São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 15:13
Edição Outubro | 2009
Ano XV - N° 161
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Coluna da Economia Simone Santos Guimarães
VI... OUVI... ESCREVI...
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Coluna: Gente que cuida da gente *Por Mari Vieira

Colunistas
 
Coluna do Margarida – Juiz de Futebol
Clique na imagem para ampliar.
Arbitragens
O momento de inquietação pelo qual passa a arbitragem não está sendo somente aqui no Brasil. No último sábado, o Liverpool foi derrotado pelo Sunderland por 1 a 0, graças à lambança do árbitro da partida. Aos 20 minutos do jogo, Darren Bent chutou para o gol, a bola tocou em um enorme balão que estava no campo de jogo e foi morrer no fundo do gol. Pelas regras do jogo, ela não pode tocar em nenhum corpo estranho, exceto juiz e auxiliares. O lance era para ser invalidado, e reiniciar com bola ao chão no devido local. Esse erro gravíssimo pode fazer o resultado do jogo ser anulado. Lá como cá, assim esta caminhando as arbitragens.

Não foi desta vez
A Chapecoense jogou melhor, mas não levou. Ficou a um gol da classificação inédita à final do campeonato brasileiro da série D. O momento favorecia o time catarinense, mesmo assim, o Macaé veio buscar a vaga. E num frangaço do bom goleiro Nivaldo, o time carioca conseguiu o seu objetivo. Agora, o time do Índio Condá entra de férias pensando somente no Catarinense, da Série C e da Copa do Brasil de 2010. Foi uma ótima temporada para o verdão do Oeste, atualmente é a terceira força de Santa Catarina, superando o Joinville e, até mesmo, o Criciúma.

Brigados?
Com o prestígio em alta, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está disposto a enfrentar uma das maiores aliadas da entidade do nosso futebol. Em entrevista na última quinta-feira, o dirigente afirmou que vai mudar para as 20h o início dos jogos no meio de semana no brasileirão de 2010. Atualmente, os jogos de grande importância sempre começam as 21h50min, só por causa das novelas. Quero só ver aonde vai terminar esta briga de cachorro grande. Mesmo vivendo um momento de crise amorosa, acredito que a toda poderosa vai garantir o horário dos jogos para depois das novelinhas. Quem viver verá.

Gana
Os meninos do Brasil demonstraram que no futebol não adianta ter o domínio total do jogo sem objetividade. É preciso ter muita gana. Dominar sem criação de chances claras de gol não significa nada, nem mesmo com a oportunidade de jogar com um homem a mais pode refletir no placar. O empate sem gols no tempo normal e, até mesmo, na prorrogação, levou a decisão do mundial de sub-20 para as cobranças de penalidades. E nas cobranças, os africanos mostraram para os brasileiros que no futebol também tem que ter muita Gana de vencer.

Libertadores
O Avaí já estava há três jogos sem vencer, foram três empates e todos com o mesmo placar de 2 a 2, os dois últimos com um grande gostinho amargo. E quando tudo indicava que lá vinha mais um empate, e dentro da Ressacada, veio uma virada sensacional contra o Goiás que, praticamente, garantiu o leão na elite do futebol brasileiro do próximo ano. Com 43 pontos e ocupando o 8º lugar na tabela de classificação, o torcedor avaiano já pode comemorar este fato consumado. Quem sabe uma vitória em cima do leão nordestino neste próximo domingo encaminhe ainda mais o sonho de disputar a libertadores, né!!!

Orivaldo
Um dos maiores jogadores a vestir a camisa azul e branco foi homenageado neste último sábado antes do jogo contra o Goiás. Na realidade não é só um ex-jogador, mas também um ferrenho torcedor do Avaí, que dava o seu sangue quando defendia as cores do Clube. Orivaldo jogou somente no time do seu coração e era conhecido pelos companheiros e torcedores como um guerreiro. A homenagem na calçada da fama da Ressacada é mais do que justíssima. Parabéns, amigão!

Tá chegando
Alguém precisa ser campeão brasileiro deste ano. E pelo andar da carruagem isso só irá acontecer na última rodada. Se eu fosse apostar as minhas fichas, ficaria com o Palmeiras, São Paulo, Atlético/MG, Internacional/RS e, é claro, o meu Flamengo. Digo isso porque os comandados do técnico Andrade estão conseguindo calar a boca de muita gente e abrir um largo sorriso no seu torcedor, para desespero dos demais. Adriano é o artilheiro da competição, Zé Roberto está numa recuperação estupenda, Willians aquele volante de tamanha eficiência e Pet está sendo o bicho, faz o que quer da bola, dentro e fora da grande área. O Mengão é o time que está errando menos nesta fase, e os outros estão deixando ele chegar. E se deixarem, na hora do vamos ver é que a cobra vai fumar.

Abandonando
Ana Paula de Oliveira está pendurando as bandeirinhas. O sonho de participar de uma Copa do Mundo agora só será possível se for como torcedora. Ana Paula nunca usou a arbitragem para se promover, pelo contrário. Sempre que tinha grandes jogos com grande mídia a sua presença era certa. Aninha foi uma grande profissional, mais do que muitos marmanjos que andam trocando tudo por estes campos afora. A função de jornalista, que ela está exercendo na cidade de Campinas, não irá deixar a nossa musa do apito abandonar definitivamente os campos de futebol.

Perdendo pra ele mesmo
Foi uma terça-feira terrível para o torcedor alvinegro. Para manter-se no grupo de elite o Figueirense precisava fazer a sua parte, e só dependia dele mesmo, num jogo em que tinha tudo para sair de lá com uma vitória. Até parecia o Brasil jogando contra Gana na decisão do sub-20. Depois de tanto investir sem objetividade, aquele gol sofrido aos 43 minutos do segundo tempo, além da derrota o Figueira também perdeu a sua posição no G-4. O gol incrível que Rafael Coelho perdeu serviu para demonstrar que o Figueirense perdeu para ele mesmo. No jogo deste próximo sábado contra a Ponte Preta poderá trazê-lo de vez ao grupo dos mais ambicionados nesta série B. Eu acredito!

Pensamento do Bambi
Malandro é o cavalo marinho que dá uma de peixe só para não puxar a carroça.

Cartão Rosa X Cartão Vermelho

Cartão Rosa para todos vocês, meus queridos leitores, que irão se deliciar com esta Coluna.

Cartão Vermelho para a maldita praça de pedágio instalada em Palhoça. Uma imposição deste governo federal. A situação será caótica na temporada de verão. Sem aquilo o trânsito já era caótico, imaginem com uma parada obrigatória por lá.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.