São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 04:21
Edição Janeiro | 2009
Ano XV - N° 153
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social



Veja também:
Diretoria da Câmara visita gabinete do Prefeito
Aemflo/CDL São José acredita no progresso da nova gestão
Moradores apóiam revitalização da Câmara
Vi... Ouvi... Escrevi...
Está precisando de emprego?
Banco do Brasil lança cartão BB - Besc
COLUNA DO PIB
Na Câmara...
Prefeito de Biguaçu assina Lei de Gerenciamento Costeiro
Aulas na Rede Municipal voltam dia 2 de março
São José perde empreendedor
Natal Melodia marcou o final do ano em São José
DICAS DA BRUXA
Comunidade Ideal oferece 800 vagas de capacitação para São José
Empreendimento
Tempo de estudo pode contar para aposentadoria
Bom currículo X Qualidade
PTB estadual reúne-se e quer integração
Ceasa: boxistas querem mudança de horário

Geral
 
Fórum sobre petróleo é realizado na Capital
Representantes da Petrobrás, governo e empresas privadas estiveram presentes.

Clique na imagem para ampliar.
Um ciclo de debates referentes ao gás, petróleo e trabalho com o tema principal Sustentabilidade e Desenvolvimento: impactos e expectativas para Santa Catarina foram discutidos entre os meses de novembro e dezembro em Santa Catarina. Em Florianópolis o ponto principal foi o petróleo, seus cenários, desafios e oportunidades.
Os expositores comentaram sobre a expansão da exploração petrolífera e do gás e como está sendo o efeito sobre a economia brasileira e nos estados. Explicaram também sobre a descoberta de novos campos exploratórios e os desafios de altos investimentos e demandas tecnológicas.
Luis Carlos Mendes, Gerente do Ativo de Produção Sul da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos, da Petrobrás, fez uma pequena retrospectiva da empresa e disse que 87% dos investimentos são introduzidos no Brasil.
“A empresa deseja crescer continuamente as reservas de petróleo e gás de forma sustentável e aumentará de forma que será uma marca na história do País”, relatou.
O secretário adjunto do Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, João José de Nora Souto, exemplificou sobre os processos licitatórios, fases exploratórias e planos de desenvolvimento e produção do petróleo. Souto lembrou ainda, sobre a resolução da CNPE nº 8, de 21 de julho de 2003, que tem como principais idéias a redução da dependência energética externa, ajuste da produção às necessidades nacionais e criação de oportunidades de exploração no País.

Gás
O estado catarinense utiliza o gás nos setores industriais, automotivo, comercial e residencial, sendo que as empresas de cerâmica somam 45% das vendas do produto. Carlos Moraes, representante da SC Gás, informa que desde 2000, início das operações, foram investidos R$ 300 milhões, construídos cerca de 800 quilômetros de rede e a produção diária é de 400 mil metros cúbicos.
Um dos desafios da SC Gás é levar o produto até a Serra catarinense. “O objetivo é ser referência nacional na distribuição de forma sustentável e estar presente em todas as regiões do Estado”, declara Moraes.
A empresa é a quarta do País em vendas de gás para veículos e a quinta em rede de distribuição implantada.
Outros expositores presentes eram o representante da Senadora Ideli Salvatti, Delmar Ferreira, o diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Lauro Andrade, o presidente do Estaleiro Detroit Brasil, o engenheiro Carlos Frederico Teixeira, e o professor da Cesusc, Osvaldo Agripino. Além destes, participaram também representantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Eliane Revestimentos Cerâmicos, Sebrae, Federação Única dos Petroleiros, Departamento de Projetos e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina e da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
Os painéis foram mediados pelo diretor do Instituto Primeiro Plano, organizador do evento, Odilon Faccio, coordenador da Fundação Maurício Sirotsky Sobrino, Alceu Nascimento, e diretor do Centro de Referências em Cidadania, Ética e Responsabilidade, Carlos Gaspar.
As outras reuniões sobre o assunto Sustentabilidade e Desenvolvimento: impactos e expectativas para Santa Catarina foram realizadas também em Criciúma e Joinville.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.