grande Florianópolis.
No local é coordenado e executado o Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, modalidade abrigo, voltado para crianças e adolescentes com deficiência mental moderada e severa, não portadores de deficiência física, e sem comprometimento psiquiátrico, em situação de abandono ou risco pessoal e social.
O trabalho realizado no São Gabriel tem como objetivo desenvolver habilidade na criança e no adolescente em diversas áreas, promovendo a sua socialização e buscando atingir o desenvolvimento máximo de sua potencialidade.
Para ingressar no Centro Educacional, a criança e o adolescente precisam ser portadores de necessidades especiais, com problemas mentais moderados ou severos; não apresentar deficiência múltipla; ter idade entre 07 e 18 anos e não apresentar distúrbio psiquiátrico. Os abrigados são encaminhados pelo Juizado da Infância e da Adolescência ou pelo Conselho Tutelar, quando houver vaga disponível e depois de passar por avaliação pedagógica, psicológica, psiquiátrica e social.
O Centro atua em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), onde os abrigados recebem atendimento educacional e profissional especializado.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.