São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 01:34
Edição Setembro | 2018
Ano - N° 269
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Prefeitura de São José inaugura Praça CEU no bairro Ipiranga
Reunião discute ação de despoluição do Rio Araújo
Visitando obras
AEMFLO participa do lançamento do Programa Voz Única
1º Meetup de inovação e animação reúne profissionais da área em São José
Turismo

Especial
 
Campanha do Setembro Verde alerta para câncer de intestino
Clique na imagem para ampliar.
Com o objetivo de alertar e prevenir a população sobre o câncer de intestino, a Prefeitura de São José está se mobilizou para a Campanha do Setembro Verde. Para chamar ainda mais a atenção, uma iluminação especial na cor verde foi instalada no prédio da administração municipal, nas Policlínicas e na Unidade de Pronto Atendimento 24h, localizada no bairro Forquilhinha.
O objetivo da Campanha é divulgar informações e estimular a melhoria nos hábitos de saúde da população de São José e fazer um alerta sobre a importância da prevenção. O alvo da campanha são, principalmente, as pessoas acima de 50 anos.
O Setembro Verde foi idealizado pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP/ABRAPRECI/SBCP), com o objetivo de transmitir informações a respeito do câncer de intestino e as formas de prevenção, além de orientar a sociedade sobre a existência da doença e a necessidade de realizar os exames de forma preventiva. “Adotamos esta Campanha por ser de vital importância para a população e essencial na prevenção do câncer”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Udo Hawerroth.
Para que os profissionais possam trabalhar na conscientização da comunidade, também está sendo realizada a entrega de material informativo nas Policlínicas do município durante o mês.
A Campanha Setembro Verde é realizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG), contando com o apoio de clínicas de Oncologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Medicina Nuclear, empresas de materiais de endoscopia, Hospital Universitário (HU) da UFSC, além de profissionais e estudantes da área da saúde.

A doença – O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com 190 mil óbitos por ano. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é do surgimento de 596 mil novos casos da doença no ano, sendo 34.280 somente de câncer de cólon e reto (intestino). Este tipo de câncer tem uma proporção maior na região Sul do país, onde a doença é a segunda e a terceira mais frequente entre homens e mulheres, respectivamente.
Este câncer pode ser evitado em 90% dos casos. Além de identificar precocemente, existem meios de prevenção. Para isto, são necessárias modificações no estilo de vida, com a adoção de alguns hábitos saudáveis que podem fazer a diferença ao longo dos anos.

Mutirão de Colonoscopia – Cerca de 20 médicos voluntários realizarão exames de Colonoscopia em pacientes que estão na fila do SUS. As pessoas que aguardam foram indicadas pela Secretaria de Saúde por análise de idade, sintomas e urgência. O Mutirão de Colonoscopia ocorrerá no Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 29 de setembro.
A colonoscopia é o exame que investiga alterações no intestino, identificando tumores, pólipos e outras doenças. É recomendada para homens e mulheres acima de 50 anos sem nenhum sintoma e antes desta idade para pessoas com história familiar de câncer de intestino, pólipos ou outras doenças. O câncer de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro entre os homens, mas pode ser evitado em 90% dos casos, quando é descoberto precocemente.

Sintomas mais comuns:
- Sangue nas fezes;
- Mudanças recentes nos hábitos intestinais;
- Sensação de evacuação incompleta;
- Cansaço ou fadiga inexplicável;
- Dores abdominais;
- Perda inesperada e repentina de peso.

Medidas que ajudam a prevenir o câncer de intestino:
- Inclua muitas fibras na sua alimentação (de 25g a 30g por dia). Os alimentos ricos em fibras são: frutas frescas, vegetais e cereais integrais (aveia, farelo de trigo, grãos, etc.).
- Prefira sempre os alimentos com fibras. Até em biscoitos e barras energéticas é possível encontrar opções que contêm fibras.
- Coma cerca de duas xícaras e meia de frutas e verduras todos os dias.
- Reduza a quantidade de gordura, principalmente as de origem animal (carne vermelha e queijos).
- Evite o álcool, combata a obesidade e não fume.
- Caso tenha mais de 50 anos, faça uma colonoscopia de screnning.
- Caso você tenha algum dos sintomas, procure seu médico e faça os exames de prevenção. Quando detectado no começo as chances de sobrevivência são em torno de 90%.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.