Educação & Cultura - dezembro / 2006
Como anunciar
1ª Mostra de Presépios em Cerâmica
Entrega do Troféu “Amigo do Interativo” e lançamento do CD Projeto Pingo nos Hinos
1ª Mostra da Escola Democrática:

Banda União Josefense grava primeiro CD nos 130 anos de fundação

Foto: Banda União Josefense
Ao mesmo tempo em que resgata e reverencia sua história, a Banda União Josefense planeja seu futuro.

Ritmos diferentes e muita melodia compõe o eclético e animado repertório do primeiro CD da Banda União Josefense, que comemorou 130 anos de fundação, na noite de 22 de novembro, Dia do Músico, com belo concerto no Teatro do Centro Multiuso. A apresentação foi gravada ao vivo para o primeiro CD da Banda, pela Vita Produções.
A platéia aplaudiu de pé grandes clássicos da MPB, samba, chorinho, jazz e salsa. Sob a regência do Maestro Maurino José Clauberg, os 40 integrantes deram um verdadeiro show musical, que contou com a participação da platéia. Outro destaque da noite foi a homenagem a Arno Silva, que dedicou mais de 58 anos a Banda.
Fundada em 1876, a União Josefense tinha apenas 13 músicos em sua primeira formação. Com o apoio concedido pela prefeitura de São José nos últimos anos, a Sociedade Musical tem se destacado em vários concursos musicais. Em 2005, conquistou o 1º lugar na categoria concerto sênior, no 13º Concurso Estadual de Bandas Musicais da cidade de Treze Tílias. Também conquistou o primeiro lugar no concurso nacional com o pooupuri em tributo a Tom Jobim e Vinícius de Moraes, entre outros. Mas a banda ainda alegra e incrementa muitos eventos do município e participa de festas por todo o Estado.

Reconhecimento
Para o maestro Maurino José Clauberg, a gravação do CD é uma grande conquista. “É uma maneira de eternizar os músicos da banda como uma saudação pelo trabalho”. Maurino também foi um dos homenageados da noite, por suas demonstrações de dedicação e carinho nos 20 anos à frente da banda, e recebeu com muito entusiasmo a notícia dada pela secretária de Cultura do município, Rosa Maria Schmidt. “Iniciaremos obras no próximo ano para melhorar a estrutura da sede do Centro Histórico do Município, que atualmente recebe os ensaios semanais da Banda União Josefense”.
O maestro destacou a honrosa participação de Arno Silva em todo o processo de desenvolvimento a história da banda. “Ele é uma verdadeira relíquia, seus 58 anos de contribuição à União Josefense merecem homenagem”. Maurino ainda lembrou que o interesse pela música aconteceu cedo na vida de Arno. “Começou com sete anos como terceiro trompete e já aos 15 anos foi convidado para participar da diretoria e ficar envolvido com os compromissos da banda. Desde então, dedicou parte da sua vida a ela”. Atualmente Arno está afastado por problemas de saúde.
Ao mesmo tempo em que resgata e reverencia sua história, a Sociedade Musical planeja seu futuro. Os objetivos para o próximo ano continuam sendo a formação de novos músicos, já que a União Josefense também funciona como escola de música, com inscrições abertas a partir de fevereiro de 2007.

Banda União Josefense grava primeiro CD nos 130 anos de fundação
Como anunciar
Entrega do Troféu “Amigo do Interativo” e lançamento do CD Projeto Pingo nos Hinos
1ª Mostra da Escola Democrática:

1ª Mostra de Presépios em Cerâmica

Os açorianos trouxeram para São José da Terra Firme a arte ofício da olaria e hoje o município se destaca como a capital da louça de barro. Para preservar e valorizar este patrimônio cultural, a Olaria da Beira Mar São José promoveu a “Noite Celestial de Natal” no dia 13 de dezembro, com a abertura da 1ª Mostra de Presépios em Cerâmica. Os trabalhos foram confeccionados pelos alunos que receberam seus certificados das oficinas. A exposição pode ser vista até 12 de janeiro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O espaço é mantido pela prefeitura e oferece oficinas de iniciação à cerâmica utilitária e figurativa regional. Fone: 3241-4992

Banda União Josefense grava primeiro CD nos 130 anos de fundação
Como anunciar
1ª Mostra de Presépios em Cerâmica
1ª Mostra da Escola Democrática:

Entrega do Troféu “Amigo do Interativo” e lançamento do CD Projeto Pingo nos Hinos

O Centro Educacional Municipal Interativo Floresta realizou a entrega do Troféu “Amigo do Interativo” e dos Certificados do Instituto “Mais Dhafe”, na noite de 5 de dezembro, no Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema Martins de Andrade, aos profissionais do Centro Educacional Municipal Interativo Floresta, como a primeira escola a ser certificada no Brasil por desenvolver boas práticas de educação inclusiva. Na oportunidade, também foi lançado o CD do Projeto “Pingo nos hinos”, realizado pelos profissionais César Anderle e Letícia Martins.
Estiveram presentes autoridades como o prefeito Fernando Melquíades Elias, a secretária da Educação, Méri Terezinha de Melo Hang, o secretário adjunto da Educação, Adriano de Brito, a Superintendência da Fundação de Cultura e Turismo, representada por Ivone Lúcia Bruggemann Wagner, a Polícia Militar de Santa Catarina, representada pelo Sargento Luís Fernando dos Santos; a presidente do Instituto “Mais Dhafe”, Zilma de Cássia Saibro da Silva, além de empresários de São José como Jair Natal Lanzarin, do Jornal Oi São José; Sérgio Stangler, da Água Mineral Santa Catarina; Ivone José Burigo, da empresa Materiais de Construção Bela Vista; e o presidente do Conseg, Adejaime José da Silva, entre outros.
O C.E.M. Interativo é referência no município de São José na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, realizando projetos que despontam como diferencial para uma educação de qualidade para todos os alunos. E o projeto “Amigo do Interativo” foi idealizado para este fim.

Foto: Daniel Pereira
Jair Natal Lanzarin, diretor do jornal Oi São José, recebeu o troféu Amigo do Interativo.
Foto: Daniel Pereira
Diretoras do Interativo recebendo condecoração.

Banda União Josefense grava primeiro CD nos 130 anos de fundação
Como anunciar
1ª Mostra de Presépios em Cerâmica
Entrega do Troféu “Amigo do Interativo” e lançamento do CD Projeto Pingo nos Hinos

1ª Mostra da Escola Democrática:
“Um caminho para a Paz"

A 1ª Mostra da Escola Democrática – “Um Caminho para a Paz" foi promovida no dia 9 de dezembro, a partir das 13h, na Beira Mar de São José, para comemorar o sucesso do Projeto Escola Democrática, que possibilitou a abertura das 16 escolas municipais aos sábados. Em sete meses, o projeto lançado pela Secretaria Municipal da Educação para integrar comunidade e escola, já conta com 3.125 participantes assíduos em 21 modalidades de oficinas.
Entre as atrações da Mostra, feira de artesanato, desfile de cabeleireiro, oficina de música, dança, capoeira, fuxico, pet (reciclagem), esporte coletivo, torneio de dominó, além da presença do Papai Noel e sorteio de brindes.

 

Voltar

__________________________________________________________________
Copyright Oi São José Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Oi São José Online.