São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 03:11
Edição Novembro | 2021
Ano - N° 306
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Colunistas
Classificados



Veja também:
Como provocar atenção e carinho de seu marido.
ENFRENTANDO A DISTRAÇÃO

Colunistas
 
ANIMALZINHO X COMUNIDADE
Carlos Antonio Souza Caldas
A cidade de São José é tão bonita que dá prazer de morarmos nela. Agora mais iluminada e mais segura São José: um canteiro de obras por todos os cantos da cidade e com ações de infraestrutura, bem como a operação tapa buraco e recapeamento de ruas e avenidas e programa de aceleração do crescimento do município, obras de revitalização, recuperação de drenagem pluvial e a volta do antigo gabarito de 12 andares para alguns bairros na construção civil, conforme a legislação e Plano Diretor.

Fato novo acontece na cidade diariamente, o cidadão por onde passa nas ruas e praças olhando para todos os lados, deve olhar menos para onde pisa. Os animaizinhos (cachorros) vão a toda parte com seus donos, caminham na beira mar e vão até em restaurantes, também passeiam no interior de veículos e participam ativamente da vida social freqüentando lugares importantes da cidade, mas o convívio civilizado não afetou seus hábitos de higiene, que continuam iguais aos de cachorros de todo mundo.

Se fizermos um levantamento in loco podemos notar que há provavelmente mais animalzinho por habitante na grande São José, que comparado a outras cidades de toda a parte do mundo.

Tal fato deve-se ao resultado da combinação de alguns fatores como: o cidadão que leva seu bichano a um belo passeio nas ruas da nossa grande São José, para quem não toma a devida precaução de cuidar dos dejetos desse animalzinho. Isso é percebido claramente quando alguém que está passando na rua e tem a péssima sensação de deslizar nos dejetos destes cãozinhos, principalmente, na calçada da beira mar São Jose.

De outro lado, percebe-se o aumento vultoso da reprodução canina. Entretanto, já houve a sugestão, de que os donos dos animais levem consigo um saco plástico para recolher o “coco” de imediato, e assim contribuam com a educação e a natureza.

O cidadão josefense, ama seus animaizinhos com uma devoção, pois, é visto cada vez sendo adotados. Todavia, eu, quando vejo um cachorrinho na rua ou em praças tento adivinhar; pelo tamanho ou pela cara, que peças no caminho seriam de autoria.

Para finalizar, são fatos que rivalizam e ocorrem diariamente todos os dias, na variedade de dimensões e configurações. Imagino que cada animalzinho tenha, por assim dizer, a sua assinatura, o seu estilo de sujar as calçadas, e noto em muitas de suas obras aquela arrogância no seu acabamento de quem desdenha a critica e não teme a retribuição do poder público.

E a vida segue ...a cidade precisa de melhorias, investimentos e com planejamento para o futuro com prioridade nas áreas Educação, Transporte, Rodoviária, Mercado Público, Habitação e muito trabalho. Deus abençoe a todos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.