São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 18:22
Edição Agosto | 2009
Ano XV - N° 159
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Casa da Cultura recebe Mostra Coletiva dos Artistas Plásticos
Empreendedorismo
Defendendo a USJ

Educação & Cultura
 
Relembrando coisas boas...
A primeira Universidade Municipal, Pública e Gratuita do Brasil – USJ
A USJ surgiu para incentivar e incrementar a educação de Jovens e Adultos em São José, promessa de campanha do então Prefeito Fernando Elias, que na época, como Secretário de Educação do município, era Conselheiro Estadual de Educação. Ele se vislumbrou pelo trabalho feito na educação de jovens e adultos formando mais de 40 mil pessoas na época. Como Prefeito criou a USJ e a Fundação Educacional para que pudesse manter financeiramente a Universidade. No primeiro ano de administração, deu início e concretizou o projeto.
Inicialmente, com muita dificuldade, saberia que precisaria investir bem mais que 25%, recurso destinado à educação, mas planejou um prazo de dois anos para que a Universidade se tornasse sustentável e à Fundação caberia a incumbência de buscar recurso no mercado através do ensino à distância para toda Santa Catarina, bem como a receita, viria a realização de cursos de mestrados e doutorados que não seriam gratuitos, e sim, visando lucro para o centro acadêmico, pois a Universidade estava criada junto ao MEC. Para que a idéia pudesse ser viabilizada, Fernando Elias solicitou ao governador do Estado que a vaga de Conselheiro de Educação fosse passada para o primeiro reitor e presidente, Telmo Vieira. Este projeto motivou muita gente a fazer ensino fundamental e médio para então cursar uma Universidade. A Fundação Educacional de São José passou a coordenar a criação do USJ, que pretendia ser um centro universitário de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, além de oferecer cursos de graduação na área de ciências humanas, de ciências sociais e de ciências exatas.
Em 26 de abril de 2005, o então Prefeito Fernando Elias assina a Lei Municipal nº 4.279 e é criado a USJ. A sede própria da USJ é construída na Avenida Beira Mar de São José, junto ao futuro Colégio de Aplicação, visando disponibilizar ao aluno uma infra-estrutura adequada para uma boa formação, com a disponibilização no horário noturno, amplas salas de aula, modernos laboratórios e anfiteatro para 1000 pessoas.
Credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação, em 12 de julho de 2005, a USJ recebeu autorização para oferecer os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia e já no seu quinto concurso vestibular, apresentou o novo curso de "Ciências da Religião", passando a oferecer, já em 2008, quatro cursos de graduação.
A Universidade tem por objetivo graduar 70% dos alunos da Rede Pública e 30% das demais. A Fundação é órgão competente para obter receitas para a Universidade, a Prefeitura não gastaria mais do que gastou nos primeiros anos. O sonho estava concretizado. Agora falta gestão à Fundação para se tornar auto-suficiente o ensino superior, valeu o trabalho.
De acordo com a população, o que falta hoje é vontade de investir no crescimento das pessoas.
A Universidade Municipal, Pública e Gratuita - USJ foi criado para realizar sonhos das famílias, melhorar a vida das pessoas, dando dignidade e privilegiando o município.
A população atualmente encontra-se preocupada e inconformada com a hipótese de mudanças em um PROJETO INOVADOR, que valorizou e serviu de exemplo para o Brasil.
GMARTINS

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.