São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 06:25
Edição Julho | 2020
Ano - N° 291
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Social
Classificados



Veja também:
BRDE vai disponibilizar mais de R$ 1 bilhão para retomada da economia
Jorginho Mello é o único senador catarinense indicado para o Prêmio Congresso em Foco 2020

Especial
 
Recuperação econômica é mais forte em São José
Clique na imagem para ampliar.
Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus, a economia de São José dá sinais de reação. No mês de junho, a cidade foi uma das que mais gerou empregos em Santa Catarina. Entre os quatro maiores municípios do Estado, São José foi o que teve o menor impacto econômico em relação à diminuição de vagas de trabalho. No acumulado do primeiro semestre, o município registrou menos 604 postos de trabalho, enquanto que Joinville teve uma queda 7.953, Florianópolis de 13.087 e Blumenau de 3.440.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontam que São José, mesmo sofrendo com o impacto na economia, voltou a gerar oportunidades de trabalho. No total, foram criadas 265 novas vagas de emprego no último mês, um número superior ao de municípios como Criciúma (229), Blumenau (169) e Itajaí (106). O setor que teve maior alta foi o do comércio, com 131 vagas; seguido pelo setor industrial, que registrou 98 vagas positivas; e serviços, com 84 vagas.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto, o fato da economia de São José ser diversificada e constituída por setores muito fortes como o industrial, faz com que, mesmo em meio à pandemia, estes setores continuem produzindo e ajudando a aquecer outros serviços que sofrem mais com a crise. “Embora a indústria tenha diminuindo um pouco o ritmo neste período, ela continuou produzindo e isso também ajuda outros setores que ficaram mais frágeis. Então, pelo fato da cidade ter uma economia mais diversificada, conseguimos manter um índice de emprego melhor do que outras cidades cuja economia depende do turismo ou de um único setor da economia”, explica Waldemar.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.