São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 01:17
Edição Junho | 2018
Ano - N° 266
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
Prefeitura de São José lança campanha de educação ambiental para reciclagem de lixo
Câmara de São José anuncia devolução de R$ 5,6 milhões à Prefeitura
Expo São José 2018 será realizada de 6 a 8 de julho no CTG Os Praianos
1ª Startup Weekend São José premia ideias inovadoras

Especial
 
Reunião do Fórum Parlamentar Catarinense trata do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Clique na imagem para ampliar.
O Fórum Parlamentar Catarinense, presidido pelo deputado federal Jorginho Mello, promoveu, no dia 25 de junho, uma nova reunião para tratar do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Com a presença do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Mário Rodrigues, do presidente da Arteris Litoral Sul, David Diaz, e do superintende da Arteris Litoral Sul, André Bianchini, foram abordados o adiantamento do cronograma de obras em três meses e os pontos críticos do Contorno. Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da Grande Florianópolis, deputados federais e estaduais e lideranças empresariais, também marcaram presença. A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, representou na mesa de autoridades os demais prefeitos presentes.
O diretor da ANTT, Mário Rodrigues, anunciou que o novo prazo de entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis deverá ser dezembro de 2021. Segundo ele, são necessárias algumas licenças ambientais por parte do IBAMA referente a 3,5 quilômetros em Palhoça.
Apesar da redução do prazo, o presidente do Fórum, deputado Jorginho Mello, avalia com preocupação a demora na liberação de seis pontos críticos que ainda estão em fase de discussão e estão sem licenças ambientais. “Dos 51 km do trecho, 17 km ainda não foram iniciados”, conta o parlamentar.
A ANTT espera resolver as emissões das licenças ambientais até janeiro de 2019. O Fórum Parlamentar Catarinense também irá realizar reuniões trimestrais em Santa Catarina para acompanhar os licenciamentos, o andamento das obras e a desapropriações. “A primeira audiência vai ocorrer na primeira quinzena de agosto”, anuncia Jorginho Mello.
Segundo a Arteris, 95% das áreas já foram desapropriadas, o que não representa mais problemas para a continuidade dos trabalhos. Cerca de 35 km de obras estão em andamento nos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu e São José. A empresa responsável investiu R$ 95 milhões e tem 52 pessoas trabalhando diretamente nas obras e mais mil indiretamente.
Para a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, é importante a disponibilização dos projetos para que sejam possíveis a análise e a correção de possíveis distorções e reforçou os pedidos para a construção de travessias e passagens inferiores em São José. Adeliana também enalteceu o trabalho do Fórum Parlamentar Catarinense, atualmente coordenado pelo deputado Jorginho Mello, e a participação efetiva do deputado Esperidião Amin nas discussões sobre o assunto.
Segundo o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, “sofre a população de Palhoça, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis. Para irmos de Palhoça para Florianópolis perdemos, no mínimo, uma hora e meia”, registrou. Camilo citou, ainda, a necessidade de ampliar a BR-282, Via Expressa de Florianópolis.

São José – Presentes no encontro, os vereadores Orvino Coelho de Ávila (PSD), Michel Schlemper (PMDB) e Nardi Arruda (PSD) manifestaram suas opiniões enfatizando as demandas atendidas pela agência e concessionária após visitas dos parlamentares josefenses à Capital Federal.
“Faz dois meses que estivemos em Brasília e já tivemos respostas. Alguns pontos ainda estão em análise e serão apresentados no próximo encontro marcado para agosto”, salientou o vereador Michel Schlemper. Já o presidente do Legislativo, Orvino Coelho de Ávila, frisou a necessidade da união de forças para garantir melhorias à cidade. “Se nós não formos atrás, não vamos resolver as demandas do município, principalmente aquelas que não competem a nós fazermos, mas que competem a nós cobrarmos”, afirmou o parlamentar, recordando de um projeto de 1977 sobre a alça de contorno.
De acordo com os vereadores, a ANTT incluiu nas obras a questão levantada pelo vereador Nardi Arruda que trata da dimensão da passagem do Alto Forquilhas. A agência e a Arteris fizeram ajustes no projeto e será construído um viaduto nas dimensões que o futuro da região vai exigir. Além disso, a intersecção da SC-281 está em análise do setor técnico para aumento do raio, bem como será construída a terceira via da BR-101 no trecho sul-norte (Palhoça-São José) entre 60 e 90 dias. Já o alargamento da Via Expressa, segundo declaração dos deputados federais Esperidião Amin e Jorginho Melo, está bem adiantado junto ao DNIT.
A prefeita Adeliana Dal Pont recordou algumas solicitações datadas ainda de 2013 como as passagens ligando o Kobrasol a Forquilhinha.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.