São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 16:34
Edição Dezembro | 2008
Ano XIV - N° 152
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social




Saúde
 
Gluteoplastia é alternativa para quem quer ter o bumbum em alta
Clique na imagem para ampliar.
As formas do corpo voltam a ser assunto do momento com a vitória da modelo brasileira Melanie Nunes Fronckowiak no concurso “Show Me Your Sloggi”, promoção da famosa marca francesa de lingerie Sloggi, que escolheu os bumbuns feminino e masculino mais bonitos do mundo. No Brasil, onde o derrière é tido como preferência nacional em matéria de sensualidade, a mistura de raças favorece o volume dos contornos em pessoas das mais diversas origens étnicas. A própria vencedora, de vinte anos, carrega no DNA ascendência luso-brasileira e polonesa, somada sabe-se lá com quantas contribuições genéticas diferentes.
Para aqueles que se frustram em não serem “bem servidos” no quesito e não conseguem iniciar ou manter um ritmo rigoroso de ginástica – ou mesmo sentir seus efeitos – e seguir uma dieta que elimina por completo frituras e doces, como Melanie jura que faz (chocolate só cheira, para matar a vontade), existe recurso cirúrgico: a gluteoplastia. “A colocação de próteses de glúteo, quando bem indicada, proporciona resultados tão bons quanto as de mama, pois valoriza o contorno corporal, com a vantagem de não acarretar problemas de contratura capsular (endurecimento da região em torno da bolsa de silicone)”, assegura o médico Zulmar Antonio Accioli de Vasconcellos, professor de cirurgia plástica e técnica operatória da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo ele, que também integra a diretoria da regional catarinense da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), “num país onde essa região do corpo é tão valorizada, é surpreendente que não seja uma das cirurgias mais realizadas”. Mas, é na chegada da temporada de verão que a idéia passa a povoar a mente com mais freqüência. Quem não tem quer colocar e quem tem, certamente, já pensou em aumentar ou dar formas bem desenhadas para exibi-las com os leves e mínimos trajes da estação. Outro fator determinante para a decisão é o avanço da idade, que provoca queda da pele e da musculatura.

Recuperação rápida
O cirurgião plástico explica que é um procedimento simples e de boa recuperação, com cicatriz imperceptível, pois as incisões são pequenas e feitas na região interglútea – o sulco que separa as nádegas. “A prótese é implantada no meio do músculo glúteo maior, acima do ísquio (proeminência óssea na qual nos apoiamos quando sentamos) e raramente é sentida ao toque”. O material utilizado é o mesmo que se usa nas mamas e existe no formato redondo e oval, sendo que o segundo proporciona resultado mais natural.
A anestesia preferida para esta cirurgia é a de bloqueio espinhal, associada à sedação. “Não é uma cirurgia longa, leva em média duas horas, e o paciente recebe alta no mesmo dia da operação. O grau de dor é maior que o da colocação da prótese em mama, mas é menor que o da lipoaspiração”, tranqüiliza doutor Zulmar, que garante um tempo de recuperação relativamente curto. Já é possível sentar-se no primeiro dia e caminhar após o segundo. As atividades normais já estão liberadas, inclusive a praia, depois de vinte ou trinta dias. Nos dez primeiros dias, é aconselhável dormir de bruços e, em casos de dores, que geralmente são moderadas, usam-se analgésicos comuns.
Esta, conforme a orientação do professor, é a técnica mais comum e segura de preenchimento de glúteo. Já o polimetilmetacrilato (PMMA), substância derivada do petróleo, utilizada em casos específicos e em quantidades mínimas na cirurgia plástica, neste caso, é categoricamente condenado pela SBCP, por causa do risco que oferece à saúde do paciente. “O uso de grandes volumes do produto não é aceito pela maioria da comunidade científica”, adverte ele, lembrando que não há solução em casos de erro de aplicação ou rejeição a não ser a remoção cirúrgica, pois é uma substância não absorvível pelo organismo e que, ao contrário, pode deformar o corpo.

Prêmio
E o desejo de portar um bumbum bonito não parte só das mulheres. Além de Melanie, nascida em Araranguá (SC) e criada em Pelotas (RS), também levou prêmio de quinze mil euros e contrato de publicidade em 2009 com a grife, no último dia 12, em Paris, o francês Saïba Bombote, de 27 anos. Eles estavam entre 45 finalistas homens e mulheres de 26 países, avaliados por um júri ilustre, que contou com a presença da badalada modelo Adriana Karembeu e do astronauta italiano Paolo Nespoli. Ao total, o concurso internacional recebeu 167.056 inscrições, sendo 8.696 somente na etapa brasileira. Detalhe: os bumbuns eleitos ainda foram premiados com um seguro contra acidentes.
Ainda que o objetivo do paciente não seja subir às passarelas ou concorrer a prêmios de beleza, mas somente se sentir bem consigo mesmo e até conquistar a admiração de seu público-alvo, a gluteoplastia se oferece como uma boa alternativa para quem quer ter como maior troféu apenas a satisfação pessoal.
*Confira o desfile da campeã do concurso “Show Me Your Sloggi”, acessando o link: videolog.uol.com.br/video?385523.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.