Educação & Cultura - Abril / 2008
Como anunciar
Projeto de Bandas e Fanfarras participa do Projeto Nacional "Eu Faço Cultura"
Projeto "De Olho no Óleo" amplia ação para atender condomínios de São José

Fundação Educacional de São José abre Concurso Público
Odílio Guarezi solicita ampliação de recursos para pequenas e microempresas

Inaugurações marcam aniversário de São José
Crédito: Daniel Pereira
O novo prédio do Centro de Educação Infantil Municipal Santo Antônio passou a atender, aproximadamente, 250 educandos.

O Loteamento Ceniro Martins, em Forquilhas, em breve vai ganhar uma Unidade de Ensino. O prefeito Fernando Elias lançou, no dia 28 de março, a pedra fundamental do Centro Educacional Municipal, na Avenida Ceniro Martins. A nova unidade de ensino com área total de 626,25 metros quadrados contará com seis salas de aula, cozinha, secretaria e pátio coberto. O CEM Ceniro Martins terá capacidade para atender aproximadamente 720 alunos do Ensino Fundamental.
As obras de construção da escola terão início imediato, com previsão de conclusão ainda para este ano. Os investimentos serão de R$ 463.684,17. O Loteamento Ceniro Martins é composto por 1.348 lotes, sendo que 300 famílias já residem no local.
Além do lançamento da pedra fundamental, a Prefeitura de São José inaugurou mais duas unidades escolares no dia 29 de março, o Centro Educacional Infantil Santo Antônio, localizado na Fazenda Santo Antônio, e o Centro Educacional Municipal Santa Terezinha, em Forquilhas. No dia sete de abril foi a vez do Centro de Educação Infantil Municipal Campinas, no bairro Campinas. Já no dia 12 de abril foram inauguradas as reformas e ampliação do Centro Educacional Municipal José Nitro, e dos centros de Educação Infantil José Nitro, São José e Morar Bem.
Centro Educacional Infantil Santo Antônio – Localizado no bairro Fazenda Santo Antônio, o CEI Municipal Santo Antônio (agora situado na Rua Nereu Neto Capistrano), conta com uma área total de 1.219,42 metros quadrados, distribuídos em oito salas de aula, uma sala de direção, uma cozinha, uma sala multiuso/arte, uma sala para professores, um pátio coberto/área de circulação e sanitários masculinos e femininos. O CEI atende hoje, aproximadamente, 250 educandos.
O terreno para a construção da Escola foi doado por Max Hablitzel, que foi homenageado emprestando seu nome ao jardim da escola, que ganhou uma placa com os dizeres: "As crianças são como as flores de um jardim" (F. Froebel). Já a brinquedoteca, recebeu o nome da ex-diretora, Ivete Ramos do Amaral, que tanto lutou pela idéia.
Centro Educacional Municipal Santa Terezinha – Com capacidade para atender aproximadamente 1.200 educandos nos três turnos, a nova Unidade de Ensino conta com uma área total de 1.441 metros, distribuídos em oito salas de aula, uma sala de direção, uma sala de coordenação, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma cozinha e área de serviço, um pátio coberto e uma quadra poliesportiva. A escola está localizada na Rua Francisco Ignácio Nascimento, ao lado da Escola Municipal do Meio Ambiente "Horto Florestal". Antes do CEM Santa Terezinha, a escola mais próxima da região era o Centro Educacional Antônio Francisco Machado (Forquilhão), há três quilômetros.
O secretário Altevir Schmitz disse que a comunidade de Forquilhas estava abandonada antes do prefeito Fernando Elias. "É preciso fazer justiça pelas pessoas que realmente merecem", afirma. Além da promessa da secretária da Educação, Méri Hang, de construir uma creche no local, o prefeito Fernando Elias completou dizendo que após a liberação do PAC serão asfaltadas as ruas de Forquilhas que ainda estão incompletas. "Temos que ter visão de futuro. São José só pode crescer para cá. A região de Barreiros, Kobrasol está saturada e estes bairros merecem tanto respeito quanto os outros", explica.
Centro de Educação Infantil Municipal Campinas – Localizado à Rua Osni João Vieira, 308, o novo CEI passa a atender aproximadamente 120 crianças com idades entre zero e cinco anos em período integral ou meio-período, de acordo com a necessidade dos responsáveis. Com uma área construída de 273,30 metros quadrados, a creche dispõe de berçários, seis salas de aula, quatro banheiros, pátio coberto, caixa de areia, solarium para bebês, playground, biblioteca, sala de TV, secretaria, depósito, lavanderia e dispensa.

Crédito: Daniel Pereira
O Centro Educacional Municipal Santa Terezinha está localizado à Rua Francisco Ignácio Nascimento, ao lado da Escola Municipal do Meio Ambiente "Horto Florestal".

Autoridades fazem o descerramento da faixa de inauguração do CEI Campinas.

Inaugurações marcam aniversário de São José
Projeto "De Olho no Óleo" amplia ação para atender condomínios de São José

Fundação Educacional de São José abre Concurso Público
Odílio Guarezi solicita ampliação de recursos para pequenas e microempresas

Como anunciar

Projeto de Bandas e Fanfarras participa
do Projeto Nacional "Eu Faço Cultura"


Oficina de percussão com o Grupo Patubatê, de Brasília.

A Capital catarinense recebeu na última semana de março, mais uma edição do Projeto Eu Faço Cultura, que percorre todo o território nacional levando shows culturais e oficinas nas áreas da música, da fotografia e da literatura à população brasileira. O projeto, realizado pelo Movimento Cultural da Caixa Econômica Federal, por meio do incentivo cultural da Lei Rouanet, oferece semanas culturais com oficinas gratuitas para as comunidades atendidas, sendo finalizadas num grandioso show com um importante nome da música popular brasileira.
Em Florianópolis as oficinas de música foram ministradas pelo Grupo Patubatê, de Brasília, internacionalmente conhecido por tirar som de instrumentos musicais alternativos, como panelas, chapas de carro, baldes de metal, serras-elétricas, cabines telefônicas, entre outros. O grupo abriu inscrições para 50 vagas em sua oficina de produção musical, realizada em um dos anfiteatros do Centro de Artes da UDESC, sendo que 15 foram ocupadas por educandos do Projeto de Bandas e Fanfarras de São José.
A técnica e o envolvimento dos jovens viabilizou convite para que abrissem o show da cantora e compositora Dani Carlos, na casa de espetáculos Floripa Music Hall, na noite de 27 de março, acompanhados do grupo Patubatê. Esta é a segunda vez que alunos do Projeto de Bandas e Fanfarras de São José participam das oficinas do Eu Faço Cultura e são convidados a abrir o show de um grande nome da MPB. Em 2007, os educandos do CEM Araucária abrirem o show de Nando Reis. Este ano, os educandos do CEM Governador Vilson Kleinubing, da EBM Vereadora Albertina Krummel Maciel e da EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores, abrilhantaram o evento.
A parceria entre os dois projetos é estreita, tanto que neste ano, integrantes do Grupo Patubatê fizeram questão de visitar as Escolas do Município de São José para conferir como funciona o Projeto de Bandas e Fanfarras.

Inaugurações marcam aniversário de São José
Projeto de Bandas e Fanfarras participa do Projeto Nacional "Eu Faço Cultura"
Fundação Educacional de São José abre Concurso Público
Odílio Guarezi solicita ampliação de recursos para pequenas e microempresas
Como anunciar
Projeto "De Olho no Óleo" amplia ação
para atender condomínios de São José

Mostrar aos moradores de São José como o óleo utilizado na cozinha pode prejudicar o Meio Ambiente quando descartado incorretamente foi o objetivo da Feira ao ar livre promovida pela Prefeitura de São José, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA). A mostra sobre o "Ciclo do Óleo" foi realizada durante todo o dia 18 de março, no calçadão do Kobrasol. Participaram da Feira, empresas geradoras e coletoras do óleo saturado, Fundação do Meio Ambiente de São José, Casan e Secretaria Municipal de Agricultura.
Na ocasião, foi lançada a terceira etapa do projeto "De Olho no Óleo", com incentivo à reciclagem do óleo vegetal saturado nos condomínios da cidade. A atividade fez parte da programação do aniversário de 258 anos do município. Durante a Feira, os visitantes puderam observar como é gerado o óleo saturado a partir das frituras culinárias e saber mais sobre os prejuízos que o produto gera quando jogado nos ralos da pia ou na rede pluvial.
Foi apresentado ainda, o processo de coleta em restaurantes de São José e como é feita a reciclagem dessa substância. Os visitantes também puderam conferir quais os produtos gerados a partir do reaproveitamento do óleo vegetal saturado, entre eles sabão, ração animal, tintas, impermeabilizantes e o biocombustível para veículos.
No local, os técnicos da FMMA proporcionaram orientações à população sobre essa nova fase do projeto "De Olho no Óleo", distribuíram materiais informativos e também cadastraram os condomínios interessados em participar do programa de reciclagem. Desde que foi lançado, há dez meses, o projeto "De Olho no Óleo" já incentivou o reaproveitamento de mais de 30 mil litros de óleo vegetal saturado.
A primeira etapa do projeto abrangeu os bares, restaurantes e empresas de alimentação que geram o óleo saturado. Na segunda etapa, foram cadastradas também as oficinas mecânicas, postos de gasolina e lavações, que geram outro óleo poluente: o mineral. Agora, a meta é sensibilizar os moradores de condomínios a contribuírem na campanha de reciclagem.

A mostra "Ciclo do Óleo" foi realizada com o objetivo de sensibilizar os moradores de São José sobre como o óleo de cozinha pode prejudicar o Meio Ambiente quando descartado incorretamente.

Os técnicos da FMMA orientaram a população e, principalmente, as crianças, distribuíram materiais informativos e cadastraram os condomínios interessados em participar do programa de reciclagem.

Inaugurações marcam aniversário de São José
Projeto de Bandas e Fanfarras participa do Projeto Nacional "Eu Faço Cultura"
Projeto "De Olho no Óleo" amplia ação para atender condomínios de São José

Odílio Guarezi solicita ampliação de recursos para pequenas e microempresas
Como anunciar

Fundação Educacional de São José abre Concurso Público

A Fundação Educacional de São José abriu, no dia 04 de abril, inscrições para mais um Concurso Público. São duas vagas para Administradores, uma para Analista de Sistema, duas para Assistentes Sociais, duas para Bibliotecários, uma para Contador, duas para Técnicos em Assuntos Educacionais e três para Técnicos em Administração. Também é assegurado às pessoas portadoras de necessidades especiais o direito de inscrição no concurso.
A inscrição poderá ser efetuada pela internet no endereço eletrônico: http://usj.fepese.ufsc.br até o dia 08 de maio. A taxa é de R$ 90,00 para os cargos com exigências de Ensino Superior, e R$ 60,00 para exigência de Ensino Médio.
O Concurso está sendo realizado pela Fepese – Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos, e o edital completo está disponível nos sites: www.pmsj.sc.gov.br, www.usj.edu.br e http://usj.fepese.ufsc.br.

Inaugurações marcam aniversário de São José
Projeto de Bandas e Fanfarras participa do Projeto Nacional "Eu Faço Cultura"
Projeto "De Olho no Óleo" amplia ação para atender condomínios de São José

Fundação Educacional de São José abre Concurso Público
Como anunciar

Odílio Guarezi solicita ampliação de recursos
para pequenas e microempresas

O presidente da AEMFLO/CDL-SJ, Odílio Guarezi, defende a ampliação da carteira de financiamentos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para pequenas e microempresas. A instituição terá de R$ 200 bilhões a R$ 250 bilhões para financiar a nova política industrial brasileira até o ano de 2010, de acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. O orçamento original do BNDES para 2008 é de R$ 80 bilhões, com linhas para todas as áreas. "Vamos aproveitar nossos canais de relacionamento por meio das entidades empresariais e também na bancada federal de Santa Catarina para reforçar este pleito", disse Odílio.

 

Voltar

__________________________________________________________________
Copyright Oi São José Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Oi São José Online.