Esportes - junho / 2003
Como anunciar
Abertas inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes
I Congresso Catarinense reunirá capoeiristas de todo o Estado
Karatê atrai competidores de SC e RS
1ª Ecorrida CASAN é sucesso
Unisul inicia treinos em busca de título inédito
Joguinhos Abertos tem 217 municípios inscritos

AL homenageia time de vôlei de São José

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina homenageou, em Sessão Solene, no dia 18 de junho, o Santa Catarina Voleibol Clube - Intelbrás/São José, pela passagem dos seus cinco anos de fundação. A sessão foi convocada por solicitação do deputado Djalma Berger e contou com a presença de autoridades de São José, além de representantes do time de vôlei da Intelbrás e demais autoridades políticas.
Fizeram parte da mesa, o fundador do Clube, Djalma Cardoso; o presidente da Federação Catarinense de Voleibol, Dante Klaser; o vereador Édio Vieira, representando a Câmara de Vereadores de São José; o presidente da Fesporte e representante do governador do Estado, João Ghizzoni; o prefeito de São José, Dário Berger; o presidente da Assembléia Legislativa, Volnei Morastoni; o deputado estadual e autor do requerimento, Djalma Berger; o general Adhemar Costa Machado Filho; o campeão mundial de vôlei de praia, Guilherme Marques; e o diretor comercial da Intelbrás, Antônio José de Bonis.
Durante seu discurso, o deputado Djalma Berger homenageou também o idealizador e viabilizador da participação de atletas josefenses na Liga Nacional de Voleibol, o já falecido Dite Freitas, que segundo ele, "todos nós aprendemos a admirar pelo seu espírito empreendedor e, acima de tudo, pela sua preocupação social". Djalma relatou ainda a grande importância da equipe Intelbrás, por seus projetos sociais, sendo a única equipe do Estado que tem todas as categorias, mirim, infantil, infanto juvenil e adulto, tanto masculino quanto feminino. "A Intelbrás é motivo de orgulho por ser 100% nacional e ter tecnologia desenvolvida em Santa Catarina", afirma.
Para o coordenador do programa e fundador do Clube, Djalma Cardoso, o trabalho de base apresenta resultados, como por exemplo, atletas que entrarão para a seleção Brasileira, entre outros. O prefeito Dário Berger disse que a cidade foi transformada numa das mais expressivas do Estado, por isso têm orgulho de fazer parte da história do município e dos projetos sociais, onde, entre eles se destaca o trabalho da Intelbrás.
Um pouco da história da equipe - O Santa Catarina Voleibol Clube (Intelbrás/ São José) foi fundado em 1999 com apenas 16 atletas. Em 2001 chegou à marca de 356, e 461 em 2002, tendo como previsão para 2003, cerca de mil atletas em treinamento no Ginásio Municipal São José e outros pontos da cidade. Foram cinco anos de vitórias e conquistas. Em 2001 o time representou Santa Catarina nos Jogos Abertos Brasileiros (JABS) ficando com o título e, em 2002, conquistou o bicampeonato. Ainda em 2002, a equipe consagrou-se campeã da primeira Liga Nacional de Vôlei, disputada por mais de 123 times. Durante sua trajetória, a Intelbrás São José conquistou ainda dois vices campeonatos da Copa Sul; três vices campeonatos dos jogos Abertos de SC; e, em fevereiro deste ano, conseguiu pela primeira vez a classificação para os play-off da Superliga.
Na aérea social, a Intelbrás participa das campanhas do Agasalho, Natal Solidário, arrecadou fundos para a Apae de Tubarão, participa da Campanha de Reciclagem do Lixo, visita hospitais infantis, entre outras ações. Conta hoje com cerca de 500 crianças praticando voleibol com qualidade, onde uma das exigências é que ela esteja freqüentando a escola e tenha boas notas.
Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social de São José, a equipe vai levar a prática do voleibol para os menores carentes, onde serão atendidas inicialmente 80 crianças. Mas, o objetivo é atingir mil, até o final do ano. Para isso, a partir do segundo semestre o projeto atenderá também os alunos da Rede Pública de Ensino.

Djalma Berger, deputado autor do requerimento que solicitou a sessão, em discurso.

Djalma Cardoso, recebe homenagem das mãos da secretária do Desenvolvimento Social de São José, Rosemere Berger.

Crianças do Projeto Intelbrás também estiveram presentes na Sessão Solene.

AL homenageia time de vôlei de São José
Como anunciar
I Congresso Catarinense reunirá capoeiristas de todo o Estado
Karatê atrai competidores de SC e RS
1ª Ecorrida CASAN é sucesso
Unisul inicia treinos em busca de título inédito
Joguinhos Abertos tem 217 municípios inscritos

Abertas inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes

Já estão abertas as inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes, que acontece de 03 a 05 de julho, no Centro de Convenções - Centro Sul, em Florianópolis. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina através da Secretaria de Estado da Organização do Lazer e Fundação Catarinense de Desporto (Fesporte), em parceria com a RBS e o Ministério do Esporte. O tema principal será a "Inclusão social e formação profissional: um diálogo possível e necessário". O fórum será desenvolvido em sete cursos, seis palestras e duas mesas redondas. Entre os palestrantes estarão o Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, a ex-jogadora de basquete "Magic" Paula, o ex-iatista Lars Grael e autoridades esportivas de Cuba e Portugal, e outros.
Entre os principais objetivos do Fórum estão: atualizar os profissionais da área de esporte, proporcionar melhoria de qualidade ao desporto, criar intercâmbio desportivo, fomentar aos participantes reflexões acerca da estrutura e do funcionamento do desporto nacional e internacional, de forma a abrir novos caminhos para o desenvolvimento desportivo, entre outros. Poderão participar profissionais e estudantes de educação física, funcionários de empresas públicas e privadas que atuam na área do esporte, coordenadores de entidades esportivas e administradores de empreendimentos esportivos do Brasil e do exterior.
Inscrições - As inscrições e informações adicionais sobre o Fórum são de responsabilidade da Primo Eventos - Av. prof. Othon Gama D'eça, 900 - Bloco A - Sala 501 - Centro Executivo Casa do Barão - CEP: 88015-240 - Centro Florianópolis- Santa Catarina - Brasil - Fone/fax: 55 (0**48) 222-6869. www.primaeventos.com.br - eventos@primaeventos.com.br.

AL homenageia time de vôlei de São José
Abertas inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes
Karatê atrai competidores de SC e RS
1ª Ecorrida CASAN é sucesso
Unisul inicia treinos em busca de título inédito
Joguinhos Abertos tem 217 municípios inscritos

 

I Congresso Catarinense reunirá capoeiristas de todo o Estado

O Governo do Estado, através da Fesporte, e as associações de capoeiristas de Santa Catarina, confirmaram para o dia 12 de julho, no plenário da Assembléia Legislativa, o 1º Congresso Catarinense de Capoeira. Entre os temas a serem discutidos estão a regulamentação da profissão (mestre de capoeira), a questão racial, cultural e desportiva, capoeira como instrumento de inclusão social, regulamentação da prática da capoeira e propostas para a fiscalização deste esporte no país.
Os resultados das discussões dos temas em Florianópolis serão levados pela delegação catarinense ao I Congresso Nacional de Capoeira, programado para 1o a 3 de agosto, no Parque Anhembi, em São Paulo.
Não se tem um número preciso de praticantes de capoeira no Estado e, segundo Marcelo Melo, Gerente de Desporto de Participação da Fesporte e um dos organizadores do evento, a realização do congresso estadual é a personificação de um antigo sonho de todos os capoeiristas catarinenses, já que muitos grupos ficam à margem de qualquer processo de discussão no que se refere à organização, intercâmbio, regularização, eventos e ética no esporte "e o congresso estadual será o primeiro passo para organizarmos esses aspectos".

AL homenageia time de vôlei de São José
Como anunciar
Abertas inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes
I Congresso Catarinense reunirá capoeiristas de todo o Estado
1ª Ecorrida CASAN é sucesso
Unisul inicia treinos em busca de título inédito
Joguinhos Abertos tem 217 municípios inscritos

 

Karatê atrai competidores de SC e RS

Cerca de 300 karatecas participaram da II Copa Internacional Juichi Sagara de Karatê, realizada no Ginásio Barreirão, em São José, nos dias 14 e 15 de junho. Foram disputadas as modalidades de Kata (movimentos sincronizados) e Komite (luta). Os atletas tinham de 10 anos até a idade adulta, e as categorias foram divididas por peso. A copa é realizada pelas Federações de Karatê gaúcha e catarinense. Segundo o presidente da Federação Catarinense, Renato Caetano, o evento é de nível internacional porque países como Argentina, Paraguai e Chile também participam, mas que este ano não vieram por questões financeiras.
Durante a Copa, também foi realizada a seletiva infantil, até 13 anos, para o Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá no final do mês de junho, em São Paulo. Cerca de 40 karatecas foram selecionados para o campeonato.
Segundo o coordenador geral do evento, Marcos Roza, o objetivo da copa é homenagear o mestre das artes marciais, um dos introdutores do Karatê no Brasil, o mestre Juichi Sagara, o grau máximo do esporte no país. "A copa começou a ser realizada depois que o mestre morreu, e é em sua memória que é realizada uma vez por ano", diz.
Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Karatê, Celso Piaseski, para lutar Karatê é preciso muita concentração e treinamento, e esse é o princípio da arte marcial em si. "O objetivo do Karatê é dar determinação, resgatando os valores já colocados na educação. Essa determinação faz com que os atletas possam superar as dificuldades e obstáculos do dia-a-dia", relata. Piaseski diz ainda, que quem pratica o esporte tem maior poder de concentração. Ele considera o campeonato como um laboratório para os atletas. "Não tem coisa mais importante que este esporte. Primeiro pela disciplina, auto-estima, segurança e a sociabilidade. É um reaprendizado, uma criança ou um adulto reaprendendo um estilo novo de vida. Outra forma de caminhar", conclui.
Para o técnico da equipe da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Paulo Roberto Dutra, a Competição é um treinamento para os alunos do karatê. Segundo ele, os atletas da Unisul estão muito bem preparados e no ano passado algumas das primeiras colocações da copa ficaram com eles. Cerca de 20 karatecas da Universidade participaram da II Copa Juichi Sagara, entre eles alguns destaques conhecidos como Filipe Carioni Dutra, Leonardo Espíndola, João Souza e Carlos Rotlo, que faz parte da seleção brasileira de Karatê.

Karatecas disputando a modalidade Komite (luta).

 

Os atletas deram o melhor de si no Kata e no Komite.

AL homenageia time de vôlei de São José
Como anunciar
Abertas inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes
I Congresso Catarinense reunirá capoeiristas de todo o Estado
Karatê atrai competidores de SC e RS
Unisul inicia treinos em busca de título inédito
Joguinhos Abertos tem 217 municípios inscritos

1ª Ecorrida CASAN é sucesso

Corrida inédita no calendário esportivo catarinense foi realizada em trilhas de grande beleza natural no Parque Municipal Lagoa do Peri.

Nem mesmo a chuva e o vento diminuíram o brilho da 1ª ECORRIDA CASAN que encerrou, no dia 8 de junho, as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pela Companhia. Segundo o diretor-presidente da empresa, Walmor de Luca, o sucesso da primeira edição da corrida foi comprovado pela participação de aproximadamente 200 atletas, que enfrentaram o mau tempo e coloriram a estação de tratamento da CASAN. O evento teve ampla cobertura da imprensa e acolhida da comunidade, alcançando seu objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação da Lagoa do Peri, maior manancial de água potável da Ilha de Santa Catarina.
Foram distribuídos cerca de sete mil reais em prêmios, troféus para os primeiros colocados de todas as Categorias, e medalhas e camisetas para todos os participantes.
O evento teve início às 9h30m, com a largada da categoria especial "Funcionários da CASAN", que contou com a presença de colaboradores de várias cidades, a exemplo de Videira. Meia hora depois foi a vez dos atletas da categoria geral que também representaram vários municípios catarinenses.
Com apoio da Policia Rodoviária e Municipal, todos os atletas percorreram 90% do percurso em trilhas do Parque Municipal, superando alguns imprevistos como lama, frio e duas árvores que caíram na trilha devido ao mau tempo na noite anterior.
A Ecorrida CASAN foi aberta para corredores de todas as idades e de ambos os sexos, tendo participantes de até 74 anos que completaram o percurso e aprovaram a iniciativa da Companhia.
Durante o evento, também foram homenageados o diretor presidente da CASAN, Walmor de Luca, e o Assessor de Informação, Fernando Pinto, pelo o apoio prestado ao esporte catarinense.

CAMPEÕES
Masculino Geral - João Gustavo da Rosa
Feminino Geral - Milena Terezinha Pereira
Categoria CASAN masculino - Carlos Antônio e Eduardo Vasconcelos (dupla/revezamento)
Categoria CASAN feminino - Maria de Lurdes

AL homenageia time de vôlei de São José
Como anunciar
Abertas inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes
I Congresso Catarinense reunirá capoeiristas de todo o Estado
Karatê atrai competidores de SC e RS
1ª Ecorrida CASAN é sucesso
Joguinhos Abertos tem 217 municípios inscritos

Unisul inicia treinos em busca de título inédito

A Unisul, vice-campeã da Superliga Masculina de Vôlei, iniciou a temporada com 30% da equipe renovada. Contando com a experiência de jogadores como André Heller e Dirceu e com o reforço do levantador Marcelinho, do ponta Badá e do meio-de-rede Schwanke, a Unisul busca o título que ainda falta: o de campeão da Superliga Masculina. Os treinos recomeçaram no dia 02 de junho.
"Na temporada passada ficamos perto do título. Neste ano vamos buscar o campeonato. Fizemos uma excelente campanha, mas enfrentamos uma equipe mais bem preparada, com jogadores mais experientes, que fizeram a diferença", explica o técnico Carlos Javier Weber, que comanda a equipe pelo segundo ano consecutivo.
Com o início da temporada, a equipe terá reforço nos treinos físicos e técnicos. Além das competições oficiais, como o Campeonato Catarinense, o JASC, Grand Prix, Supercopa, a Unisul deverá marcar muitos amistosos para servir de preparação da equipe. "Queremos jogar em torno de 50 partidas até o início da Superliga", avisa Weber.
Nos próximos dias, a Unisul deverá confirmar a participação da equipe em campeonatos fora do Estado.

AL homenageia time de vôlei de São José
Como anunciar
Abertas inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes
I Congresso Catarinense reunirá capoeiristas de todo o Estado
Karatê atrai competidores de SC e RS
1ª Ecorrida CASAN é sucesso
Unisul inicia treinos em busca de título inédito

Joguinhos Abertos tem 217 municípios inscritos

A 16a edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, cuja fase final será disputada em Joaçaba, de 17 a 26 de julho, tem 217 municípios inscritos, dois a mais do que em 2002. Os microrregionais estão sendo disputados este mês e a fase regional será em agosto.
O maior número de inscrições aconteceu na região oeste, com 63 municípios, seguida da região centro oeste, com 62. O sul inscreveu 47 municípios, contra 47 da região leste norte. Por modalidade o futsal masculino ficou em primeiro, com 186 inscrições, contra 105 do vôlei feminino e 95 do futebol.

 

Voltar

__________________________________________________________________

Copyright Oi São José Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Oi São José Online.