São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 16:40
Edição Abril | 2009
Ano XV - N° 155
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social



Veja também:
Moacir é o novo secretário da Receita
Moradores de Barreiros pedem reforma da Praça principal
Amauri sugere mutirão para obras
Câmeras de vigilâncias são solicitadas por vereador
Funcionária mais antiga da Câmara se aposenta
Campanha da Fraternidade 2009 é tema de Audiência Pública
Entidades filantrópicas serão beneficiadas
Battisti apresenta carta contra implantação de pedágios
Sanderson quer Sine em São José
Limpeza dos rios e canais é iniciada
Comissão de Obras da Câmara investiga centros empresariais
PM lança Grupo de Policiamento Ostensivo com Motos
Cidadania em Ação é realizado em Alto Forquilhas
Comunidade Ideal forma centenas de profissionais
Curso sobre desastres naturais é ministrado a servidores municipais
Novo Centro Empresarial será no Sertão do Imaruim
Areias ganha Corpo de Bombeiros

Cidade
 
Potecas manifesta-se contra cadeião
Passeata reuniu líderes comunitários, moradores e vereadores.

Clique na imagem para ampliar.
Para reivindicar a implantação do cadeião no bairro Potecas, em São José, os moradores organizaram uma manifestação próxima à Lagoa de Estabilização da Casan, com o apoio de vereadores e suplentes, no mês de março.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Potecas, Zulmar Kamers, 50 anos, o objetivo do manifesto é chamar a atenção das autoridades e mostrar que a comunidade não aceita a construção da obra na localidade.
Zulmar lembra que não há ressocialiazação, pois o sistema carcerário está falido, a não ser que o município o faça. “Se a Casan fez uma obra que há anos está inacabada podemos acreditar que teremos segurança com a cadeia aqui perto?”, questiona.
Os moradores reclamaram dizendo que não precisam de mais um “problema”, já que convivem há anos com os gases e odores exalados desagradáveis emitidos pela Lagoa de Estabilização da Casan. “Descobriram que cada Comarca tem que ter o seu Centro de Triagem, porque não descobriram que cada município tem que ter seu Centro de Tratamento de Esgoto?”, indaga o presidente da Associação de Moradores.

Compensação
Zulmar Kamers relata que, em último caso, se não tiver jeito e o Estado implantar o Centro de Triagem é dever investir, no mínimo, R$ 3 milhões na comunidade. “Nós não temos escola, creche, saúde e área de lazer, não temos nada. Precisamos ser compensados”, reivindica.
O líder comunitário recorda que para deixar a comunidade de Potecas mais segura, os governantes comentaram sobre a construção de uma vila militar. “Pergunto aos policiais ou esposas dos militares se vão querer morar perto da lagoa de estabilização, que fede 24 horas por dia?”, interroga.
Outros questionamentos feitos por Zulmar é por que os direitos humanos e a Ordem dos Advogados do Brasil não se manifestaram até agora sobre a implantação do Centro.

Apoio
Edson Serafim, líder comunitário do Bairro Areias, explica que a localidade também é contra a construção. “O problema é que temos, além disso, a Lagoa da Casan”, afirma. “Ninguém concorda com a construção, nem em Areias, nem em Potecas. Acreditamos que não é um bom investimento porque existem lugares mais apropriados, um pouco mais distantes da comunidade. Isso poderia ser estudado e verificado”, declara Manoel Abreu, do Conselho Comunitário de Areias.

Vereadores
“Quando nos unimos a força é poderosa. Esse movimento não é para destruir depois o Cadeião, mas sim, para não deixar fazer. Não precisamos de heróis depois que o mal está feito”, declara o vereador Antônio Battisti (PT), que também participou da manifestação.
O suplente de vereador Altevir Schmitz, conta que vê a aclamação do povo contra a construção. “Tem que haver uma audiência pública para ouvir as lideranças. Por que não ampliam o de São Pedro de Alcântara? Dá para fazer como cadeião agrícola para que esses presos trabalhem, ou colocar lá para Biguaçu, Governador Celso Ramos, onde não tem local urbano”, diz.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.