São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 13:37
Edição Agosto | 2009
Ano XV - N° 159
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Energia pura
Em Erechim ao vivo
Ao vivo na Casa da Cultura
No Campear dos Sonhos

Tradição
 
Mais um pouco da cavalgada Aparados da Serra
Clique na imagem para ampliar.
A "Cavalgada Aparados da Serra" é sucessora da antiga Cavalgada "Caminhos da Neve", que não mais existe. Ocorre todos os anos, sempre no mês de julho, durante sete ou oito dias, percorrendo 250/300 km, em média. Seu trajeto é invertido a cada edição, ora partindo do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, e no ano seguinte o inverso, isto é, de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul.
Nesta edição (2009), que foi a nona (IX), a Cavalgada partiu da cidade de Cambará do Sul/RS, passando por São José dos Ausentes/RS, chegando a Bom Jardim da Serra/SC. Os destaques são justamente os 'aparados', ou cânions, que se perfilham pelas serras catarinenses e rio-grandenses, além de toda a rica paisagem dos "campos de cima da Serra".
Em todas as edições, a Cavalgada conta sempre com expressivo número de participantes, em média, 250 cavaleiros, sendo que a maioria esmagadora é formada por tradicionalistas. E, quem não é, participa como tal...
Todos os anos o CTG os Praianos se faz presente com vários participantes, este ano, entre eles estavam os tradicionalistas Guilherme Scharf Neto, Larry Lanzarin, Dario Pederneiras, Dimas Oliveira (Dum), Lázaro Machado (Duda), David Lemos, Santanna, além de outros.
Tanto quanto as paisagens, a belíssima natureza e tranqüilidade dos campos, a Cavalgada também vale pelos acampamentos, pelas tertúlias e etc. É como se todos os dias fosse armado e desarmado um acampamento de rodeio, ou seja, itinerante, acompanhando os cavaleiros/tradicionalistas. É quando entra a necessidade de contar com bom grupo no apoio. Aliás, cada grupo de cavaleiros tem que ser auto-suficiente para tudo. Fez parte da comitiva do CTG Os Praianos, no apoio, o tradicionalista Zé do Café.
Na primeira foto, parte do grupo do CTG Os Praianos, e também, a provável foto do cartaz da edição do ano que vem da Cavalgada dos Aparados da Serra, onde aparece o tradicionalista Guilherme Scharf Neto empunhando a bandeira do CTG Os Praianos. É a primeira bandeira, da direita para esquerda. De bandeiras de CTG’s, só havia duas, a do glorioso Praianos, que em todos os dias era levada por um dos integrantes, e a do CTG Presilha da Serra, da cidade de Bom Jardim, conduzida apenas nos últimos dois dias de Cavalgada. Isso, sem sombra de dúvida, faz a diferença!
Créditos também para a imprensa televisionada pelas belíssimas reportagens, entre elas a da Rede Globo, exibida no Jornal Nacional do dia 18 de julho, bem como a ampla cobertura exibida no programa Nossa Terra, Nossa Gente, da TVBV, em duas edições, por aproximadamente duas horas. Portanto, amantes das cavalgadas, já vão agendando para quem sabe participarem da histórica 10ª Cavalgada dos Aparados da Serra no ano que vem.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.