São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 15:37
Edição Novembro | 2009
Ano XV - N° 162
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Coluna de Economia Simone Santos Guimarães
Vi...Ouvi...Escrevi... Luiz Mar Sória
Coluna da FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Coluna Pipoca na Sala Gilberto Barcella
Coluna: Gente que cuida da gente Por Mari Vieira*

Colunistas
 
Margarida Juiz de Futebol
arbritomargarida@hotmail.com

Clique na imagem para ampliar.
Abandonando a briga
Em mais um jogo em que precisava apenas vencer para entrar definitivamente na disputa por uma das quatro vagas ao G-4, o Figueirense apresentou um futebol ridículo e conseguiu perder para o Duque de Caxias por 2 a 1, que veio a Florianópolis apenas interessado em se defender. Com o resultado negativo, o alvinegro do Estreito abandonou de vez por todas a disputa pela vaga que foi conquistada pelo Atlético/GO, que com muita garra venceu o Juventude dentro de Caxias do Sul. Para piorar ainda mais a situação do Figueira, o time deverá se desfazer por completo para a próxima temporada. O que aconteceu neste último sábado dentro do Scarpelli foi uma total despreocupação com o seu adversário e voltando as suas atenções para o jogo no Sul do Brasil e esquecendo de fazer a sua parte. Na realidade, a desclassificação do Figueirense já havia sido decretada em outros jogos considerados fáceis em que o alvinegro deixou a banda passar. Vencer esse último jogo diante de seu público era o mínimo que o seu torcedor esperava da equipe que demonstrava interesse na disputa da vaga. Só demonstrava.

Tristeza
Depois de ver o time estar tão perto de conseguir o objetivo de todos, que era o de retornar à elite do futebol brasileiro. Apoiando o clube em todos os momentos que precisou, a imensa massa alvinegra acordou num domingo cinzento chorando de muita tristeza. E o que é pior, vai ter que aguentar as gozações dos seus maiores rivais, os avaianos, que estão vendo o leão rugir mais forte do que nunca no campeonato brasileiro da série A. Com direito até a disputar uma das vagas para a Copa Libertadores. Não mereciam tamanha decepção.

Vai ficar?
De possível rebaixado, agora brigando por uma vaga na Copa Libertadores. Que campanha estupenda está fazendo o Leão no brasileirão 2009. Esta surpreendente fase do time da Ressacada não é obra do acaso e o principal responsável é o treinador Paulo Silas. E pensando nisso, a LÁ Sports garante que vai manter o técnico para 2010. Será?

Chegando lá
Vamos ser sinceros. Em um campeonato maluco como está sendo este brasileirão, pelo que andam aprontando pelos gramados, o título deste ano deve ficar entre o São Paulo e o Flamengo. A 36ª rodada deve encaminhar um dos dois para colocar a faixa de campeão. Essa próxima rodada tá mais com a cara do Flamengo. Vejam bem, o Mengão pega o decadente Goiás em pleno Maracanã. Já o Tricolor paulista vai encarar uma enrascada, pega o emergente Botafogo no Rio de Janeiro que está em 16º lugar e não vai querer fazer companhia para a turma da ponta de baixo por nada desse mundo. Se deixarem entrar, vai ser difícil segurar a turma da Gávea.

Apagão do apito
Nesta reta final o que tem mais chamado a atenção do torcedor brasileiro não está sendo o desempenho dos jogadores em campo, mas as polêmicas causadas pelos homens do apito. Gols em completo impedimento, outros mal anulados, gol feito com a mão, pênaltis mal marcados, outros nem marcados, enfim, teve de tudo neste returno. A arbitragem brasileira atravessa um dos seus piores momentos técnicos. Eu até arriscaria afirmar que os "meninos" estão acometidos de uma "diarréia mental". Porém, vamos ser conscientes, não dá para responsabilizar somente os árbitros, tem muito mais "malas" que andam prejudicando o nosso pobre futebol. As punições de afastamento de Simon e Elmo Rezende não irão ajudar em nada. Só vejo uma saída: a imediata profissionalização dos árbitros de futebol. É o que menos ganha, é o mais cobrado, e o único que não é profissional neste setor esportivo.

Animal
Quem foi ao estádio da Ressacada para assistir a um show do decadente Ronaldo Fenômeno, acabou assistindo um Avaí dando exemplo de que, com determinação e organização tudo pode ser possível para superar as dificuldades e conquistar aquilo que era tido como impossível no início do campeonato. O leão realizou uma de suas melhores partidas nesta temporada. Fez 3 a 1 ao natural para cima do Corinthians, com chances de ampliar ainda mais o marcador. Foi respeitoso com o seu visitante.

Ana Paula
Estive este último fim de semana realizando um jogo beneficente na cidade de Santos, na vila mais famosa do mundo. Lá estavam: Edmundo, Evair, Amoroso, Palhinha, o carismático Oscar Schmidt, nosso eterno mão santa, e Ana Paula de Oliveira. Aninha estava muito triste para quem estava prestes a estrear no Reality Show A Fazenda. O motivo de sua tristeza era o seu pai que está muito doente, acometido de um AVC, apresentando-se em estado grave na UTI. Força Aninha, seja o que Deus quiser.

Pensamento do Bambi
A diferença entre o ladrão e o político, é que um eu escolho, o outro me escolhe.

Cartão rosa X vermelho

Cartão vermelho para o elenco do Figueirense que nunca me passou confiança de um bom grupo para brigar pelo acesso à série A do brasileirão. Com exceção de raríssimos nomes, o que se viu foi um amontoado de jogadores, alguns até decadentes dentro do futebol brasileiro. Para jogar aquilo que demonstraram para o torcedor alvinegro, nos campos do futebol amador da Grande Florianópolis está cheio de bons valores, bem melhor do que aqueles "profissionais".

Cartão Rosa para o pobre torcedor alvinegro que nunca abandonou o clube nesta série B. Mesmo tomando decepção em cima de decepção eles estavam sempre lotando o caldeirão do Orlando Scarpelli. Só mesmo os jogadores do Figueirense não souberam valorizar o maior patrimônio do clube que é o seu torcedor. Agora é tocar a vida e pensar em 2010, que vai ser uma verdadeira dureza para subir. Muito pior do que a deste ano. Podem esperar.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.