São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 10:37
Edição Dezembro | 2008
Ano XIV - N° 152
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social



Veja também:
Telejornalismo e morte
Estou orgulhosa de ser Brasileira!
Dicas da Bruxa
Vi... Ouvi... Escrevi...
Está precisando de emprego?
COLUNA DO PIB Dr Paulo de Tarso Guilhon* pguilhon@hotmail.com
Alerta para contaminação por mercúrio

Geral
 
Preciosidades do automobilismo reunidas em São José
Clique na imagem para ampliar.
O estacionamento do Centro Multiuso de São José transformou-se em um parada de veículos antigos nos dias 6 e 7 de dezembro. O local recebeu cerca de 300 automóveis desde a década de 20 até a de 80.
O encontro é realizado anualmente pelo Veteran Car Club da Grande Florianópolis. Algumas preciosidades como o americano Chrysler 300, da década de 70, único no Brasil, e o Mercury, de 1946, estavam em exposição.

Além dos carros antigos, a Companhia dos Indestrutíveis expôs veículos remotos de guerra e outra atração foi o tradicional Mercado de Pulgas, onde são comercializadas peças de veículos antigos.
Anicássio Macedo, presidente do Veteran Car Club, diz que existem carros para todos os gostos. “Hoje as pessoas estão resgatando os carros, a juventude tem o prazer de ver um Ford 1929 em perfeito estado de conservação”, destaca.
De acordo com o presidente do club, o perfil do associado é um só: gostar de carros. “Há sócios que possuem 25 carros. É um hobby muito agradável, viajamos muito e nos encontramos em diversos lugares”, relata.

Ele também comenta sobre a dificuldade de encontrar peças antigas originais. “Fiquei procurando durante oito anos uma peça e quando viajei a Curitiba a encontrei”, lembra Anicássio, que lamenta não existir oficinas especializadas na Grande Florianópolis.
O vice-presidente do Veteran Car Club, Roberto Seriote, destaca que para participar da associação, o veículo deve ter pelo menos 30 anos, estar fora da linha de fabricação e ser 80% original. “Mas quem não possui veículo antigo e é um admirador pode participar. Basta realmente gostar de apreciar carros”, explica Roberto.

Adoradores
O empresário André Ferreira, 44 anos, possui um Fusca 1969, e conta que gosta de conhecer os veículos e peças. Além dos eventos, ele usa o carro para passeios. “É uma forma de tirar o estresse”.
Já o procurador de Justiça, André Carvalho, 45 anos, sempre gostou de carros antigos e adquiriu o Ford 1979 faz pouco mais de um ano. “Por enquanto tenho apenas este e hoje não o venderia”.
Cleber Melo conta que comprou um carro ano 1976 há três anos e mandou restaurá-lo. O engenheiro de 28 anos diz que o próximo projeto é um Mustang 1967.

O engenheiro mecânico, Charles Fiamoncini, 40 anos, destaca que sempre gostou de carros e vem daí a escolha da profissão. “Eu trabalho com projetos e uma coisa está relacionada à outra. Gosto de estar mexendo nos carros”, confessa. Ele adquiriu um Ford 1982 há aproximadamente há três anos e já teve outros dois carros.
Outro apaixonado por carros antigos é o aposentado Mauro Souza, 64 anos. Ele já chegou a ter nove e hoje está com três. “Meu primeiro foi um Ford 1948, que está em exposição. Comprei usado, reformei e o tenho até hoje”, conclui.

Histórico
O Veteran Car Club foi criado em 1986 e hoje tem cinco mil associados de diversas partes de Santa Catarina e até do país. Os participantes reúnem-se todo último domingo do mês na Beira Mar Norte, em Florianópolis, e o encontro anual é realizado em diferentes lugares. Os eventos também recebem visitantes com carros do Rio Grande do Sul e Paraná.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.