São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 14:24
Edição Dezembro | 2023
Ano - N° 329
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Colunistas
Classificados



Veja também:
Justiça atende MPF e determina ao Município de Florianópolis (SC) a retirada de ocupações ilegais da praia de Jurerê
Câmara de São José recebe projeto do novo Plano Diretor
Brasil Atacadista inaugura sua primeira unidade compacta em São José
AEMFLO e CDL de São José reforçam investimentos inovação e associativismo para 2024
Vereadores de São José entregam ao prefeito lei que possibilita a contratação do financiamento para a Beira-Mar de Barreiros
Imóveis de São José foram os que mais se valorizaram em 2023, diz FipeZap
Prefeitura de São José lança edital para concurso da Guarda Municipal
Josefense é Vice-Campeã do catarinense de xadrez
Prefeitura de São José amplia horário de atendimento em unidades de saúde
Procon de São José notifica banco sobre pane em contas de clientes
Prefeito participa da reinauguração do banco Sicredi no Kobrasol
Levantamento de preços feito pelo Procon de São José encontra diferenças de 183,60%
Uber da Saúde de São José facilita o deslocamento de pacientes aos locais de atendimento
Prefeitura prorroga prazo de adesão ao Plano para quitar dívidas até o dia 20 de dezembro
Projeto da Beira-Mar de Barreiros é apresentado a empresários de São José

Cidade
 
São José celebra a cultura com a assinatura dos repasses dos recursos da Lei Paulo Gustavo
Clique na imagem para ampliar.
Um momento significativo foi alcançado em prol da valorização cultural de São José: no gabinete do prefeito Orvino Coelho Ávila foram assinados, em 08 de dezembro, os termos de convênio dos projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo e a liberação dos recursos destinados aos projetos aprovados. Além dos vereadores e secretários municipais, gestores da prefeitura, a solenidade contou com a presença maciça de diversos artistas e produtores culturais da cidade.
Entre os projetos contemplados pela Lei, há o documentário da cantora e produtora, Bianka de Liz, que vai abordar a vida e momentos históricos do cantor gaúcho, que fez história em São José e foi fundador do grupo Garotos de Ouro, Ivonir Machado, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico em 2018 e faleceu neste ano. “Este projeto narra a história de Ivonir Machado, um artista que deixou um legado na música Vanera. Após um AVC que o privou da voz, decidi contar sua história por meio de um vídeo, uma forma mais acessível e rápida nas redes sociais. Embora não seja um livro, como ele desejava, acredito que o vídeo permitirá que mais pessoas conheçam sua trajetória”.
Outra beneficiada pela Lei Paulo Gustavo é a cantora Viviane Maria Potier Fernandes, que teve seu projeto de música aprovado para receber R$ 10 mil. “Estou muito feliz por ter essa oportunidade. Ser mulher, pessoa com deficiência e artista é um desafio, mas com positividade, desejo que este ano seja repleto de cor, música, arte e alegria. Agradeço a todos que apoiaram este projeto, pois sabemos que lidar com burocracia é difícil. Acreditei no meu projeto. Cada linha escrita foi com amor e o que vivemos hoje é um ato de amor. São José será abençoada com amor, carinho, respeito e oportunidades”, disse Viviane, emocionada.
O secretário de Cultura e Turismo, Charles Colzani, enfatizou o impacto que os recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo impulsionarão na cena cultural de São José, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e fomentando o desenvolvimento econômico da cidade. Segundo o secretário, São José foi uma das pioneiras na região de Florianópolis e em Santa Catarina ao aplicar, de forma prática, os recursos da Lei, impulsionando as produções culturais e consolidando seu papel fundamental no panorama artístico da região. Ao todo, foram inscritos 242 projetos, e destes, 92 foram habilitados.
O edital nº 11/2023 (audiovisual) aprovou 46 projetos divididos em quatro categorias, e o edital nº12/2023 (demais áreas culturais), aprovou 46 projetos divididos em nove categorias.
O recurso de R$ 1.978.784,98 abrange uma variedade de formas de expressão artística, contemplando produções audiovisuais, vídeo clipes, curtas-metragens, roteiros e documentários, até a produção de games, núcleos criativos, capacitação, formação no campo audiovisual e apoio às salas de cinema. Além disso, outras áreas culturais receberam apoio por meio da Lei. Projetos relacionados à cultura popular, manifestações artísticas, artes plásticas e visuais, patrimônio cultural, artesanato, circo, leitura, escrita, oralidade, dança, música e teatro foram contemplados.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.