São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 14:22
Edição Abril | 2018
Ano - N° 264
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
MURAL DA TRADIÇÃO
DE VEREDA! CURTAS COMO COICE DE PORCO!

Tradição
 
ONDE ESTÁ A TRADIÇÃO?
Página da Tradição
Buenas amigos, peço licença para falar de um assunto muito relevante, que vimos acontecer todos os anos nos quatro cantos do Brasil e que gera uma enorme polêmica, a dita “MORTE DO TRADICIONALISMO”, com a falta de provas Campeiras e Artísticas e as famosas apresentações de músicas de outros estilos. Este caso é visto, como disse em vários lugares, mas vou me ater hoje na Coluna ao CTG OS PRAIANOS, por ser o maior de SC e, além de ser de São José, está no mês de seu Rodeio Nacional. Segue minha opinião em duas partes.

1 – SERTANEJO NO RODEIO
Muito me foi perguntado nos últimos dias sobre o que eu achava da apresentação de cantores sertanejos no Rodeio do CTG Os Praianos, obviamente, o motivo é que sabem que tenho opiniões fortes e ácidas e que desagradam muita gente que adora ser bajulado. Fui marcado em uma rede social em um post falando deste tema do amigo Pedro Keller, um grande gaiteiro tradicionalista, pois bem, darei minha opinião neste espaço que me cabe: SIM, SOU A FAVOR QUE SHOWS SERTANEJOS APRESENTEM-SE NO RODEIO! Sei que isso pode causar estranheza a muitos, mas quem me conhece de fato sabe o que penso sobre isso… Vejam bem, nada mais rico no Brasil que a diversidade musical, até porque teremos sim MUITAS EXCELENTES ATRAÇÕES TRADICIONALITAS e que também trazem muito público, mas outro. Ter num palco principal músicas que tragam público para o rodeio é importantíssimo, e isto amigos, não é matar a tradição, é ter coerência que o rodeio não sobrevive só das pessoas que acampam e ficam nas provas campeiras. No caso do CTG OS PRAIANOS, há muitos anos, em diversas patronagens tem se tem tentado buscar uma parceria forte que traga “corpo” a uma festa que já ultrapassou todos os limites, é um festão não só do CTG, é da Cidade, do Estado de SC… Outra coisa amigos, ajudei a dirigir a entidade, fui conselheiro por 6 (seis) anos, sei que o custo do Rodeio é muito alto, muito mesmo, mas é a principal fonte de renda anual do CTG. Por isso é preciso aumentar as parcerias e é inevitável que para que tenhamos um grande público, precisamos ter artistas que estão no momento do sucesso. Obviamente não falo aqui, de colocar um “sósia do Rick Martin”, mas colocar cantores sertanejos de sucesso, e que sim, na essência, os estilos convergem, não acho problema, acho solução… Pensem nisso! Para finalizar esta primeira parte, volto a dizer, isso não MATA A TRADIÇÃO… AGREGA. O que mata o tradicionalismo é ver músicas “gaúchas¨ cantadas e dançadas de outra forma; é ter “tradicionalistas” ao berros em frente aos portões brigando para entrar sem pagar, pois tem “carteirinha”; é ouvir estilos como “funk” nos acampamentos; é ver pessoas torcendo para que o evento dê errado, somente para a atual patronagem ter problemas. O QUE MATA O TRADICIONALISMO É OUVIR “ ISSO ESTÁ TUDO ERRADO”, OU INVÉS, “ONDE POSSO AJUDAR?”. E sim, é ter a falta de setores Tradicionalistas no Rodeio, tema a seguir.

2 – ONDE ESTÁ O TRADICIONALISMO?
Outra enorme polêmica no caso do CTG Os Praianos e também de outras entidades, é a falta de algumas apresentações e provas das Invernadas Artísticas, além do resgate de algumas provas Campeiras, para que nesta parte não se resuma só ao laço. Pois bem, sobre isto sim ACHO QUE É UMA FALTA GRAVE E UMA PERCA ENORME A NOSSA CULTURA GAÚCHA, afinal de contas, uma das missões do tradicionalismo é resgatar e manter a cultura do passado. Sobre a parte CAMPEIRA, lembro-me bem de várias modalidades e brincadeiras que eram feitas e entretinham e divertiam o público, creio que isto deveria ser visto por quem organiza com mais carinho. Sei também que existem modalidades que hoje não são mais permitidas, principalmente por questões de proibição do uso dos animais. Quanto a Parte ARTÍSTICA, vale lembrar que no Rodeio Praiano este ano teremos UMA, SOMENTE UMA apresentação da Invernada do CTG, eu resumo a não realização de provas e apresentações das Invernadas UM FRACASSO PARA A TRADIÇÃO, neste quesito sim, vejo omissão dos que organizam, pois as danças, provas de declamação, concursos de peões e prendas, crianças, jovens, adultos e os mais velhos, todos em torno da Arte Gaúcha, é muito lindo, além de apresentar a outras pessoas nossa cultura. Pare e pensem… Infelizmente isto vem acontecendo… Mas certos “tradicionalistas” se atêm somente ao palco principal e não ao que podemos fazer para resgatar verdadeiramente a tradição. Tenho Dito!!!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.