São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 17:27
Edição Agosto | 2009
Ano XV - N° 159
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Município em estado de emergência
Profissionais da Educação são capacitados para combater a H1N1
Governador e secretários avaliam evolução da Gripe A no Estado

Saúde
 
Cartilha e comissão visam prevenir gripe A
Trabalhos já iniciaram e não há data para finalizá-los.

Clique na imagem para ampliar.
O prefeito de São José, Djalma Berger, assinou um decreto instituindo a criação da Comissão para Controle e Manuseio de Casos Suspeitos de Doença Respiratória Aguda Grave (Drag) e cartilha de Orientação sobre Ações de Vigilância para prevenção ao vírus H1N1.
Os trabalhos já iniciaram e não possuem prazo para serem finalizados já que, segundo o prefeito, é uma situação mundial de medo com relação à instalação da pandemia.
“Em uma cidade como São José, onde há 1.600 habitantes por quilometro quadrado, é necessário um serviço de acompanhamento constante do vírus para evitar sua proliferação. Vivemos em uma cidade densamente povoada e ainda há muitos eventos em que as pessoas se confinam em determinados ambientes, onde a proliferação do vírus se torna extremamente preocupante”, relata.

Casos
Sônia Provin, secretária de Saúde do município, informa que em São José não há mais casos da gripe A, de acordo com os boletins diários enviados através da vigilância epidemiológica.
Coordenada pela enfermeira e secretária adjunta da Saúde, Malu Yara Mendonça, a comissão é formada por 16 profissionais da área da saúde, vigilância sanitária e epidemiológica e comunicação.

Assinatura
A assinatura do documento que cria a Comissão para Controle e Manuseio de Casos Suspeitos de Doença Respiratória Aguda Grave (Drag) e cartilha de Orientação sobre Ações de Vigilância foi realizada no Theatro Adolpho Mello, no dia 4 de agosto, e participaram da ocasião a diretora da vigilância epidemiológica Alessandra Arruda, a vereadora Mari Vieira, o prefeito Djalma Berger, a secretária da Saúde, Sônia Provin, e a secretária adjunta da Saúde, Malu Yara Mendonça. Representado a Câmara de Vereadores de São José, a vereadora Mari Vieira, elogiou a criação do documento que foi assinado para concepção da comissão de acompanhamento da doença.

Suspeitos
Para os casos é indicado:
- Quarentena domiciliar voluntária: se você é caso suspeito ou confirmado da Influenza A deverá ao máximo evitar saídas. Adultos até sete dias após o início dos sintomas e crianças menores de 12 anos até 14 dias;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, boca e nariz;
- Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Nesse período limite-se ao ambiente de trabalho e evite locais públicos, aglomerações e ambientes fechados.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.