Esportes - maio / 2005
Como anunciar
Dia do Desafio mobiliza São José
Ponte Preta homenageia autoridades
Catarinenses começam mal a jornada no Brasileiro

Zé Roberto é o novo técnico da Equipe Masculina de Vôlei da Unisul

A Unisul apresentou, no último dia nove de maio, o novo técnico do time de vôlei, José Roberto Guimarães. O evento aconteceu no Campus Pedra Branca, em Palhoça. Zé Roberto comemora dois retornos. Um como treinador de uma equipe masculina (ele treina também a seleção feminina); e o outro retorno, diz respeito à Santa Catarina, onde morou em 1983, quando jogava pelo Olímpico de Blumenau. Zé Roberto acumula mais de dez títulos em sua carreira.
Para Zé Roberto, todos os campeonatos desse ano serão importantes para a equipe, mas, sem dúvida, o principal continua sendo a Superliga. Vale lembrar que a Unisul foi campeã do campeonato por cinco vezes, vice-campeã por duas vezes, e também por duas vezes subiu ao pódio na terceira colocação.
O time começou os treinos este mês. A parte física acontece na Fundação Municipal de Esportes de São José, na Beira Mar. Os treinos técnicos e táticos acontecem no Ginásio de Esportes Forquilhão, no bairro Forquilhinhas. Mais uma novidade do vôlei da Unisul é que, pela primeira vez, a equipe vai disputar o Campeonato Paulista. Além deste, estão programados também os campeonatos Catarinense, Supercopa, Grand Prix e a Superliga Masculina.
Unisul em São José – A parceria entre a equipe da Unisul e o município de São José foi firmada no dia 11 de abril. O convênio prevê, além do time de vôlei, bolsas de estudos aos servidores da Prefeitura. O valor do contrato é de R$ 40 mil por mês. A Unisul conta ainda com o apoio da Unimed e da Pierri Sports.

Perfil Zé Roberto
Nome: José Roberto Guimarães.
Nascimento: 31/07/54, na cidade de Quitanda, em São Paulo.
Títulos: Seleção Brasileira Masculina – técnico de 92 a 96 – Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Barcelona (92); Campeão do Top Four/92; Campeão da Liga Mundial/93; Bicampeão Sul-Americano 93/95.
Seleção Brasileira Feminina – técnico desde 2003 – Campeão Sul-Americano na Colômbia; Medalha de Prata na Copa do Mundo do Japão.
Equipes: Salompas Cup (2001); Campeão Paulista (2001); Vice-campeão Superliga Feminina (2001/2002); Tricampeão da Superliga Feminina (2002/2003; 2003/2004; 2004/2005).

O prefeito Fernando Elias, o reitor da Unisul, Gerson Joner da Silveira, o novo técnico, Zé Roberto e o gerente de Esportes, Giovane Gávio.

Como anunciar
Zé Roberto é o novo técnico da Equipe Masculina de Vôlei da Unisul
Ponte Preta homenageia autoridades
Catarinenses começam mal a jornada no Brasileiro

Dia do Desafio mobiliza São José

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, acontece no dia 25, mais uma edição do Dia do Desafio (Challenge Day), que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde. A Prefeitura de São José, através da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, este ano estará realizando um grande evento de atividades físicas em todo o município. São José vai competir com a cidade de Bayamo, em Cuba.
O lançamento da mobilização aconteceu no dia 20, no Grêmio da Prefeitura, com a apresentação do projeto do Challenge Day e participação de autoridades, representantes esportivos, imprensa e convidados. Já no dia 25 de maio, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer, durante todo o dia, estará com uma estrutura montada na Beira Mar de São José para incentivar e mobilizar a população e, principalmente, os alunos da Rede Municipal de Ensino a participar do Dia do Desafio que contará com: palco com atividades de dança e música; City Tour pela orla de São José; Projeto Brinquedos e Brincadeiras Populares; Rua de Lazer; brinquedos; Projeto Mexa-se; Projeto São José em Movimento; e Trem da Alegria.
No ano passado, São José venceu Tumaco, na Colômbia, com a participação de 60.588 pessoas, o equivalente a mais de 34,91% da população. Desde que participa do evento, há oito anos, o município já venceu cinco disputas.
Para participar do Dia do Desafio é fácil. Basta que todas as pessoas e empresas que realizarem qualquer atividade física no dia 25, por pelo menos 15 minutos, entrem em contato com o SESC (órgão que realiza o evento no município) e registrem sua participação.

Como anunciar
Zé Roberto é o novo técnico da Equipe Masculina de Vôlei da Unisul
Dia do Desafio mobiliza São José
Catarinenses começam mal a jornada no Brasileiro

Ponte Preta homenageia autoridades

No dia 12 de maio, a Sociedade Recreativa e Esportiva Ponte Preta no Sertão do Maruim, homenageou com uma placa o prefeito Fernando Elias, o deputado estadual Onofre Agostini e o vereador josefense, Osni Meurer.
Na oportunidade, o deputado Onofre Santo Agostini fez a entrega de uma subvenção social ao presidente da Sociedade Ponte Preta, a qual havia sido solicitada pelo vereador Osni Meurer para a Entidade.
A diretoria do Clube e a comunidade local aproveitaram para entregar ao prefeito Fernando Elias, ao deputado estadual Onofre Agostini e ao vereador Osni Meurer, revindicação sobre o termo de Comodato para uso do terreno. O prefeito se comprometeu a buscar junto a Elos uma solução para a renovação do Contrato de Comodato para que a Sociedade Ponte Preta e a comunidade possam a continuar usufruindo da área de lazer.

O deputado estadual Onofre Agostini, o presidente da Sociedade Recreativa e Esportiva Ponte Preta, José Hamilton Hames, o prefeito Fernando Elias e o vereador Osni Meurer.

Como anunciar
Zé Roberto é o novo técnico da Equipe Masculina de Vôlei da Unisul
Dia do Desafio mobiliza São José
Ponte Preta homenageia autoridades

Catarinenses começam mal a jornada no Brasileiro

Thiago Tavares – Comentarista Esportivo

Depois de acenar com a possibilidade real de contar com três participantes na série A do campeonato Brasileiro, se igualando a estados consagrados como Rio Grande do Sul e passando por Minas Gerais, os catarinenses têm de se contentar apenas com a participação do Figueirense. Com a frustrada desclassificação do Avaí no último jogo da segunda divisão, e o rebaixamento do Criciúma e do Joinvile para as séries B e C, respectivamente, Santa Catarina foi do céu ao inferno no mapa do futebol brasileiro. E o começo no campeonato de 2005 já não foi nada bom, deixando o torcedor apreensivo.

Figueirense
O Figuereirense, único representante na primeira divisão, nos últimos anos, vem se consolidando como um clube de médio a grande porte do futebol brasileiro, devido a sua estrutura e aos bons resultados conquistados dentro de campo. Com um belo estádio, de acordo com o estatuto do torcedor, um centro de treinamentos de dar inveja a muitos clubes de tradição, somados a ótimos alojamentos para os garotos das categorias de base, o time já colhe os frutos. Os laterais Filipe, convocado para o mundial sub-20 e que joga no Ájax da Holanda, e Guilherme, que está jogando no Inter de Milão, já fazem parte da geração de sucesso do Figueirense.
O ano tem sido de altos e baixos para os alvinegros, depois de uma campanha ruim no Catarinense e um péssimo início no Brasileirão, o Figueirense fez a melhor campanha da sua história na Copa do Brasil, conseguindo resultados expressivos como a classificação frente ao poderoso Corinthians, o que muitos achavam impossível. O feito amenizou os ânimos pelos lados do Estreito, que foram acirrados novamente com a desclassificação frente ao Paulista, nas quartas de final, na decisão por pênaltis.
A direção porém já reforçou o grupo e deve ganhar um salto de qualidade nos próximos jogos. Com a entrada do xodó Sergio Manoel, que volta ao Clube depois de uma passagem apagada pelo Independente da Argentina, e do centroavante Adriano, artilheiro do Atlético de Ibirama no Catarinense, mas que só deve estrear na 8a rodada diante do Payssandú (PA), no Orlando Scarpelli. A direção ainda espera o final da participação do Atlético Paranaense na Libertadores para contratar o atacante Jorge Henrique. Há também Fernandes, que encerra o seu contrato com os Árabes em junho e deve reforçar a equipe no Brasileiro.

Avaí
O Avaí depois da frustrada tentativa de compor o seleto grupo da serie A do brasileiro no ano passado, começou bem o ano fazendo uma boa campanha no Campeonato Catarinense, dando a impressão de que poderia conquistar o título, ainda mais depois da vitória no clássico. Porém o Leão caiu nas semifinais para o Criciúma, causando nova tristeza para a torcida Azurra, acalentada apenas pela péssima campanha do arqui-rival Figueirense. A equipe vem para o brasileiro com a desconfiança dos torcedores, mas com algumas afirmações como os atacantes Samuel e Fábio Oliveira, a segurança do zagueiro Nailton, a volta do goleiro Adinan, após se recuperar de lesão, e a permanência do trabalho do técnico Galli Neto. A direção, da mesma forma reforçou, o time, com a contratação do centroavante Ricardo Xavier com passagem pelo Criciúma e Atlético Sorocaba, e do Zagueiro Fernando, ex-Vitória da Bahia. O meia Yan, contratado no início do ano e que teve várias lesões durante o ano, também deve voltar nos próximos dias.
Nesse início de brasileiro o Avaí faz uma campanha apenas regular, mantendo-se na zona de classificação, conquistando alguns resultados significativos como a vitória sobre o Caxias na Ressacada com uma atuação convincente e decepcionando em outras, como na derrota para o lanterna São Raimundo, em Manaus.

Criciúma
Após a surpresa da queda para a segunda divisão do brasileiro no fim do ano passado, o Criciúma apostou num velho conhecido do torcedor, o técnico Barbieri, que pegou um grupo com a auto-estima prejudicada e que começou mal o Catarinense. Passada a fase turbulenta do início, o time ganhou força e se acertou, ganhou em qualidade com a excelente fase dos meias Douglas e Athos. Com a conquista do estadual, a torcida passou acreditar na volta para a série A. Com a saída do técnico Barbiere e a contratação de José Luis Plein, a equipe não conseguiu repetir as boas atuações e amarga às últimas colocações, tendo um dos piores começos de campeonato dos últimos anos. O presidente Moacir Fernandes reforçou o grupo com as contratações do meia Neném, do atacante Ricardo Lobo e do lateral Daniel, do Cianorte. A equipe tenta se reabilitar para fugir do inferno da serie C, já que neste ano caem seis equipes.

Joinvile
O Joinvile aposta na continuidade para voltar a série B, com a permanência do treinado Artur Neto e a manutenção da base que disputou o estadual. O JEC está se preparando para disputar a “terceirona” do brasileiro, na série A2 do catarinense, por que a série C começa apenas em julho.

 

Voltar

__________________________________________________________________

Copyright Oi São José Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Oi São José Online.