Geral - junho / 2008

Como anunciar
Mc Donald’s de São José: prêmio Melhor Restaurante
Aroma da Terra vence concurso da revista Saber Viver
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Mapeamento de ONGs - São José, Biguaçu e Palhoça
COLUNA DO PIB
Dicas da Bruxa Jussara
Reforma Tributária é discutida no Costão do Santinho
Estudantes visitam velhinhos do Lar de Zulma

Mutirão de saúde atende população de Potecas

EUA: 220 anos de descentralização
Concursos públicos vão oferecer mais de 100 mil vagas em 2008
Bairro Colônia Santana ganha Escola Profissional
Paróquia festeja Dia de Santo Antônio
IX Festa do Búfalo é sucesso

Se não tens amor ao Brasil, não mereces ser brasileiro

Somos um povo sui generis em vários aspectos. Não é raro ver um brasileiro vestindo um boné ou uma camiseta estampada com frases em inglês sem conhecer o significado. E afirmando que verde e amarelo é fora de moda ou até mesmo deselegante. Onde está o orgulho de ser brasileiro, que só aparece em época de copa do mundo? Onde fica a estrofe do hino nacional “Ó Pátria amada, Idolatrada”. Somos um país sem memória, sem orgulho, cujos habitantes, em sua grande maioria, denigrem a imagem da “Terra de Santa Cruz”. ...” e enaltecem a imagem do “Tio Sam”.
Se nosso país está com problemas, a solução está na união dos brasileiros. Confirmando isso temos os “caras pintadas”. Somos um país “Gigante pela própria natureza”, com “ palmeiras onde canta o sabiá...”. Somos pentacampeões do futebol mundial. Ayrton Senna; Daiane dos Santos; Éder Jofre; Pelé; Guga; Garrincha; João do Pulo; Carlos Gomes; Chiquinha Gonzaga; Anita Garibaldi; Tom Jobim; Vinícius de Moraes; Oscar Niemayer; Cora Coralina; Machado de Assis; Monteiro Lobato; Anita Malfatti; Lygia Fagundes Telles; Aleijadinho; Rui Barbosa, todos brasileiros que cantam e cataram “És tu, Brasil, Ó Pátria amada”.
O Brasil é o país do futuro, “E o teu futuro espelha essa grandeza.” O futuro se faz no presente. Vamos à luta! Unidos venceremos todos os obstáculos!
Somos o único País do hemisfério sul a participar do Projeto Genoma. Temos o País com maior índice de sucesso mundial no combate à AIDS. Somos, também, a terceira maior democracia do mundo. No plano internacional, nossos embaixadores estão entre os melhores do mundo, dotados de notável inteligência, prudência e discernimento. Ocupamos a quinta posição mundial em número de linhas instaladas em relação à telefonia fixa e quanto aos telefones celulares, somos o segundo maior do mundo.
Estamos na décima posição em relação à economia mundial. Temos a maior frota de helicópteros do mundo e 60% das empresas brasileiras possuem certificado de qualidade ISO 9000.
A cultura brasileira é uma verdadeira “colcha de retalhos” formada por imigrantes de todas as nações, vivendo em perfeita união, totalizando mais de 180 milhões de brasileiros natos e naturalizados, recebendo a todos estrangeiros, turistas ou não, com calor e respeito, fazendo com que os mesmos sintam vontade de aqui ficar.
O brasileiro é cordial e amigo, a ponto de empresários europeus, japoneses e norte-americanos ficarem estupefatos com o fato de precisarem, antes de fazer negócio, firmar laços de camaradagem, tornarem-se amigos do empresário brasileiro como condição sine qua non, para a realização do negócio.
Além de tudo isso, o Brasil é “abençoado por Deus e bonito por natureza”: Amazônia; Lençóis Maranhenses; Pantanal, Fernando de Noronha; Cataratas do Iguaçu... belezas naturais únicas.
Chega! Recuso-me a acreditar neste país sem orgulho e sem memória.
Sou brasileira. Orgulho-me disso e “brasileiro não desiste nunca”.
Não conte comigo para falar mal da Terra Brasilis. Não partilho negativismo.
Se não tens amor a Terra de Santa Cruz não mereces ser brasileiro.
Ninguém pode fazer de nosso país o melhor, a não ser nós mesmos.
Nós somos os “filhos deste solo”.
Nós somos os filhos da “Pátria amada, Brasil!”
Jê Fortuna

Como anunciar

Mc Donald’s de São José: prêmio Melhor Restaurante

Francisco Sabino
Empresário Isaac Pires comemorando com sua equipe.

A Equipe do Mc Donald’s do Shopping Itaguaçu, em São José, e o empresário Isaac Pires, de Balneário Camboriú, receberam em maio os prêmios de Melhor Restaurante de Franquias do País e 2º Melhor Restaurante do Ranking Brasil, entre as 550 franquias brasileiras.
O Mc Donald’s foi avaliado por meio do Cliente Misterioso – um programa mundial que monitora e avalia o QSL - Qualidade dos produtos, serviços, rapidez e limpeza dos restaurantes. Os “clientes” são contratados por empresa especializada neste tipo de serviço e fazem visitas quinzenais para avaliar vários O Restaurante Mc Donald´s de São José foi submetido ao programa durante todo o ano de 2007 e obteve a média de 99,36% de resultados positivos em todos os itens, o que lhe garantiu as premiações. O empresário Isaac Pires também é proprietário do Mc Donald’s do Balneário Camboriú Shopping, inaugurado em outubro do ano passado.

Como anunciar

Aroma da Terra vence concurso da revista Saber Viver

A Aroma da Terra – Cosméticos Naturais conquistou o “Prêmio Especial do Público” da revista Saber Viver,  nas categorias Perfumes Senhora e Perfumes Homem, com os perfumes: Aroma da Terra 15 Anos Feminino e Aroma da Terra 15 anos Masculino, ficando entre as mais prestigiadas marcas internacionais do concurso (www.premiosaberviver.mulher.sapo.pt), 
Os presidentes da Aroma da Terra, Nautilha e Paulo Santos, agradecem a toda equipe de vendas,  fornecedores, funcionários e especialmente aos clientes, que ajudaram a tornar realidade  mais este importante passo no crescimento da marca. 

Como anunciar

*UNESCO – O 14º Encontro Nacional PEA/UNESCO será realizado em Florianópolis-SC, sob o tema “Ano Internacional do Planeta Terra”, escolhido pelas Nações Unidas, nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro/2008. A expectativa é receber mais de duzentos participantes de diversos Estados do Brasil no evento que acontecerá no Resort Costão do Santinho, com organização do CEMJ – Centro Educacional Menino Jesus. O CEMJ é um estabelecimento de ensino de propriedade e manutenção da Associação das Irmãs Franciscanas de São José, entidade filantrópica de caráter beneficente e de assistência social que atua nas áreas de saúde, educação e social. A missão é de “Educar para a vida através do conhecimento significativo e pela prática da solidariedade, da ética e da paz”. A escola é filiada desde o ano de 2000 ao Programa de Escolas Associadas a UNESCO (PEA/UNESCO), o qual conta com mais de 5.800 escolas (públicas ou privadas) associadas, distribuídas em 163 países, desenvolvendo ações dirigidas para uma cultura de paz. Maiores informações com Ana Maria Bosse  eventos@meninojesus.com.br) ou Roberta Veras do Lago robertalago@meninojesus.com.br.  Coordenação de Eventos (fone: 48 3251-1900);
*EDUCASUL -Palestrantes de diversos estados brasileiros vão traçar um panorama do dia-a-dia nas instituições de ensino infantil e fundamental no Brasil durante o Educasul 2008. Voltado à discussão da educação, cultura e currículo, o evento acontecerá de 23 a 26 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, com desconto, até o dia 15 de junho. Conferências, Mesas Redondas, Cursos e Painéis serão oferecidos aos profissionais que buscam, sobretudo, um ponto de encontro para aperfeiçoar o processo de transformação da educação e sociedade brasileira.
E pela primeira vez, paralelamente ao Educasul 2008, será promovido o ENEP, Encontro Nacional do Ensino Particular. Mais informações podem ser obtidas através do site www.educasul.com.br;
*PARCERIA - A ABIH-SC firmou parceria com a professora Aline Regina dos Santos, mestre em Administração pela UDESC /ESAG e doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas na UFSC, que vai realizar pesquisa “Gestão de Falhas e Recuperação de Clientes no Setor da Hotelaria Catarinense”. Uma oportunidade para os hotéis analisarem os serviços prestados, corrigirem falhas e implantarem ações de recuperação de hóspedes gratuitamente. Para participar envie e-mail até o próximo dia 15 para Aline dos Santos: aline_san@yahoo.com.br; manifestando o interesse em participar e com as seguintes informações: nome do proprietário ou gestor da empresa; nome da empresa, endereço completo e segmento que atende (negócios, lazer - praia, campo, águas termais, etc.). Mais informações: ABIH-SC: abih@abih-sc.com.br; fone: (48) 3222-8492;
*PROGRAMA - A versão em áudio do Programa Faça e Aconteça vem beneficiando diversas pessoas que são excluídas do mercado de trabalho por causa da deficiência visual. Somente em Santa Catarina, cerca de 14% da população possui algum tipo de problema para enxergar. A criação dessa nova ferramenta de ensino dá oportunidade aos que se encontram marginalizados pela sociedade, de ter uma capacitação profissional. A equipe do SEBRAE/SC produziu 100 kits nessa versão para atender deficientes visuais de todo o estado de Santa Catarina.  Informações: Juliana Pamplona / Karyna Pereira / Júlia Hoebel
48 3035.5503 /9981.0506 / 9971.5056 / 8825.5776;
*CONTRATAÇÃO - A ABIH-SC, representando os hotéis associados, promoveu ação judicial contra o Conselho Regional de Engenharia (CREA/SC), a fim de liberá-los da contratação de um engenheiro mecânico responsável pelo Plano de Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado. Esta exigência vinha sendo feita pelo CREA a todos os hotéis de Santa Catarina. A ABIH-SC alerta aos hoteleiros que a medida é válida, por enquanto, apenas aos associados que participaram da ação e que o CREA foi condenado a devolver os valores cobrados durante os últimos cinco anos a título de ART. Aqueles que não participaram da ação e que sofrem a exigência devem procurar a entidade para se inteirar das medidas a serem tomadas. De acordo com o procurador judicial da ABIH-SC, Airton Brasil Adv. Associados, a decisão proferida era esperada em face da absoluta ilegalidade da exigência. Mais informações com ABIH-SC - Fone: (48) 3222-8492 - abih@abih-sc.com.br ;
*GASTRONOMIA - De 25 de julho a 2 de agosto, o Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, realizará simultaneamente nas cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, a 1ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O evento visa fortalecer a região no combate a sazonalidade e inserir a região no seleto calendário de eventos gastronômicos de qualidade do país. As “Palestras Especiais e Aulas Demonstrativas” vão contar com a presença de famosos como Glória Kalil, Laurent Suaudeau e Renato Machado;
*GUARDA MUNICIPAL – É estranha a participação dos componentes da conhecida Guarda Municipal de São José nas avenidas e ruas da cidade. Tenho observado que a atuação desta organização oficial, sem poder de policia, tem deixado muito a desejar. Se a finalidade é organizar o trânsito, cuidar do patrimônio público, entre outras, não é o que parece, pois, quando os semáforos apresentam problemas, dificilmente se encontra um guarda municipal orientando os motoristas e ou os pedestres. Na verdade, se você desejar encontrar um guarda municipal é só observar dentro de algum comércio da Avenida Central do Kobrasol, onde poderá achar um guarda conversando por mais de uma hora, com carros oficias parados no estacionamento;
*CARÊNCIA – São José uma cidade grande, com grande potencial, com uma diversificação industrial e comercial, e não possui Hospital Municipal ou Policlínica 24 horas, o que traz transtornos, principalmente pela grande procura pelo Hospital Regional. Faz-se necessário que o Prefeito Municipal, Dr. Fernando Elias, estude o assunto e ofereça uma melhor opção à população josefense, que padece nas longas filas para atendimento médico no Regional;
*ELEIÇÕES – em outubro serão escolhidos prefeitos, vices e vereadores em todos os municípios brasileiros. É chegado o momento em que os eleitores devem votar com cuidado nos seus representantes, para que não ocorram desilusões e o desenvolvimento de cada cidade fique em segundo plano. Estude as metas e planos de governo de cada candidato, veja sua preocupação no tocante à saúde, educação, saneamento básico e com o bairro em que você reside. Não se iluda por falsas promessas;

REFLEXÃO -
A compaixão, a fraternidade, a solidariedade, a ternura, o afeto, são elementos importantes na construção da beleza e da harmonia” - Autor desconhecido.

Como anunciar

Está precisando de emprego?
O "Oi São José" dá uma forcinha!!!

Para participar gratuitamente da Coluna de Empregos do jornal "Oi São José" é só enviar seu nome, telefone, emprego que deseja, até o dia 15 de cada mês, por e-mail: oisaojose@oisaojose.com.br, fax: (48) 3259-5077, ou endereço: Caixa Postal 20.471 - Kobrasol - CEP 88102-970 - São José.

• Ana Paula Cordeiro, 23 anos, é acadêmica da 8ª fase do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, da Unisul Palhoça. Reside em São José e procura vaga na área em que estuda. Fez cursos como Capacitação e Técnica de Vendas e atendimento, Marketing Profissional e Pessoal, Informática - Computação Comercial - Windows, Word, Excel, Internet, Corel Draw, Photo Shop, Delphi. Atuou como auxiliar de Secretaria, operadora de Telemarketing, secretária, auxiliar administrativa e com fotografia para festas e eventos. Fones: (48) 3259-6061 / 9914-1056. E-mail: ana_paula_pub@hotmail.com

Como anunciar

Mapeamento de ONGs - São José, Biguaçu e Palhoça

O ICom (Instituto Comunitário Grande Florianópolis), organização que auxilia as ONGs que promovem o desenvolvimento social e ambiental da região, está realizando um mapeamento para descobrir onde estão e o que fazem as ONGs que atuam nos municípios de São José, Palhoça e Biguaçu. Para colaborar com este trabalho e ainda divulgar suas atividades, as ONGs devem entrar em contato com o ICom, através do site www.icomfloripa.com.br e preencher o formulário de Coleta de Dados, no link “Mapeamento de ONGs”. Mais informações pelo telefone (48) 3222-5127.

Como anunciar

COLUNA DO PIB
Dr Paulo de Tarso Guilhon*
pguilhon@hotmail.com

O sabido e o sábio.
Há uma grande diferença entre o sabido e o sábio...

Dom Lourenço de Almeida Prado, Monge Beneditino

Encontro Zé Bigode, personagem folclórico da minha juventude, que há muitos anos não via. Com 75 anos completos, Zé Bigode é calado, pouco fala, mas, quando resolve falar, é bom puxar o banquinho para escutá-lo. Embora, com pouco estudo, Zé Bigode é um exemplo de que apesar da formação precária, sua inteligência lhe confere ao mesmo um excelente poder de observação e análise e um espírito mordaz, ferino.

Coluna do PIB: Há quanto tempo, Zé Bigode! O mundo mudou muito?
Zé Bigode: O mundo mudou muito. Os homens continuam os mesmos.
Coluna do PIB: Como assim, Zé?
Zé Bigode: Há quarenta anos, os países eram divididos em socialistas e capitalistas. A China era super fechada, a União Soviética um mistério perigoso e essa tal de internet nem existia. Hoje está tudo mudado. Porém, os homens continuam com a cabeça pequena de antes. Sempre na base do “Mateus primeiro os meus” e o coletivo que se dane.
Coluna do PIB: O mundo tinha um PIB de US$ 2 bilhões em 1967 e ano passado fechou em US$ 48 bilhões, mas, a fortuna mudou de endereço. Antes, Paul Getty, milionário americano da indústria petrolífera, era o homem mais rico do mundo. Hoje, Carlos Slim, magnata mexicano das telecomunicações, construção civil e varejo detém US$ 60 bilhões e é considerado o mais rico do mundo.
Zé Bigode: A fortuna pode até ter mudado de endereço, mas, não mudou de classe social. O pobre continua sendo pobre e não vejo como mudar esse estado de coisas. Uma coisa boa aconteceu: a mulher hoje está mais participativa no seu próprio destino. Ela foi à luta e conquistou alguns espaços importantes, principalmente, no campo profissional. E tem mais: para mim, riqueza vem do espírito. O homem tem que ter consciência moral e não acúmulo de capital. Há poucos com tanto e tantos com pouco.
Coluna do PIB: E no campo político, o que está faltando para a mulher melhorar sua participação?
Zé Bigode: Em primeiro lugar, ela tem que demonstrar que quer participar e bater firme até conseguir o espaço dela porque os políticos, assim como os mais diversos profissionais, não querem abrir com medo de ver seus espaços ameaçados. Quem vai lucrar com essa briga será o povo que terá mais opções para endereçar seu voto. A briga é boa, já começou e vai longe.
Coluna do PIB: Por que você acha que o homem não mudou?
Zé Bigode: Outro dia a televisão mostrou uma reunião de vereadores no interior do nordeste. Era numa garagem improvisada como câmara de vereadores. Tinha de tudo. Era vereador de barba mal feita, camisa aberta no peito, chinelo de dedos, um acinte. Mas, a negociata comia solta. Também pude perceber em outro momento, em uma reunião de deputados, não me lembro onde, que havia um que mascava chicletes como se fosse adolescente, sem compromisso com o povo que o elegeu. Parecia um deboche. A crise é moral e está espalhada em todo o país. Tem muito sangue ruim planejando o destino do povo. Isso só vai acabar quando o povo for educado.
O povo, quando quer participar de alguma coisa que mexe com seus interesses, bota os pés pelas mãos. É um tal de vaiar, xingar. Uma vergonha. Até parece que em lugar de estar participando de um ato solene, assim entendo que deva ser uma reunião política em plenário, parece estar em um jogo de futebol de várzea. Tenta, no grito, intimidar o juiz do jogo. Não é por aí. Tem que haver um mínimo de compostura, tanto para os políticos como para o povo.
Coluna do PIB: É verdade Zé Bigode. É preciso ter em mente que democracia é para todos. Porém, em primeiro lugar é preciso saber ouvir opiniões contrárias e não querer impor pela força, pela coação agressiva, o seu ponto de vista. É uma questão de educação e começa em casa. Saber ouvir para poder ser escutado.
Há ainda um longo caminho a percorrer antes que possamos ser considerados educados. Esse caminho terá que ser construído com as crianças para que amanhã, cenas como essas que você relatou e que a televisão nos mostra, diariamente, não façam mais parte de nosso cotidiano.
A divergência ideológica e política é benéfica e fundamental para o aprimoramento do processo democrático. O patrulhamento ofensivo é típico dos regimes centrais quer de direita ou esquerda. É fascismo puro. O fascista é sabido. O democrata é sábio. O contraditório é bem vindo. A falta de compostura é execrável e deve ser banida em uma sociedade educada. Civilizadamente.
Há uma grande diferença, portanto, entre sábio e sabido como afirma Dom Lourenço de Almeida e Prado, Reitor Emérito do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, do alto de seus 97 anos, completados em 30 de maio. Sabido é o espertalhão de ocasião. Sábio é quem consegue perceber toda a situação, analisa, entende e resolve o problema.

* Economista, Master of International Management, Doutor em Engenharia de Produção.

Como anunciar

Dicas da Bruxa Jussara

ÁRIES: (21/03 a 20/04)
Durante a semana pode pintar um trabalho extra, aproveite. No amor, muita calma.
CRISTAIS DA SORTE: berilo, gemas rosadas, granada, jaspe vermelho, rubi, turmalina, zircão.

TOURO: (21/04 a 20/05)
Terá iniciativa e lutará pelo que quer. No amor, de atenção a quem ama.
CRISTAIS DA SORTE: cristais de rocha, esmeralda, mármore, quartzo rosa, safira azul, turmalina verde.

GEMÊOS: (21/05 a 20/06)
Não é o momento de gastos extras.No amor, aproveite cada minuto.
CRISTAIS DA SORTE: lápis-lazúli, pedras bicolores, safira azul, sodalita, turmalina azul.

CÂNCER: (21/06 a 21/07)
Período bom para exercitar a sua coragem e arrojo.No amor, paquera.
CRISTAIS DA SORTE: calcedônia, coral, jaspe negro, madrepérola, opala, pedra-da-lua, pérola.

LEÃO: (22/07 a 22/08)
Estará muito seguro do que deseja, sua ambição será visível. No amor, seja flexível.
CRISTAIS DA SORTE: âmbar, citrino, diamante, olho-de-tigre, pedra-do-sol, safira amarela, topázio cor de ouro.

VIRGEM: (23/08 a 22/09)
Sua alegria vai contagiar as pessoas a sua volta. No amor, namoro complicado.
CRISTAIS DA SORTE: ágata, cornalina, fluorita, sardônica.

LIBRA: (23/09 a 22/10)
Não fique em casa durante este período bom para se divertir. No amor, cumplicidade.
CRISTAIS DA SORTE: água-marinha, esmeralda, jade, safira, topázio azul, topázio verde, turquesa.

ESCORPIÃO: (23/10 a 21/11)
Ótimo momento para dividir tarefas e pedir ajuda. No amor, desprenda-se do passado.
CRISTAIS DA SORTE: ágata, cornalina, jaspe sanguíneo, quartzo fumê, sardônica, turmalina negra.

SAGITÁRIO: (22/11 a 21/12)
Afaste a insegurança, aproveite e conecte-se com a natureza. No amor, romance novo.
CRISTAIS DA SORTE: diamante, granada vermelha, safira azul, topázio azul, topázio branco.

CAPRICÓRNIO: (22/12 a 20/01)
Deixe a cautela de lado e seja ousado. No amor, se valorize.
CRISTAIS DA SORTE: azeviche, jaspe, madeira petrificada, obsidiana, ônix, turmalina negra.

AQUÁRIO: (21/01 a 19/02)
Vai precisar de privacidade neste final de semana. No amor, não seja egoísta.
CRISTAIS DA SORTE: amazonita, aventurina, esmeralda, jacinto, malaquita, turmalina verde.

PEIXES: (20/02 a 20/03)
A timidez poderá atrapalhar os seus planos: solte-se! No amor, dia especial a dois.
CRISTAIS DA SORTE: água-marinha, alexandrita, ametista, olho-de-gato, olho-de-tigre, opala.

PARA VOCÊ PENSAR
“A esperança deixa de ser felicidade quando a impaciência a acompanha.”
Jacques Rousseau

Como anunciar

Reforma Tributária é discutida no Costão do Santinho


O Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e conferencista, Bernard Appy, apresentou o Projeto de Reforma do Sistema Tributário Brasileiro e as principais medidas e propostas.

A Conferência da Comissão Especial de Reforma do Sistema Tributário Brasileiro - Regional do Sul do País foi promovida pelo IBRASC – Instituto Brasileiro de Santa Catarina, nos dias 12,13 e 14 de junho no Costão do Santinho Resort & SPA, em Florianópolis, atendendo solicitação da Comissão Especial da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados.
Na abertura do evento foi apresentado o Projeto de Reforma do Sistema Tributário Brasileiro – Principais Medidas e Propostas, pelo conferencista e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Ele abordou as principais medidas e propostas da Reforma e seus impactos, dentre outros aspectos relevantes para entendimento e discussão do tema.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, disse em seu discurso na abertura da Conferência, que ficou favoravelmente impactado quando recebeu o primeiro esboço da Reforma. “Tudo o que vier para eliminar os tributos constituirá num passo gigantesco para o crescimento e desenvolvimento do país. O setor produtivo nacional vai ganhar produtividade. Mas esta não é a Reforma ideal, pois não adentra países fechados do 1º mundo, porque não entra na descentralização fiscal do país, porém, enquanto não chegamos ao modelo ideal, vamos dar ao Brasil os instrumentos corretos para eliminarmos tudo o que ainda está aí”, concluiu o governador catarinense.
Segundo o deputado federal Cláudio Vignatti, esta é a Reforma do Estado brasileiro. “Queremos simplificação e justiça tributária para que o povo possa pagar menos taxas. Estamos trabalhando para votar ainda este mês na comissão especial, pois a reforma não pode ser para amanhã”.
O deputado federal Edinho Bez, 1º vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária, considera o momento oportuno para realizar a reforma. “Em todas as conferências que temos desenvolvido é reconhecida necessidade da Reforma Tributária. O sistema arcaico não condiz com o mundo atual. Queremos que todos paguem pouco, mas paguem”. Para o governador do Paraná, Roberto Requião, espaços para debate e discussão sobre o tema, como as conferências, são muito importantes para a Reforma Tributária.
Outras autoridades estiveram presentes na abertura da Conferência: o Relator da Comissão Especial da Reforma Tributária, Sandro Mabel, o secretário Luiz Carlos da Silva, representando o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, o deputado estadual e presidente da sub-Comissão de Reforma Tributária, Renato Hinnig; o presidente do Instituto Brasileiro de Santa Catarina, José Carlos Jobim, entre outros convidados.    
O objetivo da Conferência foi promover o debate acerca da Reforma Tributária e Fiscal, permitindo à sociedade, através dos seus órgãos de representação, manifestação por meio de propostas que visem o entendimento e consolidação da iniciativa, a fim de que se alcance uma reforma autêntica, democrática e participativa. Além disso, debateu-se a importância da Reforma, no intuito de tornar o Brasil mais competitivo no cenário de globalização. Também foram discutidas medidas para garantir uma estrutura tributária eficaz, capaz de reduzir os custos e simplificar as transações econômicas.


Autoridades como o governador Luiz Henrique da Silveira participaram da Conferência Regional do Sul do País da Comissão Especial da Reforma do Sistema Tributário.

O sistema arcaico não condiz com o mundo atual. Queremos que todos paguem pouco, mas paguem”, ressaltou o deputado federal Edinho Bez, durante seu pronunciamento.

Como anunciar

Estudantes visitam velhinhos do Lar de Zulma

Gabriela Bez
Estudantes da Escola Cristã de Florianópolis passaram uma tarde com os idosos no Lar de Zulma.

Ajudar ao próximo é uma maneira de fazer bem a si mesmo. Movidos por este sentimento, alunos do sétimo e oitavo ano da Escola Cristã de Florianópolis visitaram o Lar dos Velhinhos de Zulma, na tarde de 17 de junho. Segundo a professora de Filosofia e Ensino Cristão, Érika Zanella e Silva, o objetivo desta vivência entre alunos e idosos é promover momentos reflexivos em sala de aula e desenvolver a Responsabilidade Social. “Os alunos prepararam jogos para diverti-los durante a tarde, mas os velhinhos preferiram uma boa conversa”..
Ao todo são 35 idosos de famílias carentes que moram no Lar, 12 homens e 23 mulheres. Alguns recebem visitas diárias ou semanais de seus parentes, mas outros não têm familiares e que dependem do carinho e atenção de voluntários.
Antes mesmo da vivência no Lar, os alunos da Escola Cristã de Florianópolis fizeram um estudo comparativo da situação dos idosos no Brasil e de outros países. A professora Érika ainda fez questão de aguçar o olhar dos adolescentes quanto ao trabalho social e ao voluntariado.
Café colonial beneficente – Desde 1967, o Lar de Zulma é mantido pela Sociedade Espírita de Assistência e Promoção Social Tereza de Jesus, que recebe doações e promove eventos para arrecadar recursos. De acordo com a auxiliar administrativa, Maria Bernadete Martins, a despesa de cada velhinho é de cerca de R$ 900,00. “Os artigos de maior necessidade são produtos de higiene pessoal como sabonete, xampu, condicionador, papel higiênico, fraldas descartáveis e lenços umedecidos, além de produtos de limpeza”.
Uma vez por mês é realizado um brechó no Lar e no dia 12 de julho será oferecido um café colonial. O valor do convite é R$ 15 e pode ser adquirido na hora, no Lar de Zulma, que fica na Av. Irineu Bornhausen, 119. As visitações podem ser feitas todos os dias, das 14h30min às 17h30min. Contatos: (48) 3241-0981 e www.lardezulma.org.br.

Como anunciar

Mutirão de saúde atende população de Potecas

Através do projeto São José Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu gratuitamente atendimento médico nas áreas de Pediatria, Clínica Geral, Ginecologia, Odontologia, além de atendimento de Enfermagem e coleta de preventivo do câncer do colo uterino e mama, para a comunidade de Potecas.
O evento que beneficiou cerca de 200 pessoas aconteceu no dia 7 de junho, sábado, das 9h às 16h, no Centro Educacional Municipal Santa Terezinha, contou com o apoio do Caminhão da Cidadania, instalado em frente à escola.

Como anunciar

EUA: 220 anos de descentralização

Aprovada em 1787, na convenção constituinte reunida na Filadélfia, a Constituição dos Estados Unidos da América do Norte passou a vigorar nacionalmente em 21 de junho de 1788, depois de tumultuada notificação dos 13 estados.
Há exatos 220 anos, portanto, a Constituição norte-americana consegue equilibrar e harmonizar as tensões entre a tendência estadista, defendida por Thomas Jefferson, que queria grande autonomia política para os Estados membros da federação, e a tendência federalista, que lutava por um poder central forte, defendida por Alexandre Hamilton e George Washington.
Decorridos mais dois séculos de vigência do seu texto constitucional, com a eleição e posse de 43 presidentes da República, apenas 27 emendas foram acrescentadas aos seus oito (!) artigos originais. Um prodígio de estabilidade!
Modelo de concisão, ela, no entanto, sofria de grave defeito congênito: não acolhia um capítulo dedicado aos Direitos e Garantias Individuais, o que só veio a acontecer dois anos depois, com o chamado Bill of Rights, as primeiras dez emendas ao texto original.
Quando o jovem advogado francês, Alexis de Tocqueville, vindo de uma França de tradição centralista, foi buscar no Novo Mundo os remédios para os males do seu sangrento e tumultuado Velho Mundo, maravilhou-se com o que viu: uma nação efervescente, dinâmica, unida sob os mesmos propósitos e com um grau de homogeneidade e bem-estar que nunca vira.
De sua aguda capacidade de observação e análise sociológica resultou uma obra magistral - A Democracia na América -, que relata descobertas como esta: “Nas grandes nações centralizadas, o legislador é obrigado a dar às leis um caráter uniforme que não comporta a diversidade dos locais e dos costumes”.
Sobre o federalismo: “Basta lançar um olhar aos EUA para perceber todos os bens que decorrem para eles da adoção do sistema federativo. Não seria possível imaginar-se a que ponto essa divisão da soberania serve ao bem-estar de cada um dos estados de que se compõe a União.
Prosseguindo na reflexão sobre o caráter descentralizador, que emana do âmago da Constituição dos “founding fathers” a União e os Estados, Tocqueville discorre, com grande precisão: “A soberania da União é artificial; a soberania dos Estados é natural; existe por si mesma, sem esforços, como a autoridade do pai de família. (...) A soberania dos Estados envolve cada cidadão e a cada dia a toma em detalhe. É ela que se encarrega de garantir a sua liberdade, a sua propriedade, a sua vida; em todos os momentos, influi sobre o seu bem-estar ou a sua miséria”.
 Sobre as virtudes do governo democrático e descentralizado: “... faz o que o governo mais hábil muitas vezes não tem poderes para criar; faz propagar pelo corpo social uma atividade inquieta, uma força superabundante, uma energia que jamais existe sem ela e que, ainda que as circunstâncias sejam pouco favoráveis, podem produzir maravilhas”.
O que considero sua frase-síntese revela a um só tempo a grandeza do escritor e a agudeza do cientista social: “A centralização pode concorrer admiravelmente para a grandeza passageira de um homem, nunca para a prosperidade durável de um povo”.
Luiz Henrique da Silveira - Governador do Estado de Santa Catarina

Como anunciar

Concursos públicos vão oferecer mais de 100 mil vagas em 2008

Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ibama, Fatma, Tribunal Regional Eleitoral/SC, Ministério Público/SC, Fundação do Meio Ambiente/SC, Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Estes são alguns dos órgãos públicos que vão oferecer mais de 100 mil vagas através de concursos públicos até o fim de 2008 em todo o país, nas esferas federal, estadual e municipal. A estimativa é que cerca de 5 mil candidatos disputem as vagas, o que corresponde a 43% a mais que no ano passado.
Segundo Eliseu Polese Rocha, da Evolução Concursos, em Florianópolis, a concorrência matemática é de 50 candidatos por vaga, mas números elevados como esses não correspondem à realidade. “Muita gente fica sabendo dos concursos e se inscreve, mas não leva a sério, não estuda”. Um bom exemplo é o concurso para a Caixa Econômica Federal, que acontecerá no dia 29 de junho, com mais de 760 mil inscritos. “De fato, um número muito menor de candidatos estará realmente concorrendo a uma das vagas oferecidas”, avalia Eliseu.
De acordo com o coordenador da Evolução Concursos, o mercado de trabalho privado está cada vez mais competitivo. “A multiplicação dos cursos superiores fez com que a quantidade de jovens formados em busca de emprego aumentasse em progressão geométrica, enquanto as oportunidades cresceram em progressão aritmética”.
Outro fator que atrai candidatos é que nos últimos 15 anos o salário do setor público teve aumento de 254% em relação ao setor privado. O salário médio do funcionalismo público federal saltou de R$ 1.400,00 para R$ 4.700,00, o que representa 97,3% maior que a média do setor privado com a mesma escolaridade, sexo e cor. Dentre os servidores federais, 35% deles recebem salários entre R$ 2.500,00 e R$ 6.000,00 e 8% recebem a partir de R$ 8.500,00 reais.
Mais informações:
www.evolucaoconcursos.com. Fones: 3025-1165 / 3025-1166

Como anunciar

Bairro Colônia Santana ganha Escola Profissional

Corte e costura, corte de cabelo, tricô e crochê, lingerie, pintura em tecido, pintura em tela e bordado à mão são os cursos oferecidos gratuitamente pela Escola Profissional da Colônia Santana, inaugurada no dia 13 de junho, às 19h, em São José. Os cursos foram escolhidos de acordo com a necessidade da comunidade
Esta é a sétima unidade do gênero aberta no município para proporcionar a profissionalização de novos artesãos e gerar nova fonte de renda para centenas de famílias. A Escola Profissional da Colônia Santana está localizada na Rodovia SC 407, km 08, s/n, Bairro Colônia Santana. Para participar dos cursos oferecidos, os interessados deverão fazer suas inscrições na própria escola.

Como anunciar

Paróquia festeja Dia de Santo Antônio

Nos dias 13, 14 e 15 de junho foi realizada a tradicional festa de Santo Antônio, na Paróquia de mesmo nome (Igreja Redonda), em Campinas, São José. A comemoração ao padroeiro contou com uma série de missas e procissões na região. No dia 14, às 16h, um grandioso bingo reuniu a comunidade.
Já no dia 15, após a missa de encerramento, os convidados puderam apreciar um saboroso churrasco acompanhado por saladas e pães. Um bolo decorado foi leiloado pelo lance de R$ 600. O almoço de domingo, dia 15, foi prestigiado pelo prefeito Fernando Elias e sua esposa, Méri Terezinha Hang, o secretário dos Transportes, Silvinei Vasques, entre outras autoridades josefenses.

Como anunciar

IX Festa do Búfalo é sucesso

A empresa Suprimais Eventos, através de seu diretor, Luiz Salvador, disse que o evento atingiu sua meta, correu tudo de acordo com o planejado. Estiveram presentes mais de mil pessoas, entre os quais o prefeito Fernando Elias, o deputado Djalma Berger, vereadores de Florianópolis e São José, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Regional, no ato representando o governador Luiz Henrique da Silveira, Flávio Bernardes, entre outras personalidades e autoridades catarinenses. Os visitantes da Festa puderam saborear um suculento churrasco de búfalo e um delicioso café colonial. A próxima edição, a de número X, já está sendo programada para ser um sucesso ainda maior.
O organizador agradeceu o apoio e a presença de todos.
Até o ano que vem!

 

Voltar

__________________________________________________________________
Copyright Oi São José Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Oi São José Online.