São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 00:29
Edição Dezembro | 2008
Ano XIV - N° 152
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social



Veja também:
Alunos apresentam espetáculo de dança
SJ possui laboratório de informática em todas as escolas
Cursos da USJ são reconhecidos
Vestibular da USJ será dia 21
Inauguração da Cottonbaby é adiada
Conselhos Legais

Educação & Cultura
 
Banda União Josefense conquista segundo lugar em concurso nacional
Clique na imagem para ampliar.
Ao som da Bossa Nova, a Sociedade Musical União Josefense conquistou no dia 9 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, o 2º lugar no 16º Concurso Nacional de Bandas Musicais. O repertório apresentado homenageou os 50 anos do estilo musical brasileiro, com letras de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Entre as 13 participantes, São Paulo venceu a competição que é a mais importante do gênero no país.

O maestro da Banda União Josefense, Maurino José Clauberg, esclarece que não foi uma questão musical que impediu a Banda de vencer o concurso. “Como um conjunto de fatores é avaliado, descontaram pontos pela falta de alguns instrumentos solicitados e fomos penalizados por nossos uniformes estarem um pouco mais usados”, explica.

O primeiro lugar na seletiva estadual realizada no mês de outubro em Governador Celso Ramos garantiu à Banda o direito de representar Santa Catarina em âmbito nacional. “É uma troca de experiências e de uma coisa temos certeza: com trabalho diário e dedicação estamos no caminho certo e brigando na ponta com outras corporações do Brasil”, finaliza Maurino.

Com 132 anos de fundação, a Banda União Josefense é composta por 35 músicos e já conquistou premiações de destaque como o próprio Concurso Nacional de Bandas Musicais, nos anos de 2002 e 2003.

Aniversário de 132 anos - A Sociedade Musical União Josefense comemorou 132 anos com clássicos da MPB, jazz, salsa e chorinho, dia 26 de novembro, no Centro Multiuso de São José. O trio Uma Dama e Dois de Paus, de São Paulo, fez a abertura do evento, apresentando uma música em homenagem a banda aniversariante.

“São 132 anos de uma instituição que representa o povo na área musical. Temos um grupo muito guerreiro e prol da cultura de São José”, diz o maestro Maurino, há 20 anos na Sociedade. Ele agradeceu a todos os colaboradores e comentou a perda do companheiro de banda, Arno Silva, que estava há 50 anos no grupo.

“É difícil pra nós porque vamos fazer um concerto sem nosso colega, que faleceu em março. Era nosso grande incentivador”, destaca. Maurino também comentou sobre as dificuldades enfrentadas, como a falta de equipamentos musicais. “Se tivéssemos 100 instrumentos, teríamos 100 alunos”, explica.

Autoridades municipais prestigiaram o evento de aniversário, como o atual vice-prefeito de São José, Valdemar Schmidt, o prefeito eleito, Djalma Berger, o futuro vice-prefeito, Telmo Vieira, a vereadora eleita, Meri Hang, e a futura secretária de Educação do Município, Rosa Maria Schmidt.

Histórico - Em 22 de novembro de 1876 reuniram-se maestros, diretores e músicos de três bandas da época para juntos formarem uma associação. Nascia a Sociedade Musical União Josefense. O primeiro presidente foi Grivilino Ferreira de Souza e por mais de 50 anos a banda contou com a participação de Arno Silva, que em 2000 foi nomeado presidente de honra. Desde 1999, Maurino José Clauberg é maestro e presidente do grupo. Ele rege 35 músicos e leva a música e o nome de São José a todos os lugares em que se apresentam.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.