![]() |
Sérgio Reis visita São José e lança VI Rodeio Internacional do CTG Os Praianos
O grande cantor de moda sertaneja, Sérgio Reis, esteve no CTG Os Praianos, em São José, no dia 08 de fevereiro, para lançar o VI Rodeio Internacional, que acontece de 26 de abril a 06 de maio. O cantor será um dos convidados especiais do Rodeio e fará um show no dia 30 de abril. Sérgio Reis foi recebido por toda a patronagem do CTG, gravou a chamada televisiva para o evento e almoçou na Churrascaria Gaitaço, onde recebeu homenagens e distribuiu autógrafos.
Sérgio Reis, do alto dos seus 60 anos, é uma pessoa serena, que conquistou quase tudo que almejava nos seus 42 anos de carreira. Simplicidade é a palavra que pode defini-lo melhor. O sucesso e a fama nacional e internacional, não o tornaram diferente do que sempre foi, segundo suas próprias palavras. E isto é fácil de perceber, ele mesmo atende seu telefone celular e não tem muita gente ao redor, como seguranças ou pessoas dizendo o que pode e o que não pode. Quem o acompanha de perto é o empresário Luís Mussini, da gravadora Columbus Network, que tem em seu staf artistas como Cristian, Katinguelê, Simoni, Mônica Araújo e, em breve, Cara Metade.
Segundo o empresário, Sérgio Reis tem 70 discos gravados, é muito respeitado no meio artístico e continua a mesma pessoa, dentro e fora dos palcos. "De todos os artistas que conheço, Sérgio é o que tenho mais afinidade, mais convivência e também o que mais gosto. Ele não faz nenhuma exigência, está sempre de bom humor e não reclama de nada, se tiver que fazer a mesma coisa 20 vezes, por ele tudo bem. Difícil é lidar com quem pensa que é artista, com quem é artista é fácil", declara Luís Mussini.
Confira agora a entrevista exclusiva concedida por Sérgio Reis ao jornal Oi São José:
Oi São José Sérgio, como está a sua carreira atualmente?
Sérgio Reis Lancei um disco novo em novembro do ano passado, o "Cunhada Boa", pela gravadora Columbus, que está sendo distribuído pela Universal. A música título do disco já foi lançada em todo o Brasil e agora estamos partindo para outra música de trabalho "Coisa Boa é Mulher". O disco tem músicas alegres e dançantes, com letras bem humoradas, tem também músicas mais românticas, para dançar de rosto colado. Uma grande surpresa do ano passado foi o fato de ter conquistado, com o disco "Sérgio Reis e Convidados" pela gravadora Sony Music do Brasil, o prêmio Grammy Latino Melhor Álbum Sertanejo, realizado na Califórnia. Concorri com grandes nomes como Zezé Di Camargo e Luciano, Wilson e Soraia, Roberta Miranda e Leonardo.
Oi S.J. E a agenda de shows para este ano?
S.R. A temporada de shows começa em março e vai até dezembro. Já temos 100 (cem) shows agendados no Brasil todo. Em Santa Catarina faremos uma apresentação em Joinville, no dia 08 de março, aqui em São José, no dia 30 de abril, no VI Rodeio Internacional do CTG Os Praianos, e estivemos conversando com o governador Esperidião Amin para realizar um show no Centro Sul. Além desses shows que são realizados com a banda completa que me acompanha, temos um show diferenciado, o "Acústico Violas e Violeiros", que faço juntamente com meus filhos, através da Serrana Fertilizantes.
Oi S.J. Então dinheiro no bolso não falta?
S.R. Dinheiro só incomoda. Eu investia em negócios variados, acabei tendo que me desfazer de tudo, pois estava tendo prejuízos e incomodações. Hoje tenho duas fazendas e transformo tudo o que ganho em boi e dólar, investimentos excelentes. Não tenho cartão de crédito e viajo com dólares, quando chego nos aeroportos é só trocar e pronto.
Oi S.J. Sérgio, e quais as músicas mais pedidas pelo público de seus show?
S.R. As músicas são variadas, mas posso citar umas como "Filho Adotivo", "Chalana", "Chico Mineiro", "Panela Velha", "Pinga ni Mim", "Casa do Vizinho", "Coração de Papel", da época da jovem guarda, entre tantas outras.
Oi S.J. Nestes seus 42 anos de carreira devem ter acontecido muitas histórias curiosas e engraçadas pelas suas andanças. Alguma mais marcante?
S.R. Bem, teve uma que foi trágica, um rapaz que era meu fã conseguiu chegar ao palco e teve um enfarte de tanta emoção, caindo morto bem na minha frente. Em outro show um homem ficou um pouco fora de si e saiu atirando para todo lado, por sorte não feriu ninguém. E, uma outra vez, quando fui fazer um show numa cidade de Minas Gerais, depois do almoço, resolvi descansar, fui para o quarto do hotel, coloquei pijama sem a camisa, pois estava muito quente e deitei. Estava tranqüilo, quando de repente uma baita morena, linda mesmo, parecida com a Lúcia Veríssimo, deita nua em cima de mim. Ela começou a falar umas coisas sem nexo e logo percebi que ela estava passando mal. Chamei o gerente do hotel, que a colocou debaixo do chuveiro e a levou para o hospital, onde através de um exame foi descoberto que haviam colocado um tipo de droga no copo de cerveja que ela tomava numa roda de amigos. Mais tarde fui visitá-la e ela não sabia nem o que tinha feito e ficou toda envergonhada quando soube o que havia acontecido, principalmente porque era noiva. Resultado: ela processou os responsáveis e nos tornamos amigos, tanto que ela até me mandou o convite do seu casamento.
Oi S.J. E a família?
S.R. Sou casado há 31 anos com a mesma mulher, a Ruth. Ela é uma "Santa" por me agüentar tanto tempo. Tivemos dois filhos, o Marco Sérgio, 30 anos, que canta pop, e o Paulo Augusto, de 24 anos, que toca baixo e é produtor dos meus shows.
Oi S.J. Quem é o Sérgio Reis?
S.R. O Sérgio Reis é o Sérgio Bavini, meu nome de verdade. Procuro ser o homem normal, nascido de família simples, que teve que parar a faculdade de medicina no primeiro ano porque não tinha dinheiro; que quando era jovem cantava na noite com o Toquinho, que estava começando a aprender a tocar com o Paulinho Nogueira. Quero ser o Sérgio que era antes, o Reis tem que ser igual ao Bavini. Sou uma pessoa acessível, não há ninguém ao meu redor que fala "agora ele não pode" para os meus fãs. O segredo do sucesso de um artista é a simplicidade, é tratar a todos de igual para igual.
![]() |
![]() |
Sérgio
Reis com o inseparável chimarrão.
|
O
cantor com a 2ª Prenda Veterana do CTG Os Praianos, Maria de Lourdes
de Oliveira, e com a 1ª Prenda, Luana Paula dos Santos.
|
![]() |
![]() |
A
diretora editorial e jornalista responsável do "Oi São
José", Josiane R. Lanzarin Spengler, entrevistando Sérgio
Reis.
|
Sérgio Reis com a Patronagem do CTG Os Praianos,
que o recepcionou em sua visita.
|
![]() |
Polícia Militar realiza operação volta às aulas
A Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC) vai realizar nos 30 primeiros dias do calendário escolar deste ano letivo a "Operação Volta às Aulas". Conforme o comandante geral da corporação, coronel Walmor Backes, a iniciativa "tem por finalidade atender prioritariamente o trânsito, bem como não poderá deixar de observar os ilícitos penais como tráfico de drogas e outros delitos". Na rede pública estadual de ensino, a operação vai iniciar no dia 19 de fevereiro.
Também de acordo com Backes, o "Volta às Aulas" prevê a realização de palestras, conscientizando alunos, pais, diretores, educadores e funcionários de escolas, sejam elas, públicas ou particulares. Nelas, o tema da segurança vai ser abordado de modo a repassar as principais práticas de prevenção ao crime e as modificações introduzidas pelo novo Código de Trânsito.
A Polícia Militar de Santa Catarina vem garantindo a segurança dos estabelecimentos de ensino, há alguns anos, sempre com o foco voltado aos problemas relacionados com o trânsito. "No entanto, com o crescimento das comunidades, que leva a uma grande concentração de pessoas e considerável aumento na circulação de veículos, cria-se então, um ambiente favorável à prática de muitos tipos de delitos além dos problemas relacionados com a trafegabilidade", atestou o comandante geral da PM/SC.
Ainda segundo Backes, o ambiente escolar também é "vulnerável" pela característica da maioria de sua população, composta por crianças e adolescentes.
Programa de combate à violência infanto-juvenil é lançado em SC
No dia 18 de janeiro aconteceu o lançamento do Programa Sentinela, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual. Na solenidade realizada no Palácio Santa Catarina, a secretária de Assistência Social, do Ministério da Previdência, Wanda Engel Aduan, anunciou a liberação de R$ 624 mil ainda neste ano para a implementação dos Centros de Referência nos municípios de Florianópolis, Lages, Joaçaba e Tubarão. "O Sentinela é nossa arma para combater um dos problemas mais sérios enfrentados por crianças e adolescentes".
Desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais, o programa vai disponibilizar, anualmente, R$ 156 mil para cada centro. Wanda Engel Aduan explicou que os recursos são destinados ao pagamento da equipe, composta por um coordenador, um psicólogo, dois assistentes sociais, quatro educadores, dois motoristas, dois auxiliares de serviços gerais, um recepcionista e dois seguranças. As prefeituras, segundo ela, vão oferecer o espaço físico para a instalação do centro e o veículo, além de arcar com as despesas de manutenção.
A secretária ressaltou que o Sentinela será o ponto de referência para apuração da negligência e fez um apelo para que as pessoas denunciam os casos de violência ao programa, que estará funcionando 24 horas por dia. "Muitas vezes, o problema acontece dentro de casa", lamentou, Wanda Engel, ao ressaltar que a atuação técnica do programa está centrada no trabalho com a família. "A solução para a problemática passa necessariamente pela integração familiar e comunitária", enfatizou.
Além de encaminhar as vítimas para os serviços de saúde, educação, justiça, segurança, esporte, lazer e cultura desenvolvidas na própria comunidade, o programa vai acompanhar, individualmente, o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Outra atividade do Sentinela será o trabalho de identificação nas ruas daqueles que estão se prostituindo. "Os educadores vão orientá-los a procurar outras alternativas de sobrevivência", informou a secretária.
Acompanhado dos secretários de Justiça e Cidadania, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e da Família, Marli Nacif, além dos adjuntos da Agricultura, Otto Kiehn, e da Mercosul, Alberto Kobs, o governador assegurou a secretária do Ministério da Previdência que em Santa Catarina os recursos são aplicados corretamente, além de serem direcionados de acordo com as autonomias de cada região. "Estamos trabalhando sério a fim de diminuir as desigualdade sociais em nosso Estado", reiterou.
A correta aplicação dos recursos em Santa Catarina foi reconhecida pela secretária, que antes mesmo da afirmação do governador ressaltou que aqui as verbas são bem aproveitadas. "Sabemos que estamos investindo em solo fértil", frisou, ao lembrar que este ano o Estado vai contar com R$ 36 milhões para a área social em 2000 foram R$ 21 milhões.
Convênios
Na mesma solenidade, o governador Esperidião Amin e a secretária Wanda Engel Aduan assinaram um convênio no valor de R$ 320 mil, sendo que R$ 100 mil serão investidos no Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano e o restante será destinado à manutenção de outros projetos de assistência social ligados a entidades não-governamentais. (CR)
![]() |
MP-SC e FATMA lançam programa "Lixo nosso de cada dia"
O Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com a FATMA,
lançou, no dia 30 de janeiro, o "Programa Lixo Nosso de Cada Dia".
O objetivo é recuperar as áreas degradadas pelo depósito
irregular de resíduos sólidos, que em 56% dos municípios
catarinenses é feito em lixões a céu aberto.
Este será o quarto programa de proteção ambiental lançado pelo MP-SC nos últimos 18 meses. Desde outubro de 1999 vêm sendo executados os programas "Água Limpa para Preservação dos Mananciais", "Prevenção de Danos e Delitos Ambientais" e, em dezembro, com a instalação de uma Promotoria de Justiça exclusiva, começou a ser implementado o projeto de "Preservação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro".
O "Programa Lixo Nosso de Cada Dia" foi elaborado pela Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Centro das Promotorias da Coletividade (CPC), com base na pesquisa que vem sendo realizada há dois anos e nas informações fornecidas pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental sobre a situação dos lixões em todo o Estado.
![]() |
Sancionada Lei que regulamenta detalhamento das contas telefônicas
Agora é lei. As empresas de telefonia fixa no Estado vão ter que
discriminar na fatura de cobrança informações detalhadas
referentes aos pulsos efetuados pelo consumidor. O projeto de lei do deputado
Jaime Duarte (PPS) que trata do assunto foi sancionado pelo governador Esperidião
Amin.
De acordo com a nova lei, a conta deverá trazer a data da ligação, horário, duração, telefone chamado e valor da chamada. Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é criar mecanismos que permitam ao consumidor controlar a fatura, individualizando cada ligação local.
Para o deputado Jaime Duarte, a população tem direito a transparência nas faturas das contas telefônicas. "O usuário deve ter condições de conferir as ligações cobradas, a fim de saber se condizem ou não com as realizadas", alega.
Presidida pelo deputado Jaime Duarte, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, realizou, em 2000, reuniões para debater os serviços de telefonia no Estado. Os encontros com a participação da Telesc, Ministério Público e Procon, entre outras entidades, ocorreram em função de denúncias de superfaturamento nas contas.
No ano passado, mais de 11 mil consumidores consultaram o Procon sobre questões relativas a telefonia fixa e convencional. Mais de mil reclamações foram registradas quanto aos serviços oferecidos pelas empresas de telefonia fixa.
A proposta do deputado Jaime Duarte prevê, ainda, multas no caso de descumprimento da lei. Depois de advertida, a empresa que descumprir a legislação, será multada em cinco mil UFIRs pelo Executivo Estadual.
![]() |
Capital Federal (Oswaldo Freire)
PROGRESSO
Líderes empresariais e políticos brasileiros, ambos agentes de mudanças, estão otimistas com a projeção do crescimento da economia neste ano. Acreditam que o Produto Interno Bruto PIB do país poderá crescer cerca de 4,5% em razão dos investimentos estrangeiros e da queda da taxa de juros. Eles não podem ser marginalizados nas discussões com vistas ao fortalecimento de nossa economia. São peças fundamentais na busca de alternativas para inovar transformações. Assim devem caminhar integrados com as autoridades do governo federal para as conquistas sócio-econômicas que objetivam o progresso nacional.
ENERGIA ELÉTRICA
A escassez de energia elétrica, aumento nos preços das tarifas e despreparo dos dirigentes municipais do país para enfrentar as conseqüências do problema têm gerado dificuldades no setor elétrico. Para o deputado federal Vicente Caropreso (SC), a geração própria de energia elétrica tornaria viável o aproveitamento de qualquer ponto do território nacional onde houvesse viabilidade técnica, econômica e ambiental e a conseqüente diminuição dos custos da utilização da energia na iluminação pública pelas prefeituras.
PRIVATIZAÇÃO
O deputado federal Serafim Venzon (SC) é contra o processo de privatização das instituições públicas financeiras nacionais. Para ele, os bancos públicos têm forte capacidade para induzir o mercado financeiro nacional a baixar o custo do crédito e aumentar a oferta. "Privatizar bancos públicos como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNB, BNDES e Basa, além de não ser uma atitude que trará comprovados benefícios ao Brasil, poderá desfigurar a imagem do país", afirma Venzon.
ECONOMIA
O deputado federal Coriolano Sales (BA) noticia que a dívida pública no Brasil corresponde a 48,6% do Produto Interno Bruto, deixando a economia brasileira em posição de risco. Ele diz que a economia do país precisa tomar novos rumos e defende uma mudança radical na política de importação e exportação para equilibrar o balanço de pagamentos. Conforme o parlamentar essa transformação não pode mais ser adiada.
EDUCAÇÃO
Segundo o deputado federal Renato Viana (SC), o programa de educação infantil "Bolsa-Escola", cujo objetivo é retirar as crianças empregadas de seus respectivos trabalhos e levá-las à escola, fornecendo à família subsídio em dinheiro para o custeio das despesas, como reposição da renda que a criança traria com o seu trabalho. Já adotado em alguns estados brasileiros, o programa está tendo repercussão internacional. Autoridades da Índia, Paquistão e Bangladesh, onde o trabalho infantil é uma constante, já estão interessadas em adaptar o programa brasileiro da Bolsa Escola, às condições de seus respectivos países.
AVICULTURA
A avicultura brasileira fechou o ano de 2000 com um incremento de 3,1% na produção, o que representou o abate de 6 milhões de toneladas de frangos. O deputado federal Hugo Biehl (SC) informa que as estatísticas do Instituto de Economia e Planejamento Agrícola do Estado (Icepa/SC) apontam que a produção catarinense representa 22% da nacional, com o abate de 1,32 milhões de toneladas de aves. No estado, a avicultura cresceu 11,9% em 2000, alcançando uma taxa bem superior à observada no país.
REABILITAÇÃO
Conforme o deputado federal Edinho Bez (SC), o Ministério da Previdência Social vai passar a acompanhar de perto a situação dos profissionais cujo pagamento da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de ser efetuado durante um determinado período. O objetivo do Ministério é agilizar o problema das dificuldades de reabilitação profissional para aqueles que perderam seus empregos em função de acidente de trabalho ou doença provocada pela exposição a agentes nocivos à saúde durante o exercício da profissão.
CONCORRÊNCIA
O deputado federal Gervásio Silva (SC) anuncia medida tomada pelo Banco Central, a fim de estimular a concorrência entre os bancos, a partir de agora, os dados publicados na página do Banco Central na Internet levarão em conta não apenas a taxa média informada, mas também os valores mínimos e máximos cobrados pelos bancos. Os números serão atualizados diariamente para auxiliar os clientes na busca de melhores taxas.
SOLUÇÃO
De acordo com o deputado federal Konder Reis (SC), quanto ao êxodo rural nos municípios catarinenses, o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística mostra que de 1996 a 2000 a população se reduz a taxas geométricas anuais. "A solução para enfrentar o problema consiste na urgente implementação do Programa Grande Fronteira do Mercosul, com seus mecanismos para o homem do campo, através da instalação de centros de convivência social, e de melhoria da produtividade e qualidade dos produtos, dentre outros", diz o parlamentar.
APOSENTADORIA
Segundo o deputado federal Gervásio Silva (SC), novo decreto adia a aposentadoria nos fundos. Maior expectativa de vida após os 50 anos dá base ao novo decreto, que define nova regra sobre idade mínima para aposentadoria nos fundos de pensão. O decreto altera a lei 6.435, sancionada em 1998. A nova regra deve começar a vigorar em julho, mas algumas entidades de fundo de pensão já recorrem à Justiça para tentar eliminar os efeitos do decreto. Elas alegam que não pode haver norma acima de lei já existente.
EDUCAÇÃO
Nas décadas de 50
e 60, a educação pública atendia basicamente as elites.
Dos anos 70 em diante, começou o processo de universalização
da Educação Fundamental. Hoje, a taxa de escolarização
líquida indica que 96,1% das crianças entre 7 e 14 anos estão
nas salas de aula, o que revela praticamente a universalização
do ensino fundamental. Um fator essencial na opinião do deputado federal
Serafim Venzon (SC) é que as classes de jovens e adultos foram incorporadas
ao ensino regular.
![]() |
![]() |
TRADIÇÃO
O CTG Mangueira Velha de Santa Izabel em São Joaquim realizou o primeiro rodeio do Século XXI. O diretor administrativo e comercial do "Oi São José", Jair Natal Lanzarin, esteve lá para conferir e foi recebido com muita hospitalidade pelo patrão Albanes Sá, pelo seu pai conhecido como Tio Nenzo Sá e demais integrantes do quadro de tradição do CTG Mangueira Velha, que vem se destacando a cada ano que passa. Tio Nenzo é um exemplo de cultura, tradição e arte, com os seus 85 anos, continua firme na lida com o laço.
O Rodeio foi uma das maiores festas dos últimos tempos, tendo 208 quintetos de laçadores, 1070 barracas e um público de aproximadamente pessoas.
Parabéns aos tradicionalistas do Mangueira Velha
![]() |
![]() |
Piratuba sedia encontro de jornais do interior
Um total de 38 jornais participaram
das plenárias e das atividades programadas pela Associação
dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori-SC) para o
XIII Encontro dos Jornais do Interior de Santa Catarina realizado, em Piratuba,
na região do Meio-Oeste, nos dias 19, 20 e 21, que reuniu cerca de 100
participantes entre proprietários e profissionais de jornais locais,autoridades
e convidados.
A Lei de Responsabilidade Fiscal, os aspectos formais da obrigatoriedade das
publicações legais em Santa Catarina e a formação
de núcleos setoriais orientada pelo Sebrae através do projeto
Empreender foram os principais temas das plenárias,que debateram e abordaram
também a necessidade da formalização de um planejamento
estratégico de longo prazo para a entidade, a qualificação
do segmento com a criação de um selo de qualidade a ser utilizado
pelos jornais filiados à Adjori-SC, estratégias de incremento
de captação das mídias governamentais, a criação
de um espaço formal nos jornais associados para publicação
de matérias jornalísticas geradas pelos próprios jornais
e selecionadas pela Adjori-SC, o Prêmio Adjori de Jornalismo, a criação
de um prêmio anual para profissionais e personalidades com atuação
de destaque em atividades diretamente vinculadas à imprensa do interior
e o andamento da formatação do código de ética dos
jornais do interior de Santa Catarina, entre outros assuntos.
![]() |
O evento que, portanto,deflagrou as atividades da Adjori-SC planejadas para 2001 contou com o apoio e patrocínio do Thermas de Piratuba Park Hotel, da Perdigão Agroindustrial, das prefeituras de Piratuba e Ipira, da Transportes Coletivos Biatur, do jornal O Tempo, de Capinzal, da gráfica RioSul e da Machadinho Energética S.A.(Maesa), que cedeu as dependências do Centro de Atendimento ao Visitante (CAV) para a realização das plenárias .Localizada na região do Vale do Contestado, Piratuba destaca-se por suas fontes de águas termais de onde brotam águas sulfurosas numa temperatura 38,5ºC com alto valor terapêutico, que são disponibilizadas aos turistas num balneário com oito piscinas, banheiras e duchas. | |
Abertura
dos trabalhos de plenária do XIII Encontro. Da esquerda para a
direita, Ênio Azevedo, do Jornal O Tempo, de Capinzal, e Telmo Francisco
da Silva, Miguel Angelo Gobbi, Angelo Schulka e Josiane Ribas Lanzarin
Spengler, integrantes da diretoria da Adjori-SC.
|
Piratuba é reconhecida também pela simplicidade e hospitalidade de seu povo e pela excelente rede de hotelaria que garante aos turistas cerca de 1.350 leitos e uma gastronomia típica da região. Além das águas termais de Piratuba, os participantes de XIII Encontro visitaram a cascata de Ipira e mantiveram contato com o comércio e os produtos coloniais dos dois municípios catarinenses.
Abertura
A sessão solene de
abertura do XIII Encontro dos Jornais do Interior de Santa Catarina, realizada
na noite do dia 19, recepcionou os participantes num coquetel montado com os
principais produtos de frios e embutidos da Perdigão Alimentos S.A.,
servido à beira das piscinas do Thermas de Piratuba Park Hotel, com a
apresentação musical do Grupo Etnia.
A solenidade contou com as presenças de destaque de Roque de Simas, prefeito
de Ipira; Otacir Roque dos Santos, secretário de Administração
e representante do prefeito de Piratuba, Nelson Minks; Gilberto Orsatto, diretor
regional da Perdigão Agroindustrial; Wilson Macedo, diretor geral do
Thermas de Piratuba Park Hotel, e de Miguel Ãngelo Gobbi, presidente
da Adjori-SC e proprietário do jornal Folha do Oeste, de São Miguel
do Oeste.
Legal
O desenvolvimento do painel sobre Direito Administrativo, Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF) e publicações legais, programado para iniciar as
atividades de plenária, no sábado pela manhã, dia 20, ficou
parcialmente prejudicado na medida em que o vôo que conduzia o advogado
Alceu Frassetto, especialista nos assuntos em pauta, e o diretor da Casa Civil
para Assuntos Legislativos, Gley Fernando Sagaz, de Florianópolis para
o local, não encontrou condições de aterrissagem em nenhum
dos aeroportos da região, retornando à Capital.
A ausência dos dois painelistas foi, no entanto, compensada pela competente
abordagem do consultor da Associação Brasileira de Jornais do
Interior (Abrajori) José Carlos Ribeiro, que, entre outros aspectos,
destacou a importância do comprometimento da imprensa do interior para
o efetivo cumprimento da LRF através da denúncia a todos os eventuais
desrespeitos à nova legislação que venham a ser cometidos
pelas administrações municipais e estadual.
A emenda ao artigo 111 da Constituição Estadual que normatiza
as publicações legais no território catarinense, aprovada
pela Assembléia Legislativa, no encerramento dos trabalhos legislativos
de 2000, e o acompanhamento que a Adjori-SC vem dando ao assunto, também
ocuparam espaço de destaque na plenária do XIII Encontro.
Qualidade
O encerramento em 31 de
janeiro para envio à Adjori-SC de material por parte dos jornais do interior
de forma a efetivar a participação no Prêmio Adjori de Jornalismo
e a realização do evento em abril próximo também
foram assuntos de plenária, que decidiu pela criação ainda
de um prêmio destaque para profissionais e personalidades que atuem e
desenvolvam projetos e estudos diretamente vinculados às atividades da
imprensa do interior. Para esta primeira edição do prêmio
destaque, a plenária aprovou a indicação do jornalista
e coordenador do curso de Jornalismo da Univali, Mário Luiz Fernandes.
A qualificação de mercado foi também debatida e defendida
pela plenária, que levantou a necessidade da criação de
um selo de qualidade que identifique os jornais filiados à Adjori-SC
e garanta aos clientes e leitores uma informação de qualidade
e o comprometimento ético do jornal com a comunidade em que atua.
![]() |
![]() |
Painel
com participação do Sebrae dá o primeiro passo para
criar o Núcleo Setorial dos Jornais do Interior.
|
Setorial
No painel de domingo pela
manhã, a consultora Sueli de Bernardi, responsável pelas atividades
do Sebrae na região do Meio-Oeste de Santa Catarina, traçou um
painel das atividades do projeto Empreender, que, numa ação de
parceria do Sebrae, Facisc, Fampesc e Fundação Empreender, e orientada
por tecnologia alemã desenvolvida pela Câmara de Artes e Ofícios
de Munique e da Alta Baviera, vem organizando a economia de Santa Catarina em
núcleos setoriais.
Iniciada na década de 80 por associações comerciais e industriais
das regiões do Norte e Vale do Itajaí, a setorização
da economia catarinense foi impulsionada a partir da segunda metade de década
de 90, somando, hoje, mais de 400 núcleos setoriais dos mais diversos
segmentos da economia, com um total de cerca de 5.000 empresas nucleadas, nas
mais diversas regiões do estado.
As atividades do painel, na verdade, já funcionaram como um primeiro
passo para a formação e criação do Núcleo
Setorial de Jornais do Interior do Projeto Empreender. Como forma de objetivar
este primeiro passo, a consultora do Sebrae, através de um exercício
de aplicação da Metodologia de Resolução de Problemas
(MRP), levantou junto à plenária as principais necessidades do
setor segundo a visão dos participantes do XIII Encontro.
De acordo com Sueli, a partir de estudos deste diagnóstico inicial, o
Sebrae vai apresentar à Adjori-SC um plano de ação estratégica
para o setor dos jornais do interior, num prazo, que a consultora acredita como
máximo, de 30 dias.