Rede Municipal de Ensino reduz distorção e evasão escolar
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Evasão escolar e reprovação estão entre os temores de educadores e pais. Mas, essa é uma realidade que São José está conseguindo mudar aos poucos em suas escolas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação de São José, o Município tem conseguido reverter os índices de evasão escolar, reprovação e distorção (quando o aluno está em uma turma fora do ano corresponde à sua idade). Desde 2013, o índice de distorção era de 17,2%. Este percentual caiu para 1,8% em 2018 nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e passou de 23,2% para 6,9% nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).
Quanto às estatísticas de evasão escolar, em 2013, 10,6% dos alunos dos anos iniciais não conseguiram concluir os estudos. Em 2017 esse número caiu para 2,8%. Nos anos finais do ensino fundamental, 26,8% dos alunos da rede abandonaram a escola em 2013. Já no fim do ano letivo de 2017, apenas 6,5% dos alunos abandonaram os estudos ou reprovaram.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Lilian Sandin Boeing, as conquistas se devem à combinação de investimentos e projetos pedagógicos. “Esse resultado se deve a uma série de investimentos como a qualificação dos profissionais, atendimentos realizados pela equipe da Secretaria de Educação e o envolvimento das famílias com a escola”, explica a secretária.
Ideb – No último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2015, São José alcançou a nota 6,2, superando a nota estabelecida pelo Índice, que era de 6,0 para os anos iniciais, meta prevista para o ano de 2022 no Brasil. Nos anos finais do ensino fundamental, os índices foram menores, representando 5,1, seis pontos abaixo do previsto pelo MEC (5,7). Mas a Educação em São José, de 2013 para 2015, conseguiu melhorar a perspectiva dos alunos e subiu o desempenho de 3,8 para 5,1, respectivamente.
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