São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 23:56
Edição Março | 2018
Ano - N° 263
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Abertas as inscrições para participar do Concurso Sopa de Siri
Câmara Municipal de São José presta homenagens no Dia Internacional da Mulher
São José cria Bancada Feminina na Câmara e galeria de vereadoras
Servidoras municipais são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Especial
 
São José comemora 268 anos com atividades culturais e de lazer
Clique na imagem para ampliar.
Até o dia 31 de março muitas atrações culturais e de lazer prometem muita diversão gratuita para a população. No dia do aniversário do município, 19 de março, haverá a tradicional Missa na Igreja Matriz e o corte do bolo acompanhado pela apresentação da Banda de Música Asas do Ipiranga.
Duas exposições estarão abertas ao público, a Exposição Raízes, de Tânia Scharmam, que é aluna da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, no Museu Histórico de São José; e a Exposição Artistas Plásticos de São José, na Casa Cultura Nésia Melo da Silveira, também no Centro Histórico.
Uma edição especial do Beira-Mar em Movimento está marcada para o dia 18 de março, das 9h às 11h. O público poderá participar de diversas atividades envolvendo o universo pet na Beira-Mar de São José. Haverá feira de adoção de animais, a 2ª Cãominhada de São José e uma apresentação de cães adestrados com a equipe da Base Aérea de Florianópolis.
Durante a tarde, das 12h às 19h, acontece a programação tradicional do Beira-Mar em Movimento, com apresentações musicais, aulão de Zumba, brinquedos infláveis, touro mecânico, além de espaço para corte de cabelo, massagem e reiki. A Cavalaria da Polícia Militar também estará presente fazendo a alegria da criançada com passeios a cavalo.
Fechando a programação do aniversário de São José, no dia 25 de março acontece a XII edição do Concurso Gastronômico Sopa de Siri, na Praça Arnoldo de Souza, também no Centro Histórico. O público poderá se deliciar com iguarias da culinária açoriana, como a sopa de siri, pirão com linguiça, pirão com peixe frito e pastéis de berbigão. A festa acontece das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Feira da Freguesia – A edição especial da Feira aconteceu no dia 11 de março. Foram diversas atrações culturais gratuitas no entorno da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de São José. Como já é uma tradição, a programação da Feira da Freguesia trouxe shows musicais, apresentação do Boi de Mamão e oficinas artísticas. As barracas de artesanato e produtores locais, além dos food trucks, também marcaram presença.

Programação de Aniversário de São José - 268 Anos

9 a 31/03 – Exposição Raízes - de Tânia Scharmam, aluna da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros. Local: Museu Histórico de São José
15 a 30/03 – Exposição Artistas Plásticos de São José. Local: Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira
18/03 – Beira-Mar em Movimento Especial. Local: Beira-Mar de São José. Das 9h às 11h: feira de adoção, 2ª Cãominhada de São José e apresentação de cães adestrados. Das 12h às 19h: atrações de lazer e culturais
19/03 – Aniversário de São José. Local: Praça Hercílio Luz, Centro Histórico
10h: Missa. Local: Igreja Matriz do Centro Histórico
11h: corte do bolo e apresentação da Banda Asas do Ipiranga.
25/03 – XII Concurso Gastronômico Sopa de Siri, das 10h às 17h, na Praça Arnoldo de Souza, Centro Histórico de São José



HISTÓRIA

Durante sua história, o município evoluiu e se desenvolveu bastante. Desde 1750, ano em que foi colonizada por 182 casais açorianos, e em 1829, quando recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado, muita coisa mudou. O rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que em 1º de março de 1833, São José passasse de freguesia a vila (município) e, em 3 de maio de 1856, foi elevada à cidade.
Atualmente, São José possui mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos.
São José hoje é uma cidade com uma estrutura completa e onde a população encontra tudo o que precisa, especialmente nos bairros Kobrasol e Campinas, lugares que concentram, segundo dados da Prefeitura, grande parte das empresas e que geram o maior número de empregos.

ECONOMIA
A base de sustentação de São José está fundamentada no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. O município já se confirmou como um importante polo industrial, comercial e de prestação de serviços.
A cidade é rica também em cultura. Basta uma rápida passada pelo Centro Histórico para perceber que ainda existem muitos casarões antigos em pé e em bom estado. São José possui 20 monumentos tombados como patrimônios históricos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.