São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 09:26
Edição Agosto | 2018
Ano - N° 268
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Santa Catarina tem 9 candidatos a governador e 14 a senador

Especial
 
Segurança - Integração de forças e tecnologia ajudam São José no combate à criminalidade
Clique na imagem para ampliar.
A criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), implantado no início da administração da prefeita Adeliana Dal Pont, tem direcionado o planejamento de políticas públicas na área de segurança para o Município. O resultado disso é a intensificação das ações ostensivas em todas as regiões da cidade.
O combate à criminalidade e a resolução de crimes têm surtido efeito com o uso de novas tecnologias e profissionais capacitados. E os resultados já apareceram: no primeiro semestre de 2018 foi registrada a queda do número de furtos e roubos na cidade.
Segundo dados estáticos da Segurança em Números, ferramenta online de divulgação desenvolvida pela Secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, nos primeiros cinco meses de 2018, São José apresentou queda de 10,5% na taxa de furtos, 28,5% a menos nas ocorrências de furtos de veículos, além da diminuição em 27,6% nos registros de roubo.

Central de Vídeo Monitoramento – O que tem ajudado muito a prevenir e combater crimes em São José é a Central de Vídeo Monitoramento Integrado, projeto desenvolvido pela Prefeitura de São José, com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de São José. São cerca de 80 operadores que trabalham 24 horas para observar as imagens transmitidas pelas 250 câmeras espalhadas pela cidade. De 2016 até agora, 1.222 suspeitos procurados pela polícia foram identificados a partir do trabalho da Central.
A Central também possibilitou que as equipes das forças de segurança que atuam nas ruas da cidade, identificassem 465 veículos envolvidos em delitos e ajudassem na recuperação de 244 veículos furtados. Também a partir das câmeras foram realizadas 345 abordagens a vândalos, 256 prisões e detenções, 208 recuperações de bens furtados, 190 flagrantes de trânsito e 166 flagrantes de furtos.
De acordo com a secretária municipal de Segurança, Andrea Pacheco, a redução dos índices de criminalidade em São José vai além da segurança e reflete, também, os investimentos que o Município tem feito no desenvolvimento de áreas como saúde, educação, esporte e cultura. “O modo de conceber a política de segurança pública na cidade de São José tem permitido que a nossa atuação seja mais preventiva e não apenas reativa. Isto também é fruto dos investimentos que a gestão tem realizado nas áreas essenciais para oportunizar mais qualidade de vida para as pessoas”, enfatiza Andrea.

Tecnologia – O aplicativo mobile para segurança colaborativa, Be On, que já está disponível para utilização gratuita dos moradores, permite o envio e recebimento de alertas sobre segurança pública pelo smartphone. O usuário pode trocar notificações com quem estiver a um raio de um quilômetro, sinalizar situações suspeitas para que pessoas próximas possam ser avisadas, monitorar grupos de interesse, criar grupos, etc.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.