São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 15:24
Edição Abril | 2012
Ano XVIII - N° 191
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Viver melhor
KONKISTAS Marli Lucia Lisboa e Silvanira Lisboa Scheffler

Geral
 
Círio Vandresen aborda Educação e posição do PT nas eleições
“PT decide seu futuro para as eleições deste ano no dia 28 de abril”

Clique na imagem para ampliar.
Um dos principais líderes do Partido dos Trabalhadores em São José, o ex-secretário municipal de Educação, Círio Vandresen, deixou o cargo no último dia 09 de abril, pois estará engajado nos compromissos do partido para as eleições 2012. Em reunião que vai acontecer no dia 28, será decidido o rumo do PT no processo eleitoral deste ano.

Oi São José – O PT andava bastante dividido quanto às eleições deste ano, com a formação de duas correntes: uma apoiando a atual administração, e a outra, se opondo. Como está essa situação hoje dentro do Partido?
Círio Vandresen – O que aconteceu é que a maioria de 33 membros (27) do diretório municipal apoiou a ida ao governo, por entender que em Santa Catarina, o PT estava, de certa forma, isolado. E sozinho não se ganha uma eleição e também não se governa. Mas, hoje, concretamente continua existindo sim, duas vertentes de pensamento: uma defendendo a candidatura própria, e a outra, o apoio à candidatura a algum outro partido. A orientação nacional é para reunirmos forças e as condições necessárias para ganhar a eleição, disputando na cabeça de chapa. No entendimento do PT, onde não se tem essa condição, devemos apoiar os partidos da base aliada da presidente Dilma. E esse é o nosso entendimento aqui em São José. Mas, em reunião que vai acontecer no dia 28 de abril, decidiremos o que fazer: se apoiamos algum outro partido ou lançamos candidatura própria.

Oi SJ – Falando um pouco sobre Educação. Foram inaugurados dois novos CEIs (Centros de Educação Infantil) e mais nove estão em construção. Poderia nos falar um pouco sobre essas obras?
Círio – É importante lembrar que em 2011 nós inauguramos o Regina Bastos, no Loteamento Dona Clara, próximo ao Bairro Areias, abrindo 220 vagas. Inauguramos também, no início deste ano, uma unidade na Otto Júlio Malina, e outra, no Jardim Santiago, mais conhecido como Goiabal. E mais: estão em processo de construção mais doze unidades, além de alguns centros que receberam reformas de ampliação e troca de espaço físico, melhorando as condições humanas destes espaços. Ampliamos o número de vagas na Vila Formosa e também no Jardim das Palmeiras, no Morro do Avaí e, em parceria com a Igreja Assembleia de Deus, ampliamos também as vagas na unidade do Jardim Solemar. Além disso, aumentamos a parceria com a creche Vinde a Mim as Criancinhas. Então, com tudo isso, somamos, no total, 2.705 novas vagas. Mas, nós estamos planejando para maio ou junho, lançar mais cinco ou seis novas unidades, ultrapassando 3500 vagas. Se nós não tivéssemos trabalhado em nenhuma outra modalidade da Educação, em nenhum outro programa, só pela questão da Educação Infantil, já teria valido a pena ocupar esse espaço na Secretaria de Educação, porque estamos abrindo praticamente o mesmo número de vagas abertas em 28 anos.

Oi SJ – Então, numa análise geral, como você vê a Educação em São José atualmente?
Círio – A Educação sempre será um desafio em razão das novas demandas. Há pouco tempo atrás não se falava em Educação Integral, e hoje isso já é uma realidade em São José. Três unidades com 15 turmas já trabalham neste sistema. Então, nós precisamos continuar trabalhando nesse ritmo por mais uns três ou quatro anos, com a perspectiva de zerar a fila de espera e incorporar novas unidades escolares e turmas nesse processo, que é a Educação em tempo Integral (nove horas).

Oi SJ – Ainda falando sobre a Educação em São José, o que o Senhor considera como pontos fortes do setor e quais os pontos a serem melhorados?
Círio – A Educação Infantil tem sido um ponto muito forte, mas nós continuamos trabalhando na perspectiva da abertura de novas vagas, pois a fila de espera ainda é significativa. Ao mesmo tempo, temos também o desafio de levar a Educação Integral a todas as unidades escolares. Nós também demos um passo significativo na valorização dos profissionais da área, porém ainda é insuficiente, precisamos melhorar.

Oi SJ – E sobre a prestação de contas na Educação. Poderia nos falar sobre isso?
Círio – No ano passado, quando chegamos à Administração, tínhamos um orçamento, de certa forma, fictício, porque em maio ou junho, o prefeito precisou pedir aditivo orçamentário, mas que devido à relação com a Câmara, acabou ocorrendo só em dezembro. É ruim para a Secretaria e para o Município. Ainda no ano passado, nós participamos da elaboração orçamentária para 2012 e temos aí um orçamento bem mais trabalhado e mais equacionado, para atender às várias demandas da educação, como dois programas importantes que lançamos. Um deles é o São José Iluminada e Mais Segura, e o outro, é o monitoramento eletrônico, que deve ser concluído este mês e pode fazer de São José o único município do Brasil com monitoramento em todas as unidades escolares, que é muito importante para diminuir a delinquência e o vandalismo. Na questão orçamentária, vamos trabalhar também na modalidade de pregão eletrônico, em que qualquer empresa do Brasil pode participar, gerando mais transparência. Nosso objetivo é esse: trabalhar com transparência para investir bem os recursos públicos na Educação de São José.

Oi SJ – Agora, voltando à política: o que tem mais chances de acontecer nessa reunião do dia 28, o PT lançar o seu candidato ou o Senhor sair como vice de Djalma Berger?
Círio – Nós defendemos a tese do apoio ao PMDB, que é uma orientação nacional. As duas teses têm força, mas achamos que a nossa tese tem a maioria. Porém, na política, assim como futebol, não existe o já ganhou. As duas teses têm força e eco dentro do Partido. Acredito que quem for vitorioso nesse processo deve conciliar com quem foi derrotado e vice-versa. Esse é o processo normal, natural e democrático dentro do Partido, e dessa vez não vai ser diferente.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.