São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 09:23
Edição Novembro | 2021
Ano - N° 306
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Colunistas
Classificados



Veja também:
MURAL DA TRADIÇÃO

Tradição
 
PALETEADA - CTG OS PRAIANOS
Júnior Furtuoso
E-MAIL: furtuoso@gmail.com

A paleteada é muito usado nas lidas de campo nas Estância onde o boi que refuga do resto da tropa da pega do gado, os cavaleiros reconduzem o bovino pro destino paleteando.
Onde os cavalos têm que mostrar sua aptidão vaqueira, pois a paleteada consiste em o cavalo junto com outro do lado, encostar suas paletas no boi e desta forma conduzir o bovino ao destino que se queira.
A ABCCC (Associação de Criadores de Cavalos Crioulo) implantou essa modalidade em sua prova do freio de ouro, a modalidade cresceu tanto que se fez necessário criar o Circuito Nacional de Paleteada, onde no ciclo de um ano correm em torno de três mil duplas. Elas são classificadas para a final por pontuação de notas, num total de 60 duplas que disputam em Esteio (RS), a grande final.
As regras oficiais podem ser acessadas no site da ABCCC.
Resumindo em algumas palavras, basicamente se pede para a dupla de cavaleiros e cavalos:
Conduzirem o boi da saída do brete até o final dos fardos, as paletas dos cavalos em contato com o boi não podendo sair fora ou bater nos fardos. Não pode haver “esfolões” ou sangue em ambos os animais. Não pode bater nos mesmos. Só pode correr provas oficiais cavalos da raça crioula registrados pela ABCCC. Só pode correr nas forças A os profissionais.
Força B para amador, iniciante as duplas correm seis corridas cada, sendo três pelo lado direito e três pela esquerda. O gado de prova não pode ser aspado.
Qualquer pessoa pode correr paleteada, desde que tenha uma equitação boa e um cavalo treinado. Também pode se iniciar os dois com treinos específicos pra modalidade...

A Modalidade no CTG Os Praianos
No CTG Os Praianos existem duplas de paleteadores que já disputaram a grande final em Esteio, os sócios: Marcos Pessoa X José Everaldo & Andrei de Souza X Lucas Gabriel (Pai e Filho).
A entidade está sendo pioneira em deixar os paleteadores treinarem no mesmo dia e em conjunto com o treino de laço. Neste caso, o boi que “corre” é o da vez, com algumas ressalvas. Os Praianos também incentiva o treino para iniciantes, cedendo espaço para os amantes da modalidade.
Te Aprochega Tchê! Quem sabe não esteja aí a oportunidade que você estava esperando?
Informações com o amigo Marcos pessoa: (48) 99807-7597.

CURIOSIDADES QUE DÃO ORGULHO PRA SC
Na equipe de Paleteadores Praianos tem uma dupla que chama muita atenção, são eles: Andrei de Souza e Lucas Gabriel. Primeira curiosidade, eles são Pai e Filho, isso mesmo, meu grande amigo Andrei cria o menino Lucas, o Luquinha, desde muito cedo na tradição. Sou testemunha disso, tenho orgulho de ele sempre, ainda bebê, frequentar o Rancho Campeiro, na época administrado por este “Cuera”.
Observem mais dois fatos desta dupla que nos orgulha: Andrei, o pai: o Único Praiano, até a presente data, a subir no pódio de Esteio da Paleteada até hoje. Este feito foi em 2012, onde conquistou o 3º Lugar. Lucas, o Filho: hoje com 13 anos, começou a correr a paleteada em 2015, na Força B. Em 2019, em virtude de tudo que já havia conquistado, obteve a autorização da ABCC para correr a Força A e surpreendam-se: é a primeira criança a correr uma final de Paleteada Força A na Expointer, e até agora, o único também.
Algumas lições tiramos desta história: Tradição é algo familiar. A honra, força e amor de um pai passam para os seus e, por fim, nada substitui a confiança que um tem no outro.
Parabéns amigos! Obrigado por terem me deixado contar esta pequena história!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.