São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 09:31
Edição Agosto | 2009
Ano XV - N° 159
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Operação Cidade Limpa será realizada em todos os bairros
Mostra Coletiva
Segurança é assunto de debate
Malu Mader estreia filme no Theatro Adolpho Mello
Centro Histórico se transforma em palco para mostras culturais

Especial
 
Assinatura de convênio com Portugal trará resultados positivos
Contrapartida do município será ceder uma sala no Centro Histórico.

Clique na imagem para ampliar.
O convênio assinado no último dia 17 de agosto, entre São José e a cidade de Mação, em Portugal, está se desdobrando e, dentro de alguns dias, uma comitiva josefense, chefiada pelo prefeito Djalma Berger, visitará o município português.
O acordo trará benefícios nos setores do turismo, antropologia, arqueologia, cultura, e manutenção e recuperação do patrimônio público histórico, já que o Instituto Tecnológico de Mação é referência no setor na Europa.
“Fomos buscar um projeto que pudesse garantir a São José a alternativa de participar de um hall de grandes Instituições de ensino superior”, destaca o vereador Marcos Canetta. O projeto foi iniciativa de Canetta quando ainda era superintendente municipal da Fundação de Cultura e Turismo.
O pacto fará com que venha a São José o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, a Universidade de São Paulo e o Núcleo de Estudos Negros, todos referenciados na área cultural.
“A contrapartida do município é ceder um espaço físico que eles mesmos irão reformar, uma sala do Centro Histórico”, avisa Canetta.
Outro fator importante destacado pelo vereador é a questão de disponibilizar alunos do Centro Universitário de São José (USJ) para realizar mestrado e doutorado na Universidade de Mação.
“A assinatura deste convênio é importante porque abre um leque de oportunidades e coloca São José como a única cidade do Estado a ter relação com o maior instituto e a maior autoridade da área que é o professor doutor Luiz Ostenberg, reconhecido na Europa e no mundo. Obviamente fico feliz por este projeto estar se concretizando”, ressalta.

Próximos passos
O vereador destaca que a primeira coisa a fazer é colocar a questão do turismo e da cultura da cidade em consonância com a lei federal, e depois, a construção da lei que institui um financiamento de empresas em prol da cultura.
A criação do Conselho de Cultura e Conselho de Turismo é outro projeto que Marcos Canetta apresentará. “O projeto irá reduzir o ICMS de empresas prestadoras de serviços que incentivarem artistas locais através do investimento de um determinado percentual (2, 3 ou 4%) do seu faturamento, em obras culturais pra cidade”, finaliza.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.