São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 02:24
Edição Agosto | 2009
Ano XV - N° 159
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Funcionário da Prefeitura viaja ao exterior para concretizar Programa Empreender
Nova TV Câmara volta a funcionar a todo vapor
Fórum de Educação Ambiental recebe representante da Aemflo/CDL - SJ
Odílio assume vice-presidência da Facisc
Partido Verde de São José inaugura sede
Quase R$ 2 milhões são movimentados em feira náutica
Festa na Capela São João Batista

Geral
 
Comenda Roberto Kel é entregue a maestros
Autoridades e maestros foram condecorados.

Clique na imagem para ampliar.
No último dia 18 de agosto, no teatro do Centro Multiuso de São José, a música clássica e erudita foi celebrada na entrega da Comenda do Mérito da Música Catarinense Roberto Kel. A iniciativa da Câmara Municipal e da Orquestra Barriga Verde condecorou maestros e colaboradores da Orquestra. Entre eles estão os que auxiliaram a Orquestra, fundada há dois anos: o presidente da Câmara, Amauri Valdemar da Silva, o vereador Marcos Canetta (PR) e o superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Adriano de Brito (PR).
Uma das homenageadas, a maestrina Rute Ferreira Gleber, diz que se sente honrada e que a comenda leva o nome de um grande músico catarinense. “Todos nós que fomos agraciados levaremos a grande responsabilidade de continuar o trabalho pela música”, relata.
O também homenageado, maestro Eliel da Silveira, se refere ao evento como uma grande festa para a Orquestra Sinfônica Barriga Verde. “Hoje homenageamos pessoas que colaboram com o projeto da música clássica e erudita. Agora queremos avançar a passos largos no projeto da Orquestra Escola”, comenta.

Prestígio
Amauri, presidente da Câmara observa que o evento prestigia nomes da música catarinense que levam consigo esses ideais. “Vamos celebrar a música e a caminhada da Orquestra Barriga Verde. Seu maestro e seus músicos não medem esforços para praticar e difundir a música clássica e erudita”, acrescenta.
A composição do Hino da Câmara Municipal de São José foi entregue pela Orquestra Sinfônica Barriga Verde. Na sequência, clássicos da música como Franz Vonn Suppé, Giusepe Verdi, Bethoven, George Bizzet, O Messisas, Ernest Gold e Johann Strauss.

Roberto Kel
Nascido em Imbituba (SC), em 1921, foi militar e durante sua regência se destacou compondo diversas canções. Chegou ao posto de Tenente Coronel PM Músico, o mais alto grau hierárquico dentro da corporação na qualificação de maestro músico. Gravou dois discos com a Banda Sinfônica da PM de Santa Catarina.

Condecorados
Foram homenageados: a Família de Roberto Kel, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello, o prefeito de São José, Djalma Berger, o presidente da Câmara de Vereadores, Amauri Valdemar da Silva, o vereador e superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Adriano de Britto, o vereador Marcos Canetta, o secretário de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Gilmar Knaesel, e os empresários Antônio Hillesheim e Mário Petrelli. Além dos maestros: Daniel Agenor da Silveira, Valmir Fernandes, Osmildo Delvan, Luis Fernando, Cristovão Francisco Bettoni, Rute Ferreira Gleber, Carlos Lucas Besen, Geovane Cascaes Pacheco, Almir José da Silva e Eliel da Silveira.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.