Geral - junho / 2007

Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

Radar Democrático

Rubens Alves
cardiga@gmail.com - (48) 8411-9747

Depois da tempestade... mais confusão
Depois das prisões ocorridas no mês de Maio, que balançaram a Capital, imaginávamos um mês mais tranqüilo. Poderíamos dar as boas vindas ao inverno. Não foi o que aconteceu. A cidade esteve agitada e ao que parece não vai parar por aí.
As últimas semanas vêm acompanhando um aumento considerável no número de protestos na Capital catarinense. Testemunhei vários eventos nesse sentido. O primeiro ao tentar atravessar a ponte em direção ao centro de Florianópolis, fui impedido de chegar aonde precisava. Eram protestos de servidores federais que caminhavam sobre a ponte. Eu, como inúmeros cidadãos da cidade e municípios vizinhos, ficamos reféns desses acontecimentos. Certamente não fui o único, o primeiro ou o último. A revolta dos cidadãos não envolvidos nos protestos tem fundamento, pois se baseiam no direito constitucional de ir e vir. Contudo, é constitucional também o direito de greve e livre manifestação. Claro que quando um direito interfere no outro, deixa de ter sua garantia mantida.
Daquele dia em diante foi constante algum tipo de manifestação pela cidade. Especialmente comandada pelos líderes do Movimento Passe Livre, que mais uma vez estão nas ruas para protestar contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Sempre acompanhados por um enorme batalhão da polícia militar, os estudantes percorrem as principais ruas do centro da cidade entoando cânticos de protesto. “Se a tarifa não baixar a cidade vai parar”, é um exemplo das palavras de ordem ouvidas nas ruas da Capital. Certamente são conscientes da força que uma grande manifestação pode ter numa cidade já tão caótica em infra-estrutura no trânsito.
Num dos protestos, que acompanhei proximamente, os estudantes foram impedidos de entrar no prédio da Faculdade de Educação, localizada à rua Saldanha Marinho, no centro. Em números bastante reduzidos, algo em torno de 100 manifestantes eram acompanhados por 10 viaturas do COE (Comando de Operações Especiais) e um vã lotada de PMs. A diferença era descomunal. As aulas dessa vez não foram interrompidas, como já acontecera em outras oportunidades, e a passeata continuou o seu caminho. A reclamação dos líderes é que a polícia está cada vez mais violenta com os manifestantes, coibindo, em certos momentos, a liberdade e o direito de livre manifestação. A sociedade precisa abrir os olhos.
Aqui não se defende excessos de parte a parte. Nem a polícia usando força desproporcional (o que é bastante comum), nem as manifestações interrompendo a livre circulação das pessoas. Que os funcionários e estudantes protestantes não se utilizem desse meio para provocar quebra-quebra ou gozar de folgas na hora do serviço; nem que os rotulemos de arruaceiros e malandros. A sociedade democrática tem que absorver as diferenças e respeitá-las.

Youtube e a verdade
O quebra-quebra ocorrido nas instalações do Pró-Cidadão, no centro de Florianópolis, ao contrário da versão oficial da polícia, não foi provocado pelos grevistas. A divulgação de um vídeo no site Youtube.com revela que os policiais empurraram os servidores contra a divisória de vidro, provocando seu deslocamento e conseqüente quebra. Os funcionários da Prefeitura, em protesto, invadiram o principal estabelecimento da Prefeitura para dar voz aos seus reclames. Atitude bastante controversa, pois além de interferir nos serviços que ali são prestados, constrange os servidores que não quiseram aderir à greve. A paralisação reivindica melhorias salariais. As versões oficiais, a cada dia, sofrem mais e mais com essas novas ferramentas tecnológicas. Uma câmera na mão e um computador com acesso à internet bastam para desmontar qualquer falso testemunho. Chegamos à era da revolução digital, esperamos que ela venha cada vez mais a contribuir com a democracia e o acesso às informações. Como a Polícia Militar vai se explicar agora, as imagens não mentem!

Arena Multiuso
O Tribunal de Contas do Estado suspendeu o edital de concorrência pública que pré-qualificaria as empresas interessadas em realizar a obra. Orçada em aproximadamente R$ 45 milhões, a obra será realizada pela Prefeitura de Florianópolis com capital da União e do Estado. Foram encontradas sete irregularidades pelo TCE, e agora, a Prefeitura tem 15 dias, a partir de 14 de junho, para justificar ou corrigir as falhas apontadas. Sob risco de não ver a realização da obra, faz-se necessário que a administração do prefeito Dário Berger aja rapidamente. Sua batata já está assando...

Falando nisso
A deputada Federal Ângela Amin circulou simpaticamente pela cidade durante os últimos dias. Em cerimônia realizada em homenagem ao empresário Antônio Koerich, ela cumprimentou até antigos aliados e desafetos como Júlio Garcia, Paulo Bornhausen e César Souza Júnior. Ao contrário do marido, Esperidião, que passou ao largo da mesa em que se encontravam os parlamentares do DEM. Especula-se que será Ângela a enfrentar Dário Berger nas eleições de 2008. Será que não é uma estratégia do ex-governador para dissimular sua intenção? Dos dois é o único que não tem mandato... O tempo dirá...

Processo
Ganhou notoriedade o processo que o deputado federal Djalma Berger abriu contra o jornalista Paulo Alceu. A indenização alcança estratosféricos 100 mil reais por danos morais. A coluna do Paulo Alceu na internet possuía uma seção denominada “Sem Cortes”, destinada aos leitores, na qual se podia escrever livremente sobre qualquer assunto. O deputado sentiu-se lesado por um trecho escrito por um leitor da coluna e processa o jornalista que é responsável pelo espaço. Essa seção foi retirada do ar. Djalma alega que o bem mais precioso do homem público é sua imagem. Sempre que pedia retratação, era alvo de alguma alfinetada, relatou o deputado. “Não imaginas o que já aturei. Esgotou a paciência. Não tinha mais o que fazer, chega um ponto que tem que reagir, tem que se defender, relatou o deputado. Ele acha que se o processo servir para fazer com que os jornalistas reflitam mais sobre o que escrevem, já terá cumprido seu papel.

Sem entender
Até hoje a opinião pública se pergunta intrigada: por que o Tribunal de Contas do Estado recomendou a aprovação das contas da gestão 2006 do governo catarinense? Afinal de contas, existiam inúmeras restrições, que segundo especialistas eram suficientes para serem contestadas e enquadradas na tão famosa Lei de Responsabilidade Fiscal. A oposição anda chiando, reclamando de compadrio entre os poderes. LHS e Pinho Moreira ainda têm que se explicar. Mas como o governo tem maioria absoluta na Assembléia, deve aprovar as contas como um rolo compressor. Boa a situação não é: haja vista a reclamação por toda Santa Catarina com a falta do repasse de verbas prometidas.

Invadiram a praia
Servidores da Prefeitura invadiram o gabinete do prefeito Dário Berger. Reivindicavam o direito de transferir sua conta-salário do Banco Santander para qualquer outra instituição bancária, sem custos. Por receio, ou não, o prefeito anunciou a medida, já prometida anteriormente. Poderia ter passado sem mais esse desgaste. O chefe do Executivo parece politicamente isolado, até mesmo o vice-governador Leonel Pavan cogita disputar a Prefeitura da Capital caso Berger decida não concorrer. A greve por plano de carreira e reposição salarial, no entanto, permanece por período indeterminado. Escolas e postos de saúde já sofrem com a paralisação.

Moeda Verde
Continuam repercutindo as ações da Polícia Federal nos poderes de Florianópolis e de Santa Catarina. Agora na Câmara de Vereadores da Capital já existe uma CPI para investigar os dois vereadores investigados. Pena que nesses casos uma discussão legal acaba virando disputa política, o que distorce significativamente a direção das apurações que deveriam ocorrer no Legislativo de Florianópolis. Quando Gean Loureio era secretário da administração Dário Berger era constantemente atacado pelo colega Juarez Silveira, à época respondendo pela liderança do governo na Câmara. Agora, de volta ao parlamento municipal, deve estar saboreando o doce sabor da vingança. O Juarez que se prepare.

Conflito governista
Prefeito da Palhoça, Ronério Heiderscheidt, contra a secretária Dalva Dias. Motivo: Centro Dom Jaime Câmara com mais de 800 crianças que é vinculado à Secretaria de Ação Social do Estado. Acontece que administração municipal pleiteava o local, mas Dalva Dias tem outros planos: transformá-lo em um Portal Social. A artilharia começou. O prefeito declarou que a secretária esteve em Palhoça condicionando a liberação de verbas a indicações de cargos na Fucabem. Esperamos os próximos passos da tática de guerrilha...

Radar Democrático
Como anunciar
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina

Foto: Divulgação
O presidente Lula recebeu prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais catarinenses.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu, no dia 21 de junho, no Palácio do Planalto, mais de 120 prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e secretários municipais de Santa Catarina e os deputados petistas Cláudio Vignatti e Carlito Merss. Lula recebeu os gestores catarinenses que participaram, de 18 a 20 de junho, do Seminário para prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais de Santa Catarina, em Brasília.
O presidente elogiou a iniciativa de promover um encontro para propiciar informações técnicas sobre os programas e projetos do governo federal. "Isso serve de exemplo, pois precisamos de seminários como esses para capacitar tecnicamente os municípios, para apresentar bons projetos", disse Lula aos catarinenses.
O Seminário foi promovido pelos gabinetes dos deputados petistas Cláudio Vignatti, Carlito Merss, Décio Lima e pela senadora Ideli Salvatti. Esse é o terceiro ano que os parlamentares se reúnem para promover o encontro, que tem o objetivo de propiciar informações sobre os programas e projetos do governo federal, além de discutir temas atuais como a reforma política, as fontes de energia renováveis e o trabalho no Congresso. Na avaliação dos parlamentares os municípios ainda não detêm todas as informações sobre os programas do governo Lula e de acesso aos recursos. O Seminário é uma oportunidade de discutir e fortalecer as ações dos municípios. "O seminário foi um momento importante para discutir, debater e espraiar as informações, fortalecendo as ações dos municípios. Mais de 120 catarinenses compareçam no seminário em Brasília", ressaltou Vignatti.


Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense

Pessoas com interesses comuns, organizadas economicamente e de forma democrática, com a participação livre de todos com idênticas necessidades formam uma cooperativa. Foi com a idéia de fomentar essas iniciativas que a Assembléia Legislativa instalou, no dia 31 de maio, o Fórum Parlamentar Permanente do Cooperativismo Catarinense, coordenado pelo deputado Renato Hinnig (PMDB).
Segundo Hinnig, a meta do Fórum é construir soluções para a população que não tem vínculos com o mercado formal e que busca oportunidades para ser independentes financeiramente. “O objeto deste Fórum encontra-se na economia solidária através do fomento, da criação, da manutenção de cooperativas e associações de vários segmentos”, disse. O parlamentar ainda afirmou que o cooperativismo é um das alternativas de organização capaz de incluir as pessoas na matriz econômica. “Vamos promover essa dinâmica de trabalho que oportuniza as pessoas a ter trabalho, a gerar sua renda e conseguir alcançar sua inserção social.”
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Ceron (DEM), esse é um sistema necessário no desenvolvimento econômico, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar, além de outros setores como crédito, saúde e transporte.
Dejandir Dalpasquale, ex-ministro da Agricultura, que também participou do evento, disse que quando era presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o ponto mais debatido era a importância do setor na distribuição de trabalho e renda. “Santa Catarina é um dos estados mais desenvolvidos no que diz respeito ao cooperativismo. São ações construídas que resultaram na aplicação da autogestão”, afirmou.
De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Neivor Canton, o Estado tem cerca de 250 cooperativas divididas em 13 ramos. “Santa Catarina tem mais de 720 mil cooperados e apresenta cada vez mais resultados positivos com justa distribuição econômica”.
Estavam presentes no evento os deputados Reno Caramori (PP), Onofre Agostini (DEM) e professor Sérgio Grando (PPS).
Encaminhamentos – Ficou deliberado na reunião que uma comissão será criada para dar seqüência aos assuntos levantados e construir propostas concretas a favor do cooperativismo.
A comissão deverá por em prática ações como a solicitação do aumento do número das linhas de créditos para pequenas cooperativas, a criação de mecanismos de divulgação para a compreensão do sistema e, principalmente, a intercooperação. “É preciso que os cooperados aprendam a trabalhar entre si. É importante que eles consumam os produtos de outras cooperativas, estimulando essa interação”, concluiu Hinnig.
Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

CURSOS – Não há mesmo limites para quem quer aprender, e o curso gratuito de capacitação do SEBRAE/SC, chamado “Faça e Aconteça”, é um belo exemplo. Criado para qualificar empreendedores formais, informais e pessoas interessadas em aprender sobre gestão empresarial, o curso habilitou pessoas no Presídio de Itajaí através da internet. A flexibilidade das aulas virtuais e o suporte de tutores e monitores especializados fazem sucesso entre os alunos. Há seis opções de cursos para especialização: gestão e estratégia empresarial, financeira, custos, marketing, processos e recursos humanos. Informações e inscrições gratuitas pelo site www.sebrae-sc.com.br/facaeaconteca;

INGLESES – Melhorias no sistema viário, segurança nas rodovias e vias de acesso, preservação de áreas ambientais, mais qualidade de vida, entre outros assuntos foram discutidos com a população de Ingleses e Santinho na 1ª Audiência Comunitária do Núcleo Distrital de Ingleses do Plano Diretor Participativo. Foi a primeira de uma série de encontros programados para democratizar ao máximo a participação dos moradores da região, pois o novo Plano Diretor deve ser o mais Participativo possível, ou seja, a comunidade de cada região vai Planejar o Futuro de seu Bairro. Ingleses - o maior bairro do norte da Ilha, vive situações que muitas cidades catarinenses nem sonham, isto pelo número de habitantes que cresce a cada dia. Maiores informações com Paulo Spinelli: 9972.1128 (Delegado Distrital Ingleses);

ANIVERSÁRIO – No último dia 9, comemorou mais um aniversário Victor Buongermino Neto (1º à esquerda), junto aos amigos e familiares. A festa foi realizada na reunião do Lions Clube Porto Belo Costa Esmeralda, com uma feijoada, onde os participantes entregaram ao presidente do Clube, Ireneo Valdir, edredrons, agasalhos e roupas para bebês que serão doados a famílias carentes da comunidade portobelense. A foto registra a CaL Ester Giraldi (vice-governadora eleita do Distrito LD-5), e o CL Guido Sasse Bauer Junior/Dm Marisa;
INFORMAÇÕES – O titular da Polícia Federal, Delegado José Dinarte de Castro está solicitando à Prefeitura Municipal de Porto Belo, informações dos gastos na construção do Posto de Saúde do Perequê. Segundo comentários, a obra foi orçada em R$ 149 mil e os materiais empregados são de péssima qualidade, oferecendo risco de vida à população que procura atendimento médico naquele Posto de Saúde. As irregularidades são tantas que até os funcionários que ocupam os 380 m2 estão apreensivos com a situação da obra, que em poucos meses apresenta problemas estruturais. É mais uma verba que é usada de maneira incorreta por pessoas que não estão preocupadas com a saúde da população de Porto Belo;

INFORMAÇÕES 1 – Segundo inquérito extra-oficial, a construtora Costa Alan Ltda. emprestou o nome para que o ex-prefeito Sérgio Biehler pudesse ajudar seus eleitores. Faz-se necessário que a Promotoria Pública, as polícias Civil e Federal tomem providências para que a verba seja devolvida aos cofres públicos, e que o atual prefeito tenha condições de reformar o Posto de Saúde e oferecer à população carente, um local digno e com profissionais capacitados, que por certo, atenderão as necessidades dos portobelenses;

INFORMAÇÕES 2 – Em ofício encaminhado ao Prefeito Municipal de Porto Belo, Albert Stadler, o Delegado da Polícia Federal solicita diversos documentos que por certo irão esclarecer os fatos. Com o julgamento dos culpados, temos certeza que a população ficará satisfeita com os resultados obtidos, principalmente tratando-se de desvio de dinheiro público, que é nosso, pois pagamos os impostos municipais, estaduais e federais;

SUCESSO – Do VI Encontro Nacional da Mulher Contabilista realizado em Florianópolis de 6 a 9 deste mês. O evento reuniu participantes de todo o País, que discutiram temas atuais e abrangentes como educação, saúde e economia. Destaque para o painel Governança Corporativa, com a representante do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Heloisa Bedicks, e a representante da IBRACON, Ana Maria Elorrieta;

SUCESSO 1 – Da peça teatral “Os homens são de Marte e é pra lá que eu vou”, interpretada pela atriz Mônica Martelli. Grande sucesso no Rio de Janeiro, o espetáculo foi apresentado em Santa Catarina pela primeira vez. A peça conta a história de uma balzaquiana e suas aventuras em busca de um marido. Ocorreram palestras e painéis que trataram de temas importantes do setor contábil e que são de interesse de todos, inclusive de pequenos e micro empresários. O encontro foi realizado no Centrosul;

WINTER PLAY – Florianópolis foi cenário pelo terceiro ano consecutivo do evento Winter Play. Trata-se de um conceito implantado no Brasil há cerca de cinco anos de “final de semana de entretenimento”, quando um hotel é fechado exclusivamente para o weekend festivo. Nesta edição, foi fechado o Jurerê Beach Village, em Jurerê Internacional. O evento em Florianópolis já faz parte do calendário Jet Set nacional, envolvendo um meeting de pessoas de alto nível social de Santa Catarina e de outros estados, que viajam pelo Brasil marcando presença nas melhores festas do País. O conceito é diferente de outros eventos: os participantes da festa se reúnem num hotel de luxo para desfrutar de cinco festas em três dias de entretenimento ao som de DJs nacionais e internacionais. “Essa característica faz com que as pessoas permaneçam reunidas tornando o ambiente propício para foco de relacionamento pessoal e também de oportunidades comerciais e promocionais”, salientou André Sada, empresário sócio do evento com Eduardo Gutierrez e Pedro Freitas;

DIRETORIA – Parabenizamos a nova diretoria do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, eleita para o biênio 2007/2009 no último dia 28 de maio. O Conselho Administrativo é formado pelos seguintes membros: Presidente: Marcelo Schünke (Plaza Itapema Resort & Spa - Itapema), Vice-presidente: Antônio Carlos Lopes (Casa do Turista - Porto Belo), Diretor Financeiro: Cássio Fernando Lopes Peixoto (Hotel Residencial Itapema - Itapema), Secretário: Georges Pytseys (Pousada George´s Village - Bombinhas), Diretor de Planejamento: Gianfranco Schürmann Curi (Pousada Vila do Farol - Bombinhas), Diretor de Relações Externas: Marcelo Sabin (Pousada Vila Verde - Porto Belo) e Diretor de Promoções e Publicidade: Luiz Carlos Nunes (Hotel Beira Mar - Itapema);

TEMPORAL – No último dia 13 de maio, o município de Irani, meio oeste do Estado, sofreu estragos causados por um temporal. Somente 10 minutos de chuva e vento forte foram suficientes para causar destruição e prejuízos em vários bairros do município. Segundo a Defesa Civil, 22 famílias registraram perdas, 19 casas foram danificadas e quatro precisam ser reconstruídas. Na ocasião, o prefeito de Irani, Fábio Fávero, decretou situação de emergência. A informação foi prestada pela assessoria da COHAB/SC - Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina;

CHATEADO – Quando da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Alemanha, onde participou da reunião do G8, ele reclamou de que um simples pássaro o incomodava à noite. O canto do sabiá! Segundo Lula: "No primeiro dia eu comentei com o embaixador que tinha um sabiá que cantava. Eu nunca achei que ia ficar chateado com o canto de um sabiá. Mas o meu lá na Alvorada começa às 6h30 da manhã. Aqui ele começou às 4h! Quantas horas dormem esses passarinhos por aqui?" O Presidente não reclama dos roubos e desvios da verba pública, realizada por parentes e amigos, não se preocupa com o clamor do brasileiro, que é abandonado a própria sorte. Reclamou de um pássaro que o incomodava;

DIGA SIM – “Quando a LBV chamar, atenda com o coração: diga SIM!” Esse é o slogan da Campanha Diga SIM!, lançada neste mês pela Legião da Boa Vontade (LBV) em todo o Brasil, com o objetivo de angariar recursos para a manutenção dos programas e projetos sócio-educacionais que ela desenvolve no País. A iniciativa beneficiará diretamente milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos amparados pela Instituição, por meio de suas escolas de Educação Básica, de seus lares para meninos e para a terceira idade e de seus Centros Comunitários e Educacionais;

REFLEXÃO – “Todas as pessoas têm manias: umas gostam de cavalos, outras de cães, outras querem ouro, outras, honraria. Quanto a mim, nenhuma dessas coisas me atrai. Mas tenho paixão por amigos." Sócrates

Notícias para esta coluna através dos E-mails: luizmarsoria@yahoo.com.br, ou pelo fone: (48) 8402-0985.
* Luiz Mar Sória é Jornalista (SC-01624-JP)

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

Está precisando de emprego?
O "Oi São José" dá uma forcinha!!!

Para participar gratuitamente da Coluna de Empregos do jornal "Oi São José" é só enviar seu nome, telefone, emprego que deseja, até o dia 15 de cada mês, por e-mail: oisaojose@oisaojose.com.br, fax: (48) 3259-5077, ou endereço: Caixa Postal 20.471 - Kobrasol - CEP 88102-970 - São José.

• Meu nome é Wilson Mansani, sou vendedor, telemarkentig, divorciado, moro em Campinas, São José. Estou à procura de emprego na minha área. Tenho disponibilidade de horário. Para entrar em contato comigo ligue: 9959-2992 ou 3241-2235. E-mail: wilson_mansani@yahoo.com.br.

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores

Uma nova equação para se determinar o número adequado de vereadores em cada município foi entregue pelo deputado federal Djalma Berger (PSB) ao presidente da Associação de Vereadores do Estado de Santa Catarina (Avesc), Rui Mendonça. No encontro do Fórum Parlamentar Catarinense com cerca de 100 representantes de câmaras municipais do Estado, ocorrido no Congresso, Berger afirmou que o resultado do estudo feito por ele é bem próximo da situação anterior às regras que determinaram a atual proporção.
"A diminuição do número de vereadores não resultou na redução do repasse de verbas para as Câmaras. O que aconteceu foi apenas uma diminuição da representatividade popular", comentou o parlamentar. Os números apresentados por Berger corrigem algumas distorções como o que acontece em Lajeado Grande. Com população de 1,5 mil habitantes, o município tem na Câmara nove vereadores, o mesmo número de representantes de Videira, que tem população 30 vezes maior. Pelo estudo de Berger, o primeiro ficaria com nove e o segundo passaria para 15 vereadores. Djalma também entregou o levantamento a integrantes do Ministério Público e à Assembléia Legislativa.

Os 10 maiores municípios catarinenses:
Município
Número Anterior
Número indicado pelo MP
Número do estudo
Joinville
21
14
19
Florianópolis
21
16
19
Blumenau
21
12
17
São José
21
11
17
Criciúma
21
11
17
Lages
21
11
17
Itajaí
21
10
17
Chapecó
19
10
15
Jaraguá do Sul
19
10
15
Palhoça
19
10
15

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

COLUNA DO PIB
Dr Paulo de Tarso Guilhon*
pguilhon@hotmail.com


Inovação (1)
O Departamento de Economia da UFSC divulgou, em setembro de 2005, uma rica pesquisa intitulada Programa Estratégico de Desenvolvimento Produtivo com Base na Inovação. O estudo insere-se na preocupação do Governo Estadual em dinamizar a economia catarinense, estimulando alguns pontos estratégicos para atingir o alvo do desenvolvimento sustentável, e faz parte do documento intitulado Masterplan.
Os setores considerados como de ponta para que o desenvolvimento ocorra são os seguintes: calçados no Vale do Rio Tijucas, cerâmica de revestimento na região Sul, indústria eletro-metal mecânica de Joinville, informática em Blumenau, Joinville e Florianópolis, móveis em São Bento do Sul, plásticos nas regiões Nordeste e Sul, e têxtil – vestuário, na região do Vale do Itajaí. Igualmente, são ressaltados os setores de aves, suínos, maçã, papel e celulose e fumo. A pesquisa evidencia que os setores destacados perfazem 94% do valor da transformação industrial do Estado de Santa Catarina.

Inovação (2)
A pesquisa faz um diagnóstico da economia catarinense organizada em diferentes estruturas, ressaltando-se a questão dos Arranjos Produtivos Locais e das Cadeias Produtivas Regionais. No primeiro caso, enquadra-se, por exemplo, o setor produtivo de calçados no Vale do Rio Tijucas. Aves e suínos compõem a cadeia produtiva regional, entre os outros setores citados. O estudo recomenda ao Governo Estadual elaborar uma estratégia de desenvolvimento industrial, que supere os possíveis entraves ao desenvolvimento da economia catarinense.
O trabalho deixa claro que, embora os setores citados e os locais destacados sejam preponderantes para o desenvolvimento catarinense, há outras regiões, fora da rede produtiva de maior impacto, que fazem parte do contexto global, ainda que com menor expressão.

Inovação (3)
Fundamental para que se possa atender à demanda e propiciar o desenvolvimento é dotar as empresas de visão estratégica. Nesse particular, modernizar as estruturas de produção, distribuição e comercialização dos produtos e serviços catarinenses, tanto no aspecto tecnológico, como no de organização administrativa, é condição sine qua non para sobreviver e melhorar o poder de competitividade. Quem não prestar atenção a esta recomendação óbvia, dificilmente terá vida empresarial longa.
As empresas de maior tradição empresarial, conteúdo organizacional e tecnológico são as que possuem maior capacidade de se tornar pró ativas ou mesmo reativas para não perder a condição de competitividade. Pela herança cultural que já detêm, enxergam longe e têm acesso aos recursos necessários para alavancar suas performances. Porém, as empresas de menor porte e não estruturadas em arranjos produtivos padecem, agonizam e quebram, elevando o grau da dívida social.
Entender o que ocorre na Grande Florianópolis e quais os planos da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do BADESC e do BRDE, entre outros órgãos, para a região e, especificamente, para o município de São José, deve constar na pauta do empresariado, principalmente os de menor porte. Todos são parceiros na busca do desenvolvimento sustentável.

*Economista, Master of International Management, Doutor em Engenharia de Produção.

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa

O bom desempenho de uma empresa no mercado depende de diversos fatores como os clientes, fornecedores e colaboradores. Porém, o investimento nos funcionários se revela cada vez mais uma tendência das organizações. Muitas empresas de Santa Catarina têm investido em ações que visam o bem-estar das pessoas e também em pesquisas de clima organizacional para medir a satisfação dos colaboradores com a corporação.
Há 15 anos atuando no mercado de aquecedores de água a gás, condicionadores de ar e pisos, a Komeco realizou recentemente uma pesquisa sobre o clima organizacional da empresa. “A pesquisa de clima organizacional é fundamental para a empresa melhorar alguns conceitos e manter as propostas adotadas em outros. Para a Komeco os resultados foram muito positivos, o que mostra que nossas estratégias com os colaboradores estão dando certo”, afirma Leonardo Minozzo, da área de marketing da empresa.
Os dados obtidos na pesquisa mostram que 89% dos funcionários da Komeco sentem que têm o trabalho reconhecido e grandes possibilidades de crescimento na empresa. Outro ponto importante destacado na pesquisa é que 97% consideram o trabalho em equipe o ponto forte da Komeco, já que percebem que os outros colaboradores estão comprometidos com os objetivos da empresa e dispostos a ajudar os outros.
A Komeco também investe no conhecimento e desenvolvimento profissional de seus funcionários. Na pesquisa, 82% acreditam que a empresa oferece condições para o aperfeiçoamento profissional por meio de cursos e treinamentos. “Os resultados das ações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários são muito interessantes, pois eles são motivados a estar em constante aperfeiçoamento, o que beneficia eles e a própria empresa”, explica Leonardo.
A Megastore Cultural Eurobooks tem como premissas a humanização, cultura, emoção e, principalmente no bom atendimento a seus clientes. A empresa trabalha seguindo uma filosofia empresarial européia que busca o respeito e a valorização do ser humano. De acordo com o gerente da empresa, Ricardo Duarte, a preocupação não está apenas em treinamento de vendas e técnico, mas sim no dia-a-dia de cada funcionário. “Como lidamos com pessoas com suas expectativas, seus anseios e as diferenças de cada cliente, nossos colaboradores recebem acompanhamento psicológico. Essa foi uma estratégia escolhida para que possamos atender da melhor forma possível”, comenta.
Para manter a equipe ainda mais motivada, a empresa oferece incentivos de prêmios, comissões e crescimento profissional. “O planejamento estratégico da Eurobooks permite que seus colaboradores tenham uma motivação extra para a sua ascensão profissional”, finaliza.
Incentivo – As comissões e promoções motivam o funcionário para melhor desempenhar suas funções, porém existem outras formas de incentivá-los. A Rede de Supermercados Comper montou uma biblioteca para a leitura dos funcionários. O propósito é oferecer aos seus colaboradores o contato com livros de romance, aventura, auto-ajuda, entre outros. O projeto, que iniciou no mês de outubro com 198 livros, já ultrapassou os 400 exemplares e não pára de crescer. Os principais colaboradores são os próprios funcionários que doam livros usados para que outras pessoas possam ler.
A sede da BiblioComper é a loja do Jardim Atlântico, em Florianópolis, porém, os funcionários das seis lojas de Santa Catarina têm acesso aos livros através de e-mails ou telefone. “Os funcionários solicitam o livro desejado e recebem o mesmo em sua loja, via malote”, explica Adriana Brunetti, diretora do Recursos Humanos da Rede. De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Irani Pereira, o principal objetivo é oferecer leitura e lazer. “Queremos que nossos funcionários tenham o acesso à leitura de maneira rápida e fácil. Com a biblioteca, eles poderão entrar no mundo dos livros”, finaliza.

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis

O SENAI/SC está com inscrições abertas para cursos técnicos em todo o Estado. Para a Grande Florianópolis são oferecidas 425 vagas. Em São José, são 215 vagas distribuídas nos cursos técnicos em Automibilística, Eletrotécnica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Informática, Manutenção e Montagem de Microcomputadores e Programação de Microcomputadores, este oferecido também no SENAI/Florianópolis.
Já em Tijucas, as vagas são para os cursos técnicos em Redes de Computadores, Eletromecânica e Segurança do Trabalho. Na unidade de São João Batista, as vagas são para o Curso Técnico em Calçados.
Mais informações podem ser obtidas no site www.sc.senai.br ou pelo SENAI On Line 0800 48 1212.

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de
Terrenos de Marinha chegam a 1.400%

Em maio deste ano, proprietários de terras da União (terrenos de Marinha) foram surpreendidos com um aumento expressivo das taxas. Em Santa Catarina, 27 mil proprietários foram atingidos com o aumento das taxas cobradas pelo Governo Federal sob os terrenos de marinha.
A população litorânea ficou assustada com o aumento dos valores cobrados por metro quadrado dos terrenos, que chegou, em algumas regiões do Estado, a 1.400%, sendo o mais comum os de 700% a 1.000%. Alguns moradores dos terrenos de Marinha afirmam que não há condições de pagar essa conta, pois o que antes era R$ 450,00, passou para R$ 3.200,00. Segundo alguns deles, essa não era uma despesa esperada. “Isso é especulação imobiliária”, afirmam. Já o gerente do Patrimônio da União, diz que o aumento está totalmente normal e que isso se deu por conta de não ter havido aumentos desde 2001. Ele afirma ainda, que em 2008 haverão novos reajustes.
A região da Grande Florianópolis e, em especial, São José, teve um aumento elevado em suas taxas. Depois do aumento das taxas, moradores dos Terrenos de Marinha colocaram suas residências à venda, pois estão apavorados com a situação. Marli Marçal, Guilherme Rampa e outros proprietários de Terrenos de Marinha de São José estão entrando na Justiça contra essa taxa, que na opinião deles, é um aumento ilegal.
Terrenos de Marinha são todos aqueles que estão a 33 metros, medido horizontalmente, para a parte da terra banhada por águas do mar, rio ou lagoa. Essa forma de medição foi instituída em 1831 e até hoje é utilizada.
Reunião – Uma reunião para discutir o assunto foi realizada na Acomac, em Barreiros. O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de São José, Édio Vieira, demais vereadores, advogados, além dos interessados. O foco da reunião era achar uma solução para o problema do aumento do valor dos m² cobrados pelo Patrimônio da União nas taxas de ocupação e foro dos terrenos de marinha.
Os advogados presentes sugeriram um acordo com o Patrimônio da União, ou seja, o conselho deles era que os proprietários dos terrenos de marinha procurassem o Patrimônio da União e entrassem com um processo administrativo pedindo a revisão dos valores. Para os vereadores presentes, o problema está muito fora do alcance deles. “A Câmara não pode fazer muito além de afirmar a todos os proprietários que esse aumento é um absurdo”, afirmou o presidente.
A decisão foi pela revisão dos valores. Caso não haja acordo, os proprietários de terrenos de Marinha vão mover uma ação coletiva contra o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Soluções – O deputado César Souza Júnior (DEM) encaminhou uma representação ao Ministério Público Federal em Santa Catarina para solicitar o cumprimento da emenda constitucional n.46 de maio de 2005, que trata dos bens da União, além de agendar uma Audiência Pública para o dia 02 de julho a fim de discutir esse assunto no plenarinho da Assembléia Legislativa. Além disso, a Executiva Nacional do Democratas esteve reunida em Brasília e aprovou proposta do deputado federal Paulo Bornhausen (DEM), para entrar com ação civil pública questionando os procedimentos utilizados para o aumento da cobrança das taxas de terrenos de Marinha em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, o partido apresentará uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ao Supremo Tribunal para questionar a cobrança dos foros e laudêmios dos moradores das ilhas oceânicas e costeiras.

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

A sabedoria dos provérbios

A tradição dos provérbios atravessou gerações. O tempo passa, mas a sabedoria comprova que o quê está escrito em livros e ditados populares continua se perpetuando.
No Oriente, a sabedoria antiga é muito respeitada, até mais que no Ocidente. Os idosos passam, através das tradições e do aprendizado, lições de vida. Os cabelos brancos significam conhecimento adquirido por outras gerações. O respeito e a dignidade são repassados, muitas vezes, através de sábios provérbios.
São muitos os provérbios antigos que contam histórias:
- “Quem corre cansa, quem anda alcança.”
- “A Felicidade não se compra, ela vive dentro de nós.”
- “Ninguém é profeta em sua terra.”
Sim, se observarmos o provérbio tem sua verdade. Existe um de grande riqueza:
“Diz-me com quem andas e te direi quem és!”
Sábio, muito sábio provérbio. Companhia é influência na vida de cada um.
Quando olhamos em nossa volta percebemos que nossas escolhas ou de outros determinam a verdade das escolhas feitas por cada pessoa na vida. O otimista busca o otimista, o pessimista busca seu semelhante, a vida segue assim por associação. São escolhas.
Ouvi há pouco tempo de um homem, que sua vida ficou em declínio pelas escolhas que fez, destruindo a si e aos que ele amava, e fez um grande desabafo:
- Depende de mim a escolha que faço, a vida que busco, o caminho que sigo.
Este homem precisou sofrer muito para perceber que as pessoas que o rodeavam o levavam para o fundo do poço por sua opção e escolha. Sua nova escolha o levou a mudar a vida e o futuro.
Sim, a sabedoria dos provérbios, a riqueza dos mais velhos que buscam bons amigos como bons tesouros, fazem a diferença na vida de uma pessoa.
Buscai bons amigos, bons amigos são sim grandes tesouros!
Jê Fortuna – Escritora

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
NET em Forquilhinhas
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

VIII Festa do Búfalo é sucesso


O organizador da Festa, Luiz Salvador (Supermercado Suprimais), os deputados estaduais José Natal Pereira e Onofre Agostini, e Eliane Martins Pereira, esposa do deputado José Natal.


E
m 3 de junho, no Centro Multiuso de São José, aconteceu a VIII Festa do Búfalo. O evento contou com a presença de políticos, empresários e comunidade da Grande Florianópolis, chegando a um público estimado de mil pessoas. A cada ano que passa a Festa conquista mais adeptos.
A alimentação, toda baseada na legítima carne de búfalo, foi composta por churrasco ao meio-dia, e a tarde, café colonial.
A organização, sob o comando de Luiz Salvador (Suprimais Supermercado), foi excelente.
A Festa do Búfalo já entrou no calendário da cidade e no próximo ano acontece em abril.



O público se divertiu dançando.

Iguarias vindas do búfalo foram atrações do Café Colonial da Festa.

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

NET em Forquilhinhas


Net espera vender quatro mil contratos em Forquilhinhas.

Desde o dia 16 de junho, a NET iniciou seus serviços de implantação de TV a cabo no bairro de Forquilhinhas. “Com mais esta etapa ficam faltando poucos bairros no município de São José para serem atendidos com o serviço de TV paga por assinatura”, explicou o gerente da Empresa, Márcio.
A NET espera vender em torno de quatro mil contratos de adesão. No bairro existem 22 mil residências.

Radar Democrático
Como anunciar
Lula recebe comitiva de prefeitos e vereadores de Santa Catarina
ALESC instala Fórum do Cooperativismo Catarinense
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Djalma Berger apresenta estudo sobre número de vereadores
COLUNA DO PIB
Investir no funcionário melhora o desempenho da empresa
SENAI/SC abre 425 vagas para cursos técnicos na Grande Florianópolis
Reajustes de Taxa de ocupação e foro de Terrenos de Marinha chegam a 1.400%
A sabedoria dos provérbios
VIII Festa do Búfalo é sucesso
NET em Forquilhinhas

Náutica Fair realiza lançamento do evento para 2008

O lançamento da Feira Náutica Fair 2008 foi realizado no dia 25 de junho, no Centro de Convenções de Florianópolis. A Feira Náutica reuniu empresários e expositores do setor, entre outros segmentos de todo o País. O coquetel de lançamento foi um convite e uma pequena amostra do que os expositores irão encontrar na 2ª edição da Náutica Fair, programada para os dias 15 a 20 de janeiro do próximo ano. No lançamento, foi apresentada a campanha de marketing da Náutica Fair de 2008, assim como o mapa de toda a estrutura e comercialização do evento.
Estiveram presentes empresários e expositores dos segmentos náuticos em geral: Lancha, Jet ski, botes, vestuário, acessórios, motores, despachantes, fabricantes, representantes, marinas, entre diversos outros. Além de autoridades da esfera municipal, estadual e nacional, também marcou presença a imprensa local. Os espaços de comercialização já estão à venda.
A primeira edição da Náutica Fair, realizada em 2007, recebeu mais de 23 mil visitantes de 20 países e 17 estados brasileiros. Foram 130 expositores que apresentaram 247 marcas. Além de proporcionar exposições, a Feira ofereceu palestras, cursos e debates, prospectando cerca de R$ 12 milhões em vendas concretizadas durante o evento e o dobro em negócios projetados, tornando a Feira um importante evento para o desenvolvimento do setor náutico de Santa Catarina e do País.
Mais informações no site: www.nauticafair.com.br, pelo telefone (48) 3249-0825 ou pelo e-mail: comecial@nauticafair.com.br.

 

Voltar

__________________________________________________________________
Copyright Oi São José Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Oi São José Online.