São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 17:26
Edição Agosto | 2009
Ano XV - N° 159
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Operação Cidade Limpa será realizada em todos os bairros
Assinatura de convênio com Portugal trará resultados positivos
Mostra Coletiva
Segurança é assunto de debate
Centro Histórico se transforma em palco para mostras culturais

Especial
 
Malu Mader estreia filme no Theatro Adolpho Mello
Documentário é levado às comunidades pela própria cineasta.

Clique na imagem para ampliar.
Contratempo. Como significado é parte fraca da música ou aquilo que impede de chegar ao lugar desejado, transtorno. Este é o nome do documentário de 91 minutos estreado por Malu Mader na direção. A cineasta veio a São José no último dia 19 de agosto para lançar seu primeiro filme, no Theatro Adolpho Mello.
A história de crianças e adolescentes participantes do projeto social Villa-Lobinhos, local em que aprendem a tocar instrumentos musicais eruditos, foi a inspiração para a atriz global Malu Mader.
A madrinha do projeto destaca que sua intenção inicial não era construir um filme com fatos reais, e sim, uma ficção. A ideia do documentário surgiu quando Malu viu um dos participantes do Villa-Lobinhos tocando um instrumento.
As filmagens iniciaram de forma amadora em 2001, mas somente em 2006 começaram de forma profissional. De acordo com a atriz, através da produtora Vídeo Filmes iniciaram a captação das imagens. “Nesse meio tempo fiz a novela Celebridade, sofri um problema de saúde e acabei deixando de lado o projeto”, lembra Malu Mader.
Cerca de R$ 400 mil foram investidos na confecção do filme. Segundo Malu, a captação de recursos demorou a ser concluída e a atriz chegou a pensar que não iria conseguir finalizar o documentário.
O filme foi lançado no final do ano passado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, mas permaneceu pouco tempo em cartaz. A atriz informa que pretende dar continuidade ao projeto.

Oportunidade
“As oportunidades devem ser dadas, mas também acho que não salvará todas as pessoas que recebem esta oportunidade. Não acredito em salvação. Por exemplo, eu que não tenho uma religião acho que a arte dá sentido a minha vida e deve ser oferecida a todos em todo momento”, observa Malu Mader.
As comunidades pobres do Rio de Janeiro são os cenários do filme. Lá onde as crianças e adolescentes tentam encontrar alternativas para o impasse social brasileiro.
O documentário se refere ao projeto Villa-Lobinhos, que oferece aos jovens a oportunidade de mudar suas vidas através da música clássica.

Malu Mader
A carioca nasceu em 12 de setembro de 1966 e iniciou no teatro em 1982. Estreou na televisão em 83 na novela “Eu Prometo”. Malu já gravou novelas, séries, minisséries, filmes, fez teatro e campanhas publicitárias.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.